terça-feira, 30 de abril de 2013

Eliane Simões participa de Fórum Estadual sobre Mulheres



Mesmo sem equipe e trabalhando por amor a causa, a chefe da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, Eliane Simões, vem implementando uma série de ações no órgão recém-criado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB). 

Nesta terça-feira, dia 30, a ex-presidente da AESGA, participa do 1º Encontro do Fórum Estadual de Organismos Governamentais de Políticas Públicas para as Mulheres do Semiárido Pernambucano. A realização é do Governo do Estado e acontece das 9 às 18h, no Hotel Jangadeiro, em Recife. Esta será a primeira agenda oficial da Coordenadoria.

“Receberemos informações sobre as ações que podem ser desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado no atendimento às mulheres da zona rural. Com a seca, muitas dessas mulheres, que são provedoras dos lares passam por dificuldade. A intenção do Prefeito Izaías Régis é que nós possamos chegar até essas mulheres com ações que possam minimizar essas dificuldades”, explica Eliane, que em parceria com a Câmara de Vereadores de Garanhuns, planeja a realização de uma Audiência Pública para discutir assuntos relacionados às mulheres garanhuenses.

Antes, Simões irá visitar autoridades e personalidades locais do sexo feminino, os distritos, as associações comunitárias e as comunidades quilombolas, difundindo o trabalho da Coordenadoria e mobilizando para a Audiência Pública, que ainda não tem data definida. 

PREFEITURAS ESQUECEM A SECA: Dos 437 projetos enviados ao Governo do Estado, apenas 22 são para Abastecimento d´Água



Essa foi destaque no Blog do Magno:

“O discurso político e a prática nem sempre andam de mãos dadas quando a pauta é a seca nossa de cada dia. Embora 127 municípios pernambucanos estejam em estado de emergência por conta da estiagem, só há 22 projetos em análise pela Secretaria de Planejamento do Estado para realizar abastecimento de água nos municípios através do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal. 

As 184 cidades pernambucanas terão direito a R$ 228 milhões, mas os 22 projetos representam apenas um pequeno recorte dos 437 enviados pelas prefeituras após o governador Eduardo Campos (PSB) criar o fundo, em fevereiro passado. A Prefeitura de Iati é destaque nesse assunto e vai investir todo o recurso destinado ao Município em obras de captação e distribuição d´água.

O fundo foi criado para movimentar a economia, incentivar os investimentos dos municípios e, como pano de fundo, servir de plataforma política para a eventual campanha presidencial do governador pernambucano. Mas em um cenário de estiagem como este, poucos municípios decidiram usar os recursos para realizar obras de abastecimento. Os prefeitos, no tocante ao combate à seca, ficam mais como espectadores, aguardando grandes obras dos governos federal e estadual.

Cada cidade pernambucana terá direito de receber o valor médio equivalente a uma parcela do Fundo de Participação Municipal (FPM) paga pelo Governo Federal no ano passado. Mas a prioridade das prefeituras passou longe de criar medidas que possam aliviar a seca das cidades. Cerca de 70% dos prefeitos solicitaram para seus municípios obras de pedra e cal, como calçamentos de ruas.

De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco(AMUPE), José Patriota (PSB), a maioria dos prefeitos optou por investir em calçamento porque a população do campo está migrando para os centros urbanos dos municípios por falta de água e muita gente, nesse momento, precisa de emprego. “No último dia 20, a parcela do FPM caiu 48%. Estamos com as mãos atadas. [...] Também tem outro aspecto. O calçamento de ruas é uma questão de saúde. Quando não chove, tem poeira nas casas. Quando chove é lama”, explicou.

Para o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, os municípios são pouco criativos e passivos em relação à seca. Segundo ele, os prefeitos poderiam ter feito projetos para usar parte dos recursos para aliviar o drama da estiagem em 2014, já que a previsão de chuvas para este ano não é alta. “É lamentável que apenas 22 projetos tratem do assunto. É um disparate, porque os municípios têm que se precaver”, declarou Suassuna”.
(Na imagem o Perfeito de Iati, Padre Jorge. Iati vai investir todo o recurso do Fundo Estadual em obras de captação e abastecimento d´água).

