sábado, 30 de novembro de 2013

João Guido integra Núcleo Duro do Governo Izaías

Pelas sinalizações do Prefeito Izaías Régis (PTB), o Engenheiro João Guido é o mais novo integrante do Núcleo Duro do Governo Municipal. O Seleto Grupo, que é composto por Ary Júnior, Roberto Ivo, Carlinho da Prata, Paulinho Paiakam e Macambira, entre outros, ao que tudo indica ganha mais um membro.

É que em entrevistas, o Prefeito cita o nome de João Guido com cada vez mais intensidade. Em alguns casos, chega a citar o auxiliar do secretário Fernando Nunes e esquece-se do titular da Pasta. João é funcionário de carreira, lotado na secretaria de Planejamento, e esta à frente dos principais projetos do Governo Municipal. Informações vindas de fontes confiáveis no Palácio Celso Galvão sinalizam que Guido ganha mais força no Governo a cada dia e que as citações do Prefeito não são em vão.

João Guido já foi secretário nos Governos de Silvino Duarte e Luiz Carlos de Oliveira, tendo inclusive acumulado a gestão de Pastas importantes, como: Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Serviços Púbicos. Conhece como poucos os caminhos para aprovação de projetos de engenharia nos Ministérios em Brasília e na Caixa Econômica Federal. Com Silvino, Guido também integrava o Núcleo Duro, que a época ainda contava com os então secretários Nilo Almeida e Hélio Amorim. Depois com Luiz Carlos, João seguiu forte, até que teve problemas com a Justiça e teve de ser afastado de suas funções. Em 2008 se lançou candidato a deputado Federal com o slogam ‘Esse sabe fazer’ e obteve expressiva votação em Garanhuns.

FUTURO - Cogita-se nas rodas políticas da cidade, sobretudo no Chocolate Sete Colinas e no Shopping Brasil, que o crescimento de João Guido no Governo Izaías Régis pode ter duas vertentes: o Prefeito esta apenas aproveitando o livre trânsito e a experiência do Engenheiro para facilitar a aprovação dos Projetos do seu Governo ou o secretário de Planejamento já começa a ser fritado e Guido poderá vir a ser o seu substituto. Se a segunda opção for verdadeira é preciso afinar o discurso com Armando Monteiro, já que tanto o Engenheiro Fernando Nunes, quanto o secretário da Fazenda, Evilson Rêgo, vieram com o aval do Senador.

Armando faz duro ataque à gestão Eduardo

Essa é destaque no JC de hoje, 30/11/2013:

“Como pré-candidato declarado ao Governo do Estado em 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) está mais à vontade no papel de crítico à gestão Eduardo Campos (PSB), da qual fazia parte até setembro passado. Em entrevista à JC News, ontem, o trabalhista não se eximiu de apontar, segundo ele, as contradições da recente reforma administrativa do governo do PSB e questionou os baixos índices educacionais do Estado. As palavras do senador foram rebatidas pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, uma vez que o governador cumpre mais uma agenda partidária fora do Estado.

Instado a opinar sobre a recente decisão do líder socialista, anunciada no Programa do Jô, de cortar secretarias e reduzir a máquina, Armando Monteiro disse que "sempre há espaço para promover ajustes", mas que "29 secretarias numa estrutura estadual é muita coisa". "Veja, uma coisa que queria manifestar agora é que estão surgindo ultimamente notícias de (novas) nomeações de ex-prefeitos, cotados para algumas áreas do governo", continuou, mesmo sem ser perguntado diretamente sobre o assunto. Na opinião do trabalhista, a nomeação de ex-prefeitos é incoerente com a pauta defendida pelo governador socialista, que evoca critérios técnicos e racionalização de gastos na máquina pública. Ele não falou, mas a preocupação é também eleitoral: ex-prefeitos nomeados certamente engrossarão o palanque socialista em 2014.

"É uma coisa estranha. Você corta mil comissionados, que devem ter salários médios e modestos. Por outro lado, se promove ex-prefeitos em assessorias diversas, algumas de caráter, me parece, nitidamente político. Aí eu pergunto: isso fica coerente com as linhas de uma reforma que se pauta por critérios técnicos e de diminuição de despesa? Eu conheço situações de ex-prefeitos que agora ganharam status de gestor técnico em algumas secretarias. É um sinal contraditório nesse processo", alfinetou.


Após criticar o baixo índice de exportação do Estado - segundo ele, equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) -, Armando, na ponta da língua, recorreu às notas do Ideb, prova que avalia os primeiros e os últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, para censurar a política educacional no Estado. "Pernambuco tem a 18ª posição nos primeiros anos, a 22ª nos anos finais e a 16ª no ensino médio. O Ceará, que está aqui perto, com as mesma dificuldades de estar no Nordeste, teve muito sucesso nos últimos dez anos. Tanto que tem, respectivamente, a 7ª posição, a 12º e a 8ª. Então, há indicadores que preocupam, e esse me parece que é muito importante", concluiu”.

Águas Belas aposta na Conscientização Ambiental

Por determinação do prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, o secretário de Meio Ambiente do Município, o professor Izaquiel Braz, o Tié, vem trabalhando junto às comunidades, levando informações quanto à preservação ambiental e em especial a implantação de um projeto de Coleta Seletiva.  

“Passamos por escolas, associações, sindicatos e assentamento da reforma agrária. Já contemplamos cerca de 7.500 cidadãos com as informações. Trata-se de um serviço que pretende desenvolver uma conscientização junto a professores, alunos, pais de alunos, agentes administrativos e agendes de endemias para que se tornem multiplicadores deste gesto que é tão importante para o nosso meio-ambiente”, registra Tié.


O trabalho de conscientização ambiental vem sendo respaldado pela secretaria de Educação, através da secretária Roseane Pereira, assim como pela pasta de Saúde, que tem a frente a doutora Ana Claudia e pelo setor de Transportes, por intermédio do secretário Remi Delgado. “Também contamos com o apoio incondicional da Secretaria de Comunicação neste árduo trabalho de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. Com isso além de cumprir as determinações de Lei 12.305/10, ainda melhoramos o nosso Município e preparamos Águas Belas para as futuras gerações”, finaliza o professor Izaquiel Braz, o popular Tié.  

Dom Moura realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza neste sábado, dia 30, no Hospital Regional Dom Moura, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A ação se inicia às 9h e segue até o final da tarde, com um trabalho voltado à conscientização sobre os cuidados com a pele. A coordenação da campanha em Garanhuns está sob a responsabilidade da dermatologista Dra. Ana Cristina Sartori.

Segundo o Dr. Luís Melo, diretor do HRDM, a campanha é uma parceria, e visa alertar às pessoas sobre os riscos que podem levar ao Câncer de Pele. "Nossas coordenações, servidores e pacientes participarão ativamente, e esperamos contar com o apoio da população, que deve buscar estes esclarecimentos. Trabalhar a prevenção evita ter que cuidar no futuro destas pessoas. Por isto a informação é mais importante que qualquer tratamento" - registra o gestor do hospital.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sílvio Costa pode perder Mandato

O deputado Sílvio Costa (PT) disse hoje no Recife que não teme a cassação do seu mandato por infidelidade partidária.

Ele está na lista do procurador geral da República, Rodrigo Janot, que vai entrar com ações no TSE pedindo a cassação dos mandatos de 13 deputados federais por supostamente terem trocado de partido sem justa causa.

Sílvio diz ter em seu poder uma carta do presidente nacional do seu ex-partido, Benito Gama (PTB), dando-lhe autorização para migrar para o PSC por discordância da recondução do deputado Jovair Arantes (GO) para liderar a bancada petebista na Câmara Federal pela sétima vez consecutiva.


O partido mais atingido pelas ações foi o PSB, legenda para a qual migraram quatro deputados federais ligados a Marina Silva: Stefano Aguiar (MG), Walter Feldman (SP), Alfredo Sirkis (RJ) e Cesar Halum (TO). (Com Informações de Inaldo Sampaio

Padre Edson tem Encontro com a Presidente Dilma

Depois que o Padre Marcelo Protázio entregou uma camisa do Náutico ao Papa Francisco, principal líder católico do Mundo, agora foi a vez do Padre Edson Viana, que teve um trabalho religioso destacado à frente da Paróquia de São Sebastião e que hoje catequiza no estado de Santa Catarina, manter contato com a Presidente Dilma Rousseff, principal autoridade política do Brasil.    

“Participamos de um almoço junto a Presidente Dilma. Várias autoridades foram convidadas para o almoço. Mas, à mesa com a presidenta estavam: o Governador Raimundo Colombo; o Prefeito da cidade de São Francisco do Sul, Luiz Roberto; o Prefeito de Joinville, Udo Deller; a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, mais dois Ministros e eu. Foi um momento único. Muito especial. Falei que era natural de Garanhuns e ela completou: “Da terra do Lula?”, registrou o Padre Edson, em entrevista exclusiva ao Blog.


É que a Presidente inaugurou, na última quarta-feira, dia 27, o novo ponto de atracação das embarcações em São Francisco do Sul-SC. Dilma ainda entregou 59 máquinas motoniveladoras e dez caminhões caçamba a prefeitos de Municípios Catarinenses. Depois da solenidade, a Presidenta, o Padre Edson e  outras autoridades almoçaram num hotel da Cidade. “A conversa foi muito agradável com ela e todos da mesa. Depois entreguei um terço com a Imagem da Mãe Rainha e ela pediu que rezasse por ela!. Dei uma bênção e nos despedimos. Foi um momento impar”, revelou o Padre Edson. 

Assaltantes morrem em Acidente após assalto a Ônibus da Progresso


Dois assaltantes morreram na madrugada desta sexta-feira, dia 29, na rodovia BR-423, próximo a Garanhuns. De acordo com a polícia, a dupla havia assaltado, juntamente com outros dois bandidos que estão foragidos, um ônibus da empresa Progresso momentos antes do acidente, por volta das 3h, em Iati.

Segundo informações da polícia, no assalto ao coletivo, cuja linha seguia do Recife a Paulo Afonso-BA, os bandidos levaram dinheiro, celulares, um computador e vários outros pertences dos cerca de 30 passageiros que estavam dentro do ônibus. Após a ação criminosa, os suspeitos fugiram.

Equipes da Polícia Militar de Paranatama e Saloá montaram um bloqueio na pista, mas os bandidos furaram e foram perseguidos pelos policiais. Com o veículo em alta velocidade durante a fuga, os bandidos perderam o controle da direção e o automóvel capotou próximo a Garanhuns. Após o acidente, os suspeitos morreram ainda na pista.

O ônibus foi levado à Delegacia Regional, em Garanhuns, onde os passageiros prestam depoimento na manhã desta sexta-feira. (Com Informações do NE10 - Imagem: Ilustrativa)

Prefeitura define organizadora de Concurso. Já na Assembleia Legislativa, Fundação Carlos Chagas será a organizadora do Certame

A Fundação Carlos Chagas (FCC) está confirmada como organizadora do concurso da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). O superintendente geral, Marcelo Cabral registrou que a proposta da Fundação já foi enviada à Procuradoria da Casa Joaquim Nabuco na última quinta-feira, portanto ontem, dia 28.

“Nós recebemos a proposta, mas o contrato só vai ser assinado na semana que vem”,  declarou Cabral. Indagado sobre a data para publicação do edital, Marcelo respondeu que só será definida após o fechamento do contrato. No início da semana, ele assegurou que o documento vai ser anunciado até o final de dezembro, sem prejuízo ao calendário do certame.

Ao longo dos últimos meses, o presidente da ALEPE, o deputado Guilherme Uchoa, declarou que as provas devem ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2014 e as nomeações podem ser feitas até junho, devido ao processo eleitoral, em outubro do próximo ano.

CACHOEIRINHA ESCOLA ORGANIZADORA - A vencedora do processo licitatório, na modalidade Pregão, para ser a empresa organizadora do concurso público para provimento de cargos da Prefeitura de Cachoeirinha, já tem nome: Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes. O valor oferecido pela instituição foi de R$90 mil. O certame tem prazo de um ano para ser lançado, de acordo portaria publicada no Diário Oficial de Pernambuco.

Igreja Evangélica promove campanha solidária para o Natal

Neste fim de ano, cinco mil famílias carentes do Agreste e Sertão de Pernambuco terão refeições na mesa. Elas foram cadastradas para receber cestas de alimentos doadas pelo projeto Mutirão de Natal, realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em parceria com a sociedade.  Em todo o interior do Estado, a iniciativa espera arrecadar cem toneladas de alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene pessoal, agasalhos e brinquedos.


O Mutirão de Natal é um projeto comunitário da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) desenvolvido há 19 anos em toda a América do Sul. Durante os meses de novembro e dezembro os membros da Igreja Adventista formam equipes e arrecadam, na própria cidade, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, agasalhos e brinquedos para o Mutirão de Natal.

A iniciativa visa beneficiar as famílias carentes das comunidades onde a congregações estão inseridas e também entidades assistenciais como asilos, abrigos, orfanatos e creches. As famílias que serão beneficiadas com o projeto este ano já foram previamente identificadas e cadastradas em levantamento realizado pela Igreja.


Os alimentos arrecadados serão distribuídos em cestas básicas de 20 kg. Aqui em Garanhuns as doações podem ser entregues na sede do Colégio Adventista de Garanhuns, localizado a rua Dr. José Mariano, nº 334, no centro. (Com Informações do NE10)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Garanhuns sedia 12ª edição do Motofest


Começa nesta sexta-feira, dia 29, em Garanhuns, a 12ª edição do Motofest. O evento já faz parte do calendário de eventos e se consagrou no município pela intensa visitação dos apaixonados por motocicletas de todo o Brasil. O Motofest 2013 acontece na Praça Cultural Mestre Dominguinhos – antiga Guadalajara –, e segue até o próximo domingo, 1º de dezembro.

Com o objetivo de incentivar o turismo e divulgar as riquezas culturais, a infraestrutura da festa ofertará, ainda, exposições de motos e acessórios, shows musicais e de acrobacias, minicursos e praça de alimentação. “A educação para o trânsito também é reforçada durante o evento. Misturamos os aspectos práticos com os teóricos para ficar mais atrativo. Esse ano a novidade são as mini-aulas de pilotagem prática para os motociclistas”, comenta Mateus Alves, da Alves Moto Honda, apoiadora na realização.

Os acessos no entorno da praça serão fechadas com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e a Polícia Militar.

Dilma e Armando reúnem-se no Palácio do Planalto

Por mais de uma hora, o senador Armando Monteiro (PTB) reuniu-se reservadamente com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (28).

Segundo Armando, a reunião serviu para a discussão de projetos de interesse de Pernambuco e para a articulação de uma visita da presidente ao Estado ainda no mês de dezembro, quando deverá visitar obras importantes realizadas com recursos federais.

 “Discutimos assuntos e projetos de interesse de Pernambuco. Foi uma ótima reunião, muito produtiva”, salientou, ao sair do encontro nesta tarde. Armando disse ainda que Dilma está bastante atenta ao quadro político do Estado e muito bem informada sobre o cenário regional, no Nordeste.

Foi a segunda vez, nesta semana, que Armando se encontrou com a presidente. Na terça-feira, 26, o parlamentar almoçou com Dilma, no Palácio da Alvorada. Na oportunidade, o senador estava ao lado de um grupo de parlamentares da base de apoio ao governo federal.

Há 15 dias, Armando também se encontrou com o ex-presidente Lula, em São Paulo. O ex-presidente disse estar animado para se engajar na campanha de 2014, em Pernambuco.


Inscrições abertas para cursos gratuitos oferecidos pelo MEC

Estão abertas as inscrições para três cursos oferecidos pela Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Renafor) em Garanhuns e Pesqueira. As capacitações são voltadas para professores que atuam na educação básica da rede pública e serão realizadas nos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) nas duas cidades.


Os cursos de formação continuada e aperfeiçoamento têm duração de 120 horas e são disponibilizados pelo Ministério da Educação. Estão sendo ofertados na modalidade semipresencial, os cursos de Ensino da Geometria, Educação Matemática e Sociologia. São 30 vagas por curso. Cada campus sediará uma turma para cada capacitação.

As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, dia 29 deste mês, de forma presencial ou por e-mail. Para realizar a pré-inscrição, é necessário fazer o download da ficha de inscrição e após preenchimento, enviar o arquivo para o e-mail renafor@pesqueira.ifpe.edu.br.

A confirmação da inscrição será feita por meio de contato da coordenação do programa. As aulas terão início dia 30 de novembro, com local e horário a serem repassados pela coordenação. Os interessados podem esclarecer dúvidas pelo telefone: (87) 3835-1796. (Com Informações do G1 Caruaru)

Padre Jorge leva Caixas D´Água e Cisternas para Santa Rosa e prestigia entrega de Casas aos Quilombolas de Iati

Nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 14h, o Prefeito de Iati, Padre Jorge estará no povoado de Santa Rosa, distante 33Km da sede do Município, para assinar a ordem de serviço visando construir duas caixas d´água e uma cisterna naquela localidade.

“O Governo do Estado já sinalizou que vai contemplar o povoado Santa Rosa com um Dessalinizador. É que lá, apesar da vazão d´água dos poços artesianos ser boa, a água captada é salobra e esse equipamento torna a água potável. Também vamos dar inicio as obras de instalação de duas caixas d´água e a construção de uma grande cisterna. Com essas ações acreditamos que vamos melhorar o abastecimento d´água naquela comunidade”, ressalta o Padre Jorge.

COMUNIDADE DO RETIRO – Já nesta sexta-feira, dia 29, o Padre Jorge estará na comunidade quilombola do Retiro, localizada há cerca de 50Km da sede de Iati. É que a comunidade foi contemplada com a construção de 68 habitações através de um Programa do Governo Federal.

“Essa é a primeira etapa desse Projeto Federal, que vem mudando a realidade dos Quilombolas que residem no Sítio Retiro. Antes àquelas famílias viviam em casas de taipa, correndo o risco de doenças e agora passarão a com viver com mais dignidade, em habitações em alvenaria”, finaliza o Prefeito de Iati, o Padre Jorge. 

Águas Belas promove Seminário de Ovinocaprinocultura

O Município de Águas Belas promove no próximo dia 6 de dezembro, o 1º Seminário Regional de Ovinocaprinocultura. A realização é da Prefeitura do Município e conta com a parceria de diversas entidades, a exemplo da FETAPE, Governos do Estado e Federal e o Banco do Nordeste, entre outros.  

A realização acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que também é parceiro da Prefeitura. O Encontro tem inicio a partir das 8 horas. O objetivo do Seminário é apresentar aos criadores de gado, informações quanto a criação de ovinos e caprinos que são mais resistentes ao clima seco, característico da Região de Águas Belas.


“A nossa expectativa é contar com a participação de criadores e pessoas ligadas ao segmento de diversos municípios desta Região. Contaremos com a participação dos doutores Erilson da Costa Lira e José Ferreira Nunes, que serão os palestrantes do Seminário e repassarão experiências exitosas e informações importantes quanto aos benefícios de apostar nessas criações”, registra o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Garanhuense conquista primeiro lugar em Prêmio Nacional de Design

O garanhuense Danilo Fernandes, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o primeiro lugar em um concurso nacional de Design. Danilo Fernandes Vitorino, de 24 anos, é filho da professora Dôra Fernandes, da escola Jean Piaget (Cohab 2) e disputou com outros 27 finalistas de todo o País e venceu com o projeto da 'Cadeira Compartilhar', que agora será produzida pela empresa que concedeu a premiação.

A cadeira foi concebida para dividir um assento. Essa ação é efetuada por meio de um sistema articulável, que duplica o seu tamanho e a transforma em um banco. Sua estrutura é confeccionada em tubos e chapas de aço carbono com acabamento em pintura epóxi-pó. Os assentos possuem revestimento sintético em PVC. A cerimônia foi realizada no último dia 5 de novembro em São Paulo. 
Com a conquista, o estudante que estudou no Colégio Presbiteriano XV de Novembro, ganhou R$ 10 mil mais a produção do protótipo idealizado para a competição. Já o orientador foi agraciado com um vale móvel no valor de R$ 3 mil.

O Prêmio 'Tok&Stok de Design Universitário' visa estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica brasileira. O desafio deste ano foi a criação de um móvel sob o tema "Dobrar", estabelecendo como diretrizes a contemporaneidade aliada à funcionalidade do produto.

Padeiro é assassinado em Garanhuns. Vítima se dirigia ao Trabalho

Um homem foi assassinado por volta das 5h da manhã desta quarta-feira, dia 27, aqui em Garanhuns. O Crime ocorreu na Rua Santa Quitéria, no bairro de Heliópolis. De acordo com o site Agreste Violento, as primeiras informações dão conta que a vítima é Ângelo Máximo de Souza Silva, de 33 anos, que é padeiro e foi morto por dois suspeitos que utilizavam uma moto.

A informação inicial que chegou a central de operações do 9º BPM é que disparos de arma de fogo tinham sido ouvidos na rua, chegando ao local os Policiais encontram a vítima no chão e acionaram o SAMU, que constatou o óbito. A vítima foi atingida com aproximadamente 6 disparos. Angelo Máximo estava indo ao trabalho em uma bicicleta quando foi surpreendido pelos assassinos. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico e Soldados do Corpo de Bombeiros levaram o corpo ao IML de Caruaru.

Com esse no crime, sobe para 34 o número de homicídios este ano em  Garanhuns. O crime está sendo investigado pela 22ª Delegacia de Homicídio de Garanhuns. (Com informações e Imagens do site Agreste Violento – www.agresteviolento.com.br )

Para conferir mais imagens, que são chocantes, clique em Mais Informações: 

SÃO JOÃO: Prefeito Genaldi se pronuncia sobre Denúncias de Ex-Secretário

A advogada Karine Evaniele, que integra a Assessoria Jurídica da Prefeitura de São João, postou uma Nota de Esclarecimento no grupo Coisas de São João, no facebook, em que o Prefeito do Município, Genaldi Zumba dá a sua versão sobre as denúncias do ex-secretário José Porfírio. Confira a Nota na Integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ASSESSORIA JURÍDICA DO PREFEITO JOSÉ GENALDI FERREIRA ZUMBA


“A atual Gestão do Município de São João, agreste pernambucano, após a vitoriosa campanha do Prefeito José Genaldi Ferreira Zumba, munícipe de origem humilde, mandioqueiro, vem prezando, desde o seu primeiro dia de governo, pela lisura e correção com a coisa pública, especialmente pela boa aplicação dos parcos recursos do Município, abrindo guerra, de forma intolerante, contra malversações e denúncias que se atribuam a qualquer pessoa, ainda que seja ela componente do primeiro escalão da Gestão Municipal, evitando que o passado negro, que Governou São João, sem cuidado com o povo e com a coisa pública, retorne.

Foi nessa linha de atuação, com a qual o Sr. Prefeito não transige, que se observaram denúncias, formuladas no âmbito da Câmara Municipal do Município de São João contra o ex-secretários de Saúde, Sr. José Porfírio Aguiar. Como se disse, mesmo fazendo parte da Administração Municipal, o Prefeito José Genaldi não permitiu a sua permanência na Secretaria de Saúde, até que todos os fatos fossem esclarecidos, inclusive outros que ainda não foram lançados ao cuidado da grande mídia, incluindo atos da gestão anterior do ex-Prefeito Pedro Barbosa.

O Prefeito José Genaldi, com a consciência tranquila e serena sobre as acusações levianas enveredadas pelo ex-Secretário de Saúde do Município apresenta, como prova o depoimento prestado pelo próprio Porfírio Aguiar perante o Juízo Eleitoral, mediante compromisso legal de dizer a verdade, onde apresenta versão completamente diferente da que agora declara. É de se aperceber, ainda, que as mágoas e ressentimentos pessoais dos colaboradores e ex-colaboradores da atual Gestão não são a preocupação do Sr. Prefeito, uma vez que o seu compromisso é com a população de São João, não lhe sendo dado falar nesta missão entregue pelo Povo, em uma eleição considerada como a maior vitória do Agreste Meridional.

De mais a mais, a falsa denúncia, extemporaneamente apresentada pelo ex-secretário, Porfírio, que pretende sair de foco e lançar os olhares para um sentido oposto, não causou o espanto que se pretendia. É que era voz corrente no Município as constantes articulações, a portas fechadas, entre Porfírio, Paulo Barbosa e seu sobrinho, então candidato a Prefeito, Nelson Barbosa, de onde se podia esperar o pior.

É de se estranhar, contudo, que apenas agora, quando afastado de suas atribuições, o Sr. José Porfírio Aguiar venha apontar como financiador da campanha vitoriosa do atual Prefeito. A Justiça Eleitoral, através do Dr. Juiz da Comarca de São João, apreciando as mais de 7 (sete) ações propostas pelo candidato derrotado nas últimas eleições, Nelson Barbosa, sempre comportou-se com zelo e correção, julgando improcedentes todas as ações, inclusive aquelas que procuravam impor a condenação ao atual prefeito pela utilização de recursos não contabilizados na campanha, e isto porque não existem provas de que houve gastos outros que não os apresentados à Justiça Eleitoral, através da prestação de contas da campanha, que fora devidamente aprovada, inclusive após Recurso dos derrotados ao Tribunal Regional Eleitoral.

Assim é com serenidade que o Sr. Prefeito José Genaldi Ferreira Zumba tratará o tema, sempre, com a preocupação de trabalhar pelo povo e para o povo, sem se comprometer com erros de quem quer que seja”.

Secretário entrega cargo em São João

Por conta das denúncias do ex-secretário de Saúde, José Porfírio, o Secretário de Obras de São João, Elionai de Macena Silva, entregou o cargo ao prefeito Genaldi Zumba (PSD).

Segundo informações do Jornalista Roberto Almeida, Elonai é ligado ao ex-secretário de Saúde, José Porfírio e procurou ser fiel ao amigo e deixar a administração. O funcionário de primeiro escalão que pediu demissão é construtor e segundo o site da Prefeitura de São João "tem uma larga folha de serviços prestados no segmento de obras e da construção civil".

A expectativa na Cidade é que o Prefeito se pronuncie sobre as denuncias de Porfírio (http://www.blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2013/11/sao-joao-ex-secretario-faz-graves.html ). De acordo com o presidente da Câmara de São João, o vereador Jamesson Guilherme, que é oposição ao Governo Genaldi, “a cidade esta parada, com o Prefeito sem saber se estará Governando o Município amanhã”, pontuou Guilherme. (Com informações do Blog do Jornalista Roberto Almeida)

LAJEDO: Rossini recebe recomendação para implantar Portal da Transparência

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da promotora de Justiça Danielly da Silva Lopes, expediu recomendação ao prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD), para que, no site da prefeitura, seja disponibilizado e gerenciado o portal da transparência, no prazo de 60 dias.

De acordo com a recomendação, não há na página eletrônica oficial da prefeitura informações que permitam o controle da gestão dos recursos públicos. Para a promotora de Justiça, “a publicação de dados relevantes da administração na internet possibilitará não apenas maior transparência pública, como também a redução dos gastos da prefeitura”.

Diante da necessidade de ampliar a transparência da