segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sivaldo denuncia “manobra” na Secretaria de Agricultura

O vereador Sivaldo Albino (PPS) continua seu patrulhamento ao Governo Izaías Régis (PTB). Depois de descobrir a concessão de gratificações de até 100% para alguns cargos comissionados e de denunciar a nomeação de servidores para funções de chefia em Órgãos extintos pelo Governo Municipal, o Parlamentar que integra a Bancada de Oposição na Câmara – composta apenas por ele -, agora traz nova denúncia a cerca de atos do Governo de Garanhuns.

De acordo com Albino, que inclusive apresenta documento que comprova a sua denuncia, o secretário de Agricultura, Epaminondas Borges, se apresentou como titular da Pasta durante período em que legalmente o comando da Secretaria estava com outra Servidora Municipal. A Portaria nº 759/2013, assinada em 2 de julho deste ano, revela que no período de 1º de julho a 30 de setembro (hoje), a secretaria de Agricultura estava sob a responsabilidade da Diretora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.   

Ainda de acordo com Sivaldo, o professor Epaminondas Borges se apresentou como secretário durante entrevistas e em reuniões junto aos vereadores por ocasião da ação de retirada dos ambulantes do centro da Cidade. “Sinceramente o que não entendemos é que diante de tanta falta de transparência por parte do Governo Izaías Regis, ele ainda insiste em dizer que esse Vereador cria factoides”, declara Sivaldo, num trecho do material enviado a todos os órgãos de Imprensa de Garanhuns no inicio desta tarde.   

Confira na íntegra o material distribuído pelo Vereador a todos os profissionais de Imprensa de Garanhuns:


“Secretário de Agricultura participou de reuniões e audiências sem está no comando da Pasta

Por diversas vezes como Secretário de Agricultura do Governo Izaías Regis, o Professor Epaminondas Borges concedeu entrevistas a diversos órgãos e participou de reuniões. É bom lembrar que durante todas aquelas discussões que envolveram os ambulantes de nossa cidade ele sempre esteve a frente como titular da citada secretaria, mas na verdade o mesmo não estava respondendo pela mesma, pois de acordo com a Portaria nº 759/2013-GP a secretária é uma mulher desde de 1º de julho até 30 de setembro. 

O que não entendemos o qual motivo dessa manobra?.

Porque o ato na época foi secreto?.

Dá pra confiar num Governo que não é transparente até nesses casos?.

Porque mesmo afastado o Secretário continuou representando a secretária nos atos?.

Sinceramente o que não entendemos é que diante de tanta falta de transparência por parte do Governo Izaías Regis, ele ainda insiste em dizer que esse Vereador cria factoides. 

Prefeito contra fatos não há argumentos!.”

O Blog está a disposição do Governo Municipal para publicar a sua versão sobre o fato denunciado pelo Vereador Sivaldo Albino. 

ÁGUAS BELAS - Genivaldo discute Orçamento Participativo e apresenta PPA

O Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT) promove nesta quarta-feira, dia 2, o lançamento do Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2014 a 2017. O Evento é parte integrante da ação ÁGUAS BELAS PARTICIPA, que norteia a confecção do Orçamento Participativo do Município e acontece a partir das 9h na sede Rotary Club.

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto na Constituição Federal. O PPA estabele diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do Governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. “Trata-se de um mecanismo legal, uma ferramenta que é aprovada por Lei Quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte”, complementa o Prefeito Genivaldo.

O Encontro que será realizado no Rotary foi precedido por visitas às comunidades do Município, quando o Governo ouviu as solicitações da população que resultaram na formatação do PPA. “Estivemos, por exemplo, juntamente com os Secretários Municipais e Vereadores, nas comunidades do Garcia, Curral Novo, Tanquinhos e Campo Grande, onde discutimos com a população as ações que integrariam o PPA do Município”, pontua Genivaldo, que reforça: “além de cumprirmos as determinações legais, queremos através do Plano Plurianual e do Orçamento Participativo garantir mais transparências nas ações do Governo águas-belense, sempre com o compromisso de fazer melhor por nossa Cidade”,  finalizou Genivaldo Menezes.

300 vagas em Cursos Profissionalizantes Gratuitos. Confira e agarre a sua.

Estão abertas as inscrições para 10 cursos profissionalizantes do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Garanhuns.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo Municipal, na avenida Caruaru, s/nº, bairro Heliópolis, de 8 as 12h e das 14 as 17h, a partir desta terça-feira, dia 1º de outubro. As inscrições seguem até a sexta-feira, dia 4 e as aulas devem começar na segunda-feira, dia 7.

Para o ato de inscrição, é exigida xerox do Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e comprovante de escolaridade – ficha 18, ficha 19 ou declaração de que está cursando. É obrigatório, ainda, que o usuário esteja devidamente cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou território mais próximo.

Ao todo, cada um dos cursos contempla 30 vagas, sendo eles: agente de alimentação escolar, jardineiro, produtor de queijo, produtor de licores, agricultor orgânico, preparador de doces e conservas, recreador, operador de máquinas e implementos agrícolas, viveristas de plantas e flores, e monitor de recreação. As cargas horárias das aulas variam entre 160 e 200h. A iniciativa tem parceria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Garanhuns (UAG/UFRPE).

Clique em Mais informações e confira a escolaridade mínima para cada um dos cursos:

Abertura do Outubro Rosa acontece nesta terça em Garanhuns

Começa nesta terça-feira, dia 1º, a programação do Movimento Outubro Rosa que será realizada pela V Gerência Regional de Saúde (GERES). No total 21 municípios devem participar da ação. O Movimento Outubro Rosa tem por objetivo incentivar a conscientização da população para a necessidade da prevenção, principalmente, do câncer de mama e o de colo do útero.

O Dia D será realizado em cada cidade que integra a V Geres. Assim como nas campanhas de vacinação, o dia é destinado a atividades com a participação de entidades e da população. Serão realizadas atividades de conscientização e distribuição de panfletos. De acordo com a gestora da V Geres, Ricarda Samara, o movimento deve contar com a participação de milhares de Pessoas. "Estaremos fazendo do Outubro Rosa um trabalho missionário pela saúde das pessoas, principalmente as mulheres", afirma. (Com informações do G1)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA D. Clique em Mais Informações. 

Izaías nega, mas nos bastidores apoio a Romário é dado como certo

E crescem, a cada dia, as especulações de que o Prefeito Izaías Régis (PTB) e todo o grupo governista em Garanhuns sairão às ruas para pedir votos para o ex-vereador do Recife, ex-presidente da Assembleia Legislativa e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Romário Dias.

Com uma mensagem clara de apoio ao desejo do Partido de construir um projeto de desenvolvimento para o Estado, Romário se filiou ao PTB no último dia 24. Todavia, nos bastidores a informação é que a adesão de Dias aos trabalhistas foi articulada e nesse contexto, Garanhuns e o Agreste Meridional foram decisivos. Comenta-se nas rodas políticas que mesmo a contragosto do Prefeito de Garanhuns, que desejava lançar um nome da cidade - talvez o do vereador Audálio Ramos (PSDC) -, Romário, será o seu candidato a deputado Estadual sob as bênçãos do cacique maior do PTB no Estado, o senador Armando Monteiro.

Apesar de ter negado a possibilidade de vir a apoiar Romário Dias durante entrevista na Marano FM, creditando a notícia veiculada neste Blog como “uma invenção”, o fato de Izaías ter prestigiado o ato de filiação de Romário, a sua descontração nas fotos e nas conversas informais com o novo aliado, assim como as palavras do ex-deputado durante o seu discurso ampliam as especulações. “Vim para somar. Eu e Izaías (Régis), que é o prefeito de Garanhuns, um bom prefeito, vamos trabalhar para montar esse projeto no Agreste, onde você, Armando, já é forte, mas ninguém nunca quer deixar de ser forte e vai continuar forte”, registrou Romário, em seu discurso, dirigindo-se ao senador Armando Monteiro.

Informações extraoficiais dão conta que alguns emissários de Régis, entre eles o ex-vereador Ary Júnior e o sindicalista Méwiton Araújo, já costuram adesões pró-Romário na Região. O nome do Deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB) também vem sendo trabalhado. Uma fonte ligada ao Palácio Celso Galvão creditou a filiação do ex-prefeito de Capoeiras, o empresário José Claudino de Souza, o Dudu, a este trabalho. Representantes de Izaías também foram vistos em Jupi, Iati e Águas Belas. A expectativa é que com a definição dos nomes, o trabalho de cooptação de lideranças na Região deva ser ampliado. 

Dom Moura contará com Novos Médicos

O diretor interino do Hospital Regional Dom Moura, Luís Melo revelou, recentemente, que aquela Unidade de Saúde receberá novos profissionais médicos. É que essa é uma das principais deficiências no Hospital, já que nos últimos dias a falta desses profissionais, sobretudo durante os plantões nos finais de semana foram registradas.

De acordo com o Diretor, foi feito um pedido a Secretaria de Saúde do Estado pela convocação de mais cinco clínicos para os plantões do HRDM. "Temos alguns plantões com falta de médicos, e em alguns casos também, médicos que estão faltando por motivos pessoais. Precisamos completar nosso quadro. No último concurso, fomos uma das unidades mais prestigiadas com a chegada de médicos, mas diante da demanda do nosso Hospital, precisamos de mais profissionais", revela o Diretor.

Apesar da deficiência no setor médico, a UTI do Hospital Dom Moura está atendendo às necessidades e funcionando sem problemas. "Hoje temos um percentual de 80% a 100% de ocupação dos dez leitos, e com alto índice de reversão das enfermidades", informou o Diretor Médico do Hospital, Dr. Elenílson Liberato.

Uma notícia que foi comemorada por toda a equipe foi a alta médica do paciente que ensejou o mal entendido entre a equipe médica e o Bispo de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães. "O episódio está superado. Estaremos fazendo uma visita ao Bispo, e inclusive vamos convidá-lo a participar de nossa capacitação junto á Pastoral da Pessoa Idosa, que estará fazendo um trabalho de visitas no Hospital em uma parceria que visa proporcionar um ambiente melhor para nossos internos, principalmente as pessoas dosas", informou Luís Melo.

Ministério Público ajuíza ação para fornecimento de Medicamento específico para Pacientes

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com uma ação civil pública em defesa do direito individual indisponível à vida e à saúde em prol de dois pacientes que precisam do medicamento Cinacalcete (mimpara 30 mg) e de todos os pacientes residentes de São Bento do Una que possuam a mesma prescrição médica. A iniciativa é do promotor de Justiça Domingos Sávio.

De acordo com o relato presente na ação, os pacientes Josilene Soares da Silva e Natalício da Silva procuraram a Promotoria de Justiça de São Bento do Una, após a negativa da Farmácia do Estado em Garanhuns para fornecer o referido medicamento, prescrito pelo médico do tratamento em que se encontram. Foram informados de que em nenhuma unidade da Farmácia do Estado dispunha do Cinacalcete (mimpara 30 mg).

Diante da situação em questão e reconhecendo o direito constitucional, o MPPE requer a concessão da antecipação da tutela determinando que o estado de Pernambuco e o município de São Bento do Una, solidariamente, forneçam o medicamento, em dez dias, para que sem delongas os pacientes possam fazer uso do medicamento, uma vez que a demora pode acarretar em consequência totalmente irreversível e irreparável aos pacientes, que se encontram realizando tratamento de hemodiálise em Garanhuns.

Para conhecimento – Como descreve o portal da saúde do Ministério da Saúde, o Cinacalcete é a substância ativa do medicamento com o nome comercial citado. O cinacalcete é um agente calcimimético que baixa diretamente os níveis de PTH (hormônio paratireoidano), aumentando a sensibilidade dos receptores da paratiróide sensíveis ao cálcio. A redução da PTH acompanha-se de diminuição dos níveis séricos de cálcio. Sua forma de apresentação é em comprimido de 30, 60 e 90mg.

O medicamento é utilizado para tratamento do hiperparatiroidismo secundário em doentes com insuficiência renal, em diálise; e pode ser útil na redução da hipercalcemia em doentes com carcinoma da paratiróide ou hiperparatiroidismo primário em que não possam ser removidas as glândulas paratiróides, ou quando o médico não considere adequada a remoção das glândulas paratiróides.

domingo, 29 de setembro de 2013

Santa Cruz derrota Brasiliense e assegura vaga no mata-mata da Série C

O primeiro passo foi atingido. O Santa Cruz, mesmo cheio de desfalques, jogou bem e venceu o Brasiliense, dentro do Arruda, por 2 x 0. O zagueiro Renan Fonseca e o lateral-direito Oziel foram os autores dos gols. A vitória representa muito mais do que os três pontos para a Cobra Coral. Simbolizam a passagem do time pernambucano para a segunda fase da Série C. O Tricolor, com o resultado, é o primeiro classificado do grupo A, com uma rodada de antecedência. Agora, só faltam duas etapas para o sonho de retornar à segunda divisão nacional. Nunca esteve tão perto.

O Santa Cruz começou o jogo muito aceso. Motivado pela chance de cse classificar e pela presença forte dos torcedores, o time tricolor iniciou o duelo a mil por hora. Faltou um pouco de organização (até pela quantidade de desfalques), mas sobrou disposição. Até por conta disso, conseguiu exercer a tradicional pressão dos mandantes nos primeiros 15, 20 minutos de jogo. As chances de gol nem foram tão numerosas, mas o volume e a predominância territorial foram enormes.
Tanto que o placar foi aberto logo aos 15 minutos. Antes do gol, foram várias bolas alçadas na área. Uma delas haveria de dar certo - e deu. Luciano Sorriso cobrou escanteio com categoria. O zagueiro Renan Fonseca subiu mais do que todo mundo e cabeceou com forçara para o gol. Um a zero: festa da torcida coral. O primeiro susto aconteceu logo em seguida. Aos 17, falta na intermediária para o Brasiliense. O desvio de cabeça no meio da área quase surpreende Tiago Cardoso. A bola, no entanto, passou ao lado do gol. Bem perto.

O Jacaré precisava sair para o jogo. Por conta disso, adiantou um pouco a marcação e conseguiu mostrar alguma evolução. Se não conseguiu ser realmente perigoso, ao menos teve mais posse de bola e arriscou algumas jogadas ofensivas. A maioria delas por meio de bola aérea. A única bola com real potencial de virar gol aconteceu no final do primeiro tempo: aos 43. Depois de escanteio, Tiago Cardoso saiu mal e quase levou o gol. Oziel, ao lado da trave, evitou o pior.
O Santa Cruz voltou com uma mudança para o segundo tempo: Natan sentiu uma lesão e teve de ser substituído. Renatinho foi o escolhido para substituí-lo. O Brasiliense também mexeu: saiu Gleidson, amarelado, e entrou Peninha. O futebol dos dois não mudou muito, porém. O Tricolor começou melhor. Nos cinco primeiros minutos, chegou com mais força do que o adversário. A melhor delas foi aos cinco.
Éverton Heleno, depois de escanteio, disputou no alto e ganhou no chão. Tentou o chute de primeira, mas a bola passou por cima do gol do Brasiliense.Até os 20, o Santa Cruz - sem chegar com muito perigo- foi melhor. A partir daí, o Brasiliense melhorou um pouco - mais na base da necessidade do que da qualidade. O técnico Roberto Fonseca mexeu mais duas vezes, o que acabou sendo decisivo depois: colocou Laécio e Luquinhas, estourando seu limite de substituições.

Aos 30, o zagueiro do Brasiliense sentiu e não pôde continuar. O Santa Cruz ficou com um a mais e passou a administrar inteligentemente o resultado. Mas aí o atacante Siloé fez bobagem: deixou o braço no rosto de Baiano e acabou expulso aos 36. Não foi um problema tão grande porque logo depois o árbitro mandou para fora o lateral-esquerdo Jorge Henrique para fora do campo por falta em Caça-Rato.

O Brasiliense pareceu entregar os pontos. O Santa Cruz, não. Aos 41, grande oportunidade. Panda recebeu dentro da área, carregou e soltou o pé. A bola bateu no travessão e desceu. Aos 45, Renatinho também desperdiçou chance de matar o jogo de vez. Recebeu sozinho de frente para o goleiro Welder e bateu. Mal. Em cima do arqueiro. Aos 47, no entanto, o lateral-direito Oziel não perdoou. Recebeu dentro da área e bateu cruzado. Sem chance para Welder: Dois a zero. Festa e comemoração para a Cobra Coral. (Blog do Torcedor)
Ficha do Jogo

Mototaxista é assassinado próximo do Hospital Infantil

O 30º homicídio do ano de 2013 na cidade de Garanhuns foi registrado na noite deste sábado, dia 28. O moto-taxista, Renato Emanuel Barros Barbosa, 34 anos, foi a vítima.

Renato foi alvejado por disparos de arma de fogo que o atingiram na região do abdome. De acordo com informações do 9º BPM, a equipe policial foi acionada para verificar um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta na Rua Capitão João Leite, bairro Boa Vista, nas imediações do Hospital Infantil Palmira Sales.

Ao chegar ao local o efetivo policial constatou que se tratava de um homicídio. Após o levantamento cadavérico o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. A autoria do crime até o presente é desconhecida. (Com informações e imagens do Agreste Violento – www.agresteviolento.com.br ).

Para ver as imagens desse homicídio, que são fortes e foram registradas pela equipe do Agreste Violento, clique em Mais Informações.

Tigre é Campeão da Liga Nordeste

Essa é destaque no site Futsal do Brasil:

“O Tigre Futsal Garanhuns entrou para a história do Futsal Pernambucano como a primeira equipe campeã da liga Nordeste de Futsal. 

O Tigre conquistou o título da Liga Nordeste neste sábado (28/9), levando a melhor no duelo contra o LEM Vento em Popa/Janjar (BA). O confronto precisou de prorrogação para ser definido, quando os pernambucanos foram melhores e conseguiram o triunfo por 5 a 3 no placar geral (2 a 2 no tempo normal). 

Além da taça, o Tigre também conquistou a vaga na Superliga, que será realizada em dezembro, na cidade de Aracaju (SE).

Com o tempo normal empatado em 2 a 2, a final da Liga Nordeste precisou de prorrogação para ser decidida. E o Tigre surpreendeu logo no primeiro minuto. Aquino recebeu passe na entrada da área e chutou forte, no cantinho, sem chances de defesa para Lavoisier. 

O ânimo da equipe pernambucana aumentou, assim como a vantagem na prorrogação. No minuto seguinte, foi a vez de Hugo marcar para o Tigre, ampliando a vantagem.

A reação do Vento em Popa vem com o segundo tempo. Com 30 segundos, Assis acerta o chute com precisão e diminui a vantagem dos baianos. Aberto em busca do empate, o Vento em Popa acaba sendo castigado pela opção de se lançar ao ataque. No erro de passes com o goleiro-linha, o gol fica aberto para Zanatha marcar mais um e selar o título do Tigre”.

Armando revela que não lembra quando conversou com Eduardo pela última vez

Essa foi destaque na Coluna Pinga-Fogo do JC de 27/09/2013:

“É pura coincidência - O grito de alforria do PTB ainda não foi dado, mas a distancia entre Armando Monteiro e Eduardo Campos está cada vez maior. Aos poucos, o senador vai construindo o seu caminho para deixar a base de apoio do Palácio do Campo das Princesas. Ontem, Armando revelou que não lembra quando conversou com Eduardo pela última vez. Aliás, o clima entre os dois não está nada amigável desde que o senador decidiu disputar o governo em 2014, sem o aval de Eduardo.

O PSB tem entrado com tudo nas bases do PTB para cooptar os aliados de Armando. Não foi à toa que ontem o senador, sempre contido, encerrou o discurso, para mais de 500 pessoas, na reunião do Gere, com um desabafo. Para surpresa de deputados, prefeitos e vereadores presentes, deu um papo reto para o PSB: reivindicou liberdade para se expressar sem patrulhamento. Isso porque a reação do Palácio às declarações de Armando dos últimos dias foi dura: pressão intensa para minar o palanque que o senador tenta construir.

O PSB não gostou quando Armando disse que o Estado não é o paraíso que o Palácio canta em prosa e verso por aí. Para se ter uma ideia da tática de guerrilha do governo, um exemplo é o caso do prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre. Ele virou o novo queridinho por apoiar o projeto de Armando. Eduardo foi lá anunciar a reforma do mercado público e o PSB arquivou denúncias apresentadas contra ele no TRE. Ah, mas tudo isso deve ser apenas coincidência”.

Qualificados pela Prefeitura, novos pedreiros são inseridos no Mercado de Trabalho


“Vencer na vida é uma questão de querer e agarrar a oportunidade. Então, vamos ser vencedores nesta cidade e transformar este bairro”. Foi com estas palavras que o prefeito Izaías Régis (PTB) parabenizou os 29 alunos que estão concluindo o curso de pedreiro de alvenaria, realizado no Vale do Mundaú. O momento foi marcado pela entrega simbólica de kits de trabalho aos novos profissionais do mercado.

O Prefeito, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, informou aos novos profissionais que mais de 600 empregos diretos devem ser gerados com as próximas construções do Minha Casa, Minha Vida. “Em Garanhuns existe emprego. O que falta é mão de obra qualificada, o que é exigência de mercado, e estamos ofertando esta oportunidade a todos”, afirmou o Gestor.

“Meu pai é pedreiro e por isso me senti motivado a fazer o curso. Pensei que sabia muito, mas vi que as técnicas é que fazem a diferença na profissão”, declarou o formando da turma de novos pedreiros, Flávio da Silva Caroba, 19. “Minha profissão era caminhoneiro. Hoje sonho em investir na área de pedreiro e não vou parar. Pretendo me reciclar sempre, pois antes eu só conseguia realizar pequenas reformas como a construção de uma calçada ou de um muro. Hoje garanto construir até um prédio. As novidades do mercado fazem a diferença no modo de fazer”, acrescentou o sábio pedreiro, casado e pai de 2 filhos, Cristovão de Araújo, 43. 

O curso de Pedreiro de Alvenaria teve duração de 2 meses e meio, e além das orientações básicas da profissão, levou noções de consciência ambiental para os alunos. Nas aulas teóricas e práticas eles aprenderam a reciclar as sobras de material que eram jogadas fora, passando a reaproveita-las e devolvê-las ao meio ambiente com segurança.

OUTRAS INFORMAÇÕES - O curso de pedreiro é uma realização do Projeto Gerar, ação do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAI, SENAC e SEBRAE. O encerramento oficial do curso de Pedreiro acontece nesta segunda-feira, dia 30, nas instalações do SENAI, quando serão entregues os certificados da referida instituição, aos novos profissionais.

Turismo abre inscrições para artesãos no Festival da Jovem Guarda

A Secretaria Municipal de Turismo inicia, na próxima segunda-feira, dia 30, as inscrições para os artesãos que querem expor seus produtos no Festival da Jovem Guarda 2013. Os interessados em participar devem se dirigir ao Centro Administrativo de Garanhuns, localizado na avenida Caruaru, s/n, bairro Heliópolis, das 8 às 14h, munidos de um comprovante de residência. As inscrições seguem até a quinta-feira, dia 3 de outubro, e as vagas são limitadas.

De acordo com a secretária de Turismo, Gerlane Melo, o objetivo é oportunizar a comercialização dos produtos do artesanato local. “Os artesãos terão a chance de divulgarem ainda mais o trabalho que é feito anualmente, além da importância de aumento na renda dessas pessoas”, ressalta a titular da pasta.

O espaço cedido pela Prefeitura de Garanhuns está na Esplanada Cultural Guadalajara, onde o evento acontece. Este ano, o Festival da Jovem Guarda, será entre os dias 11 e 13 de outubro e deverá atrair um público de 150 mil pessoas durante os três dias de festa. Na infraestrutura, além da feira de artesanato, haverá também praça de alimentação e feira de vinil.

SHOWS MUSICAIS – Já os shows musicais também acontecem na Esplanada Cultural Guadalajara nos dias 11, 12 e 13 de outubro. 

Na grade de programação, nomes da música local, regional e nacional. Entre eles Anjos Dourados, Joanna, Sérgio Reis, The Fevers, e Renato e seus Blue Caps. A estimativa de público é de 150 mil pessoas durante os três dias de festa.

Sósia de Bruna Marquezine é eleita Miss Brasil 2013


Jakelyne de Oliveira, candidata do Mato Grosso, foi escolhida Miss Brasil 2013, na noite deste sábado, 28. A bela de 20 anos ganhou fama no concurso por ser parecida com a atriz Bruna Marquezine. Modelo e estudante, a beldade é natural da cidade de Rondonópolis. Emocionada, a Miss Mato Grosso recebeu a faixa das mãos de Gabriela Markus, Miss Brasil 2012. 

Em segundo lugar ficou a candidata de Minas Gerais, Janaína Barcelos; seguida por Priscila Santiago, da Bahia. Ambas embarcam com tudo pago, rumo a um dos destinos mais badalados do México, a Riviera Nayarit. A 59ª edição do Miss Brasiil foi realizadoano Minascentro, em Belo Horizonte, com apresentação de Renata Fan e Sério Marone. A Pernambucana Helena Rios ficou no Top 10.


A NOITE - O Miss Brasil 2014 teve inspiração nas riquezas de Minas Gerais, o que pôde ser visto no desfile de gala das beldades, que usaram peças do estilista mineiro Alexandre Dutra. As misses também desfilaram em outros trajes diferentes: típico, casual, biquíni e maiô. 

Durante a noite, foram definidos alguns títulos. Miss Goiás levou o prêmio de melhor traje típico. A fantasia de Sileimã Pinheiro representou a cultura e riqueza dos Carajás em modelito elaborado pelo estilista Bruno Oliveira.

No palco da festa, as candidatas mostraram a coreografia elaborada pelo famoso dançarino e coreógrafo americano Michael Schwandt, que trabalhou como consultor criativo para estrelas internacionais como Katy Perry e Lady Gaga.

Saiba mais, clique em mais informações:

sábado, 28 de setembro de 2013

BRUXA SOLTA: Quatro mortos em Acidentes de Moto nas últimas Horas

A violência no trânsito vem gerando números assustadores aqui no Agreste Meridional. Nas últimas horas, quatro vidas foram ceifadas em acidentes com motocicletas.  

O primeiro acidente aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 26, quando a vítima fatal Admilson José da Souza, 32 anos, trafegava pela PE 159, que liga Jucati a Jupi, em uma moto CG de placa KGA-5606, e colidiu com a traseira de um caminhão F.4000. (foto ao lado)

Já ontem, dia 27, por volta das 15h, o cobrador de lotação Adegilson dos Santos Araújo, 20 anos, morador do Sítio Macuca, zona rural do município de Brejão faleceu e um acidente ocorrido no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Davi Jorge Rodrigues, no bairro de Heliópolis. A Vítima trafegava em uma moto Honda de cor vermelha e placa PEP-9318/PE, quando colidiu frontalmente com um veículo Hyundai, de cor preta e Placas-KGL-5239/PE.

Ainda na tarde desta sexta-feira, 27, na PE-159, dois jovens trafegavam em uma moto Honda CG, 125 de placa PEX-7387, quando durante uma ultrapassagem colidiram frontalmente com um veiculo que presta serviço aos Correios. Cláudio Alves da Silva, que residia na zona rural de São Bento do Una morreu na hora, o outro passageiro da moto, ainda não identificada pelo Blog, foi socorrida em estado grave para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns.

E numa mostra que a bruxa esta solta no trânsito, o pedreiro José Marinaldo de Oliveira, 38 anos, morador do Sítio Bravo, zona rural de Garanhuns morreu num trágico acidente na BR 424, aqui em Garanhuns, nas imediações do Paraíso Motel (foto acima).

O acidente ocorreu por volta das 18h30mim. O Pedreiro trafegava em uma moto Honda CG 150 de cor preta e placa KKS-8137/PE, quando colidiu com o veículo Hilux de cor preta e placa KKF-4652/PE. O motoqueiro foi arremessado a metros, vindo a cair em uma estrada vicinal. O condutor do veículo Hilux deixou o carro no local e se evadiu antes da chegada da Polícia. (Com Informações do Agreste Violento - www.agresteviolento.com.br)

Para ver as imagens dos Acidentes, que são fortes e foram registradas pela equipe do Agreste Violento, clique em Mais Informações.

Celpe cadastra para Projeto Nova Geladeira em Iati

A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) realiza no período de 15 a 18 de outubro, o cadastro para doação de refrigeradores aos moradores do município de Iati, através do Projeto Nova Geladeira. A Equipe da Celpe atenderá nas dependências da Quadra de Esportes Santa Terezinha, das 9 às 16h. Além do cadastro, os clientes Companhia que se enquadrarem nos critérios do Programa também receberão Lâmpadas. 
 
Para ter direito a um dos equipamentos, os clientes devem atendem aos critérios do Programa de Eficiência Energética da Celpe. O titular da fatura de energia elétrica precisa apresentar identidade, CPF, consumo médio acima de 80kWh/mês, última fatura de energia paga e estar inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Os clientes que não possui a tarifa social também pode se cadastrar. Vale registrar que é necessário que o cliente Celpe tenha uma geladeira velha e funcionando na residência para troca por uma nova.

Já para receber as lâmpadas é necessário que o cidadão apresente conta de energia elétrica do mês de setembro quitada e tenha realizado serviços na Agência Móvel, que estará instalada nas imediações da Quadra de Esportes de Iati.      

“As inscrições para as geladeiras serão realizadas nos dias 15 e 16 de outubro e são limitadas a 250 unidades para os clientes com Tarifa Social e 100 para aqueles que não possuem cadastro da Tarifa Social. Já a entrega das novas geladeiras será realizada nos dias 17 e 18 de outubro”, explica Adriano Elias  (foto), secretário de Assistência Social de Iati.

Desde a criação do Projeto Nova Geladeira, em 2006, mais de 54 mil refrigeradores já foram entregues à população de Pernambuco.  A Ação é da Celpe e conta com a parceria da Prefeitura de Iati, através da pasta de Assistência Social. “A nossa expectativa é que sejam trocadas cerca de 350 geladeiras”, finaliza o secretário Adriano Elias.

SENAI oferece Cursos de Qualificação Gratuitos em Garanhuns

O Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, em parceria com o SENAI está com inscrições abertas para capacitações em Garanhuns. Ao todo estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 20 para Armador de Ferragens; 20 para Carpinteiro de Obras e 40 para Operador de Retroescavadeira. A ação vem sendo desenvolvida através do Programa Novos Talentos.

Podem participar dos cursos, que são oferecidos gratuitamente, jovens e adultos, com idade mínima de 18 anos e que tenham o Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª ano. Para se inscrever basta acessar o site:  http://sistemas.stqe.pe.gov.br/inscricao ou se dirigir a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no antigo Fórum, na rua 13 de maio, centro. 

Após a inscrição no site, as matrículas deverão ser efetivadas de forma presencial na Escola Estadual Senador Aderbal Jurema, localizada na Rua Padre Agobar Valença, s/nº, bairro Heliopólis, mediante a apresentação do comprovante da pré-inscrição. As aulas terão inicio no dia 14 de outubro.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cobrador morre em Acidente de Trânsito em Garanhuns

O cobrador de lotação Adegilson dos Santos Araújo, 20 anos, morador do Sítio Macuca, zona rural do município de Brejão foi vitima de um acidente fatal na tarde desta sexta-feira, 27, aqui em Garanhuns. O Acidente aconteceu no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Davi Jorge Rodrigues, no bairro de Heliópolis.

A Vítima trafegava por volta das 15h em uma moto Honda de cor vermelha e placa PEP-9318/PE, quando colidiu frontalmente com um veículo Hyundai, de cor preta e Placas-KGL-5239/PE. De acordo com populares, a condutora do veículo, não identificada pelo Blog, ainda tentou prestar socorro a Vítima, todavia Adegilson dos Santos já estava sem vida. De acordo com a Polícia Civil, a condutora do veículo foi levada a um Hospital, pois estava em estado de choque.

REMOÇÃO – E de acordo com informações do Agreste Violento, o corpo de Adegilson dos Santos Araújo, 20 anos, vítima fatal do acidente, até às 19h, portanto cerca de quatro horas depois do acidente, ainda não havia sido removido pela viatura do IML.  

Segundo as informações apuradas pelo Site especializado em notícias policiais, a viatura do IML que fica a disposição do Agreste Meridional não se encontra em Garanhuns e a expectativa dos familiares da vítima era que uma nova Unidade fosse deslocada de Caruaru para recolher o corpo de Adegilson dos Santos Araújo. O Blog esteve no local do acidente por volta das 21h, todavia, o Corpo já havia sido removido.  Não temos a informação se a remoção foi feita por uma unidade do IML.  

Para ver as imagens do Acidente, que são fortes e foram registradas pela equipe do Agreste Violento, clique em Mais Informações.

Congresso em Foco revela que Armando e outros seis políticos Pernambucanos são citados em Investigações do STF

Essa é destaque no Blog de Jamildo:

“Levantamento do Congresso em Foco diz que nunca houve tantos congressistas sob a mira da Justiça. Quatro em cada dez parlamentares estão pendurados no Supremo Tribunal Federal (STF). São 542 inquéritos e ações penais movidas contra 224 deputados e senadores, o maior número desde que a entidade começou a fazer as pesquisas, em 2004. Sete Pernambucanos estão na lista: o senador Armando Monteiro (PTB) e os deputados federais Bruno Araújo (PSDB), João Paulo (PT), José Augusto Maia (PTB), Luciana Santos (PCdoB), Mendonça Filho (DEM) e Vilalba (PRB).

Os números apurados pelo Congresso em Foco são 17% maiores que o que foi apresentado no levantamento de 2012. Na época, 191 parlamentares estavam sob investigação do Supremo. A Corte é o foro competente para julgar crimes cometidos por essas autoridades. Dentre os partidos, o que mais responde a processos é o PMDB, com 54 congressistas. A lista de crimes envolve homicídio, corrupção e envolvimento com narcotráfico.

A maior parte dos processos e inquéritos contra pernambucanos se dá por crimes eleitorais. É assim com o senador Armando Monteiro e com os deputados José Augusto Maia, Mendonça Filho e Vilalba. Por crime contra a Lei de Licitações, respondem João Paulo, Augusto Maia e Luciana Santos. Os ex-prefeitos João Paulo e Luciana respondem também por improbidade administrativa. Caso atípico, Bruno Araújo tem dois inquéritos por quebra de sigilo telefônico e investigação penal.

Dos sete parlamentares pernambucanos, três responderam ao Congresso em Foco com explicações sobre os processos ou inquéritos: Armando Monteiro, Luciana Santos e Mendonça Filho.

Segundo a equipe do senador Armando Monteiro ele é apenas citado em uma investigação sobre o repasse de emendas parlamentares para a Associação da Indústria, Comércio e Agroindústria de Garanhuns e Agreste Meridional (ACIAGAM), entre 2005 e 2008, e que os convênios firmados estariam listados como regulares no Ministério do Turismo. O inquérito associaria as emendas ao apoio eleitoral dado por um correligionário a uma campanha do senador.

A assessoria da deputada Luciana Santos informou que o inquérito trata-se de um pedido de investigação formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) para verificar a correta aplicação de verbas repassadas pelo Ministério da Educação para o município. O convênio exigia que o dinheiro fosse empregado em "gêneros alimentícios" e ele foi usado para comprar botijões de água e gás para as escolas públicas. O emprego da verba nesses produtos é questionado.

Já no caso do deputado Mendonça Filho, o inquérito o investigaria por uma suposta carreata no dia das eleições de 2010. Em nota enviada pelo parlamentar para a entidade, ele diz que apenas circulou pela cidade junto a família e um grupo de cinco assessores em três veículos. De acordo com Mendonça, não houve uso de aparelhos de som ou distribuição de material de campanha.

Em contato com o Blog, o deputado Bruno Araújo explicou que os procedimentos de investigação que o envolviam já foram extintos pelo ministro do Supremo Marco Aurélio de Mello, no dia 16 deste mês. A extinção e arquivamento dos questionamentos foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR)”. (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/09/27/224_parlamentares_respondem_542_inqueritos_diz_congresso_em_foco_7_pernambucanos_estao_na_lista_159779.php)

Hoje tem Aviões do Forró em Correntes

A Prefeitura de Correntes promove nesta sexta, sábado e domingo, dias 27, 28 e 29, a CORRIETA 2013. Atrações como Aviões do Forró, Reginaldo Rossi e Forró do Muído integram a programação formatada pela Prefeitura.

Nomes locais e regionais, como Marreta é Massa; Mariano e Marinaldo; Paredão dos Plays; Miltinho Magalhães; Marreta you Planeta; Biu do Forró; Correntinos do Forró e Edriano Lima também integram a programação dos festejos.

A Festa contará com um Palco Principal e um Trio Elétrico, que deve puxar uma multidão pelas ruas da Cidade. Uma Trilha de Moto e a saída do Bloco Infantil Alfa Folia também integram a programação.

Para garantir a segurança e a comodidade dos que prestigiam o Evento, serão disponibilizados pela Prefeitura, banheiros públicos, bem como será proibida a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro, estando vendedores ambulantes e os estabelecimentos orientados sobre o uso exclusivo de copos descartáveis na venda dos produtos.

A Prefeitura de Correntes também vai instalar um posto de atendimento de emergência no local do evento. Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária também atuarão durante a Corrieta. Outra medida importante será o horário para encerramento da festa, que deverá ser, impreterivelmente, até às 4h nos três dias do Evento. A expectativa é de que sejam recebidos cerca de dez mil pessoas por dia durante a Corrieta.  

= PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA CORRIETA 2013 =

* Dia 27/09 – SEXTA-FEIRA

PALCO PRINCIPAL – A partir das 21h.
- Biu do Forró
- Miltinho Magalhães
- Aviões do Forró

* Dia 28/09 – SÁBADO


PALCO PRINCIPAL – A partir das 21h.
- Edriano Lima
- Correntinos do Forró
- Reginaldo Rossi.

TRIO ELÉTRICO
– Marreta you Planeta.

* Dia 29/09 –  DOMINGO

TRILHA DE MOTO – A partir das 9h.

BLOCO INFANTIL ALFA FOLIA – A partir das 15h.

PALCO PRINCIPAL – A partir das 21h.
- Mariano e Marinaldo
- Paredão dos Plays
- Forró do Muído

TRIO ELÉTRICO
- Marreta é Massa

BRUCELOSE EM IATI – Já neste sábado, dia 28, em Iati acontece as festividades de São Miguel Arcanjo, no povoado Quati. A festividade religiosa tem inicio nesta sexta-feira, dia 27 e segue até domingo, dia 28, sob a coordenação da Paróquia de São Paulo Apóstolo, tendo a frente o Padre João Delong.


Já a programação profana será realizada pela Prefeitura, sendo marcada pelas apresentações do cantor Rodolfo Melo e a Banda Brucelose. “Mesmo com as dificuldades financeiras da Prefeitura, agravadas por mais uma redução no FPM neste mês, estaremos promovendo esta festividade. Neste ano, já promovemos grandes festas na Bela Vista e em Santa Rosa e agora é a vez de vivenciarmos a festa no Quati. Acreditamos que teremos uma festa bonita e bem prestigiada”, registra o secretário de Cultura de Iati, Marcos Tenório, o popular Marquinhos.

Movimento VEMPRARUA Garanhuns debate Educação no Município

O Movimento VEMPRARUA Garanhuns promove nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 16h, defronte a Igreja de Santa Terezinha, no Magano, mais uma Plenária Popular. Durante o Encontro serão discutidos temas voltados a Educação Pública Municipal.

Já na próxima segunda-feira, dia 30, o Movimento, em parceria com a Câmara de Vereadores promove mais uma Audiência Pública. O Encontro acontece no Plenário do Poder Legislativo Municipal e além dos porta-vozes do Movimento deve contar com a presença de vereadores e da secretária de Educação, Janecélia Marins. A expectativa dos organizadores do Movimento é contar com a presença do Prefeito Izaías Régis (PTB), que nos encontros anteriores foi representado por secretários.

Esse será o terceiro momento vivenciado pelos organizadores do maior protesto público que Garanhuns já vivenciou. Antes, o VEMPRARUA Garanhuns tratou do Transporte Público e das questões ambientais. As próximas temáticas deverão ser Saúde e Segurança Pública. “O Movimento também espera que nas próximas se faça presente o senhor Prefeito para que as reivindicações possam ser ouvidas por ele e que o mesmo possa se posicionar. Não faz sentido em uma Audiência Pública, onde há reivindicações da população, que o Poder Executivo Municipal envie alguém de recados”, apresentou Cícero Gomes, um dos porta-vozes do Movimento, em comentário enviado ao Blog.

DOMINGUINHOS EM GARANHUNS - Confira o vídeo do Sepultamento


Vídeo: Agreste Violento. 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O ENTERRO DE DOMINGUINHOS EM IMAGENS

Para visualizar outras imagens clique em mais informações: 

TRANSLADO CONSUMADO: Dominguinhos volta ao seu Aconchego



Uma salva de fogos marcou a volta de Dominguinhos a seu aconchego: Garanhuns. Depois de dois meses da sua morte, a vontade de um dos Garanhuenses mais ilustres foi concretizada, os restos mortais de Mestre da Sanfona já estão sepultados no Cemitério São Miguel.

Desde as primeiras horas do dia, a movimentação no Campo Santo da Boa Vista já era grande, com centenas de curiosos visitando o mausoléu do herdeiro de Luiz Gonzaga.

Populares de todos os credos e de todas as classes sociais estiveram prestigiando a solenidade de enterro de Dominguinhos. Do Prefeito Izaías Régis (PTB) ao cidadão mais simples que prestigiou o momento, uma só emoção. Os principais nomes do forró pernambucano ainda se apresentam no palco montado pela Prefeitura defronte ao Cemitério. O Bispo Diocesano Dom Fernando Guimarães encomendou o corpo.

Apenas autoridades, familiares e membros da Imprensa puderam prestigiar a solenidade de sepultamento. Uma multidão se formou defronte ao Cemitério. A expectativa é que após a solenidade, o grande público seja autorizado a entrar no Campo Santo para visitar o mausoléu. “Uma emoção muito grande. Uma festa muito linda. Acredito que valeu a pena a gente esperar um pouquinho para que meu pai tivesse uma homenagem tão bonita”, registrou a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, depois do sepultamento. 

CHEGADA – Ao chegar ao Cemitério, vestindo chapéu de couro, o Prefeito Izaías Régis vibrava. De punhos cerrados, Régis bradava “Dominguinhos volta ao seu aconchego”, sob os aplausos do público que se aglomerava para ver a passagem do carro funeral. Vale registrar todo o empenho de Izaías para que esse acontecimento se tornasse realidade. 

Após a passagem do carro funeral, a multidão quebrou o cordão de isolamento e se aglomerou na entrada do Cemitério. “Uma bela homenagem que certamente ficará marcada na história de Garanhuns”, registrava a senhora Adenir Wanderley, que prestigiou o enterro do filho ilustre da Cidade das Flores.