Concursos Jovem Senador e Parlamento Jovem estimulam a cidadania entre estudantes do País



Jovens pernambucanos com boas propostas para ajudar o País e aprimorar a democracia estão convidados pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados a conhecerem melhor o funcionamento do Poder Legislativo através dos Programas Senado Jovem Brasileiro e Parlamento Jovem.

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) - O concurso é direcionado aos alunos do 2º e 3º anos de escolas públicas e particulares, que possuam idade entre 16 e 22 anos, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. O objetivo é possibilitar a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, na qual os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens durante cinco dias de legislatura.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de junho. Para saber mais sobre procedimentos e regras de inscrição, o estudante deve acessar o roteiro de preparação do PJB 2013: www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/roteiro-de-preparacao-pjb-2013. Os interessados também podem curtir a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no Facebook: www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Programa Senado Jovem Brasileiro - Engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Para participar da edição de 2013, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos senadores da República. Para mais informações, consulte o site do concurso: www12.senado.gov.br/jovemsenador.

Aqui em Garanhuns, alguns jovens já participaram ou ainda participam desses Programas. Destaque para o jovem Jonathan Juvêncio (foto), que estuda na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra e apresenta-se como Deputado, em seu perfil no fecebook, num grande exemplo de cidadania.

Alunos da AESGA são aprovados em Programa e vão estudar no Reino Unido



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) comemora mais um destaque dos alunos da Instituição. Recentemente foi divulgado o resultado do Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal. 

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação, no apoio a estudantes e pesquisadores brasileiros que querem viver um período em outro país e estudar em universidades internacionais conceituadas.

Os alunos do curso de Engenharia Civil da AESGA, José Fiuza Benevides Neto e Larissa Souza Siqueira foram aprovados e contemplados com bolsa de estudos para estudar no Reino Unido (foto).

Para a coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Suianne Melo, o fato é um marco na história da Autarquia. "É um fato inédito para Instituição. São dois alunos muito esforçados, que enfrentam grandes dificuldades, são de fora, sem família residente em Garanhuns. Ser contemplados por esse Programa é mais do que uma conquista, é um êxito!", destacou.

A presidenta da Autarquia também comemora. “Satisfação é a palavra que mais define esse momento, pois isso é exemplo palpável de um esforço em conjunto. É o reconhecimento da capacidade do aluno, e também da equipe AESGA, coordenação, professores e colegas de sala, todos tem sua participação e graus de importância, é um reflexo global”, afirmou Giane Lira.

Para Lula, Eduardo não retira mais Candidatura a Presidente


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já considera difícil de ser revertido o lançamento da candidatura do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto em 2014. Em conversas com aliados, o líder do PT avaliou que o Eduardo aumentou ainda mais o tom das críticas ao Governo Federal na propaganda partidária da sigla, que foi ao ar na noite da última quinta-feira, o que o afasta ainda mais do projeto de reeleição de Dilma Rousseff em 2014.

Nos últimos dias, interlocutores de Eduardo Campos informaram ao líder do PT que o governador gostaria de se reunir com ele em maio, em São Paulo, para discutir o cenário eleitoral de 2014. Lula, no entanto, ainda considera cedo para ter essa conversa. Na avaliação dele, ela deve ocorrer apenas no segundo semestre, quando o cenário eleitoral estiver mais definido. Na opinião do petista, no cenário atual, seria muito arriscado para o socialista entrar numa disputa eleitoral, já que não haveria espaço na esquerda para mais uma candidatura presidencial.

Para viabilizar uma candidatura, Lula avalia que Eduardo terá de se aproximar da direita e, assim, abrir mão de bandeiras eleitorais do atual Governo Federal, como o combate à miséria e a ascensão à classe média. Campos disse em março à presidente Dilma Rousseff que o PSB decidirá pela candidatura própria apenas em 2014 e que, até lá, continuará na base aliada. (De O Estado de São Paulo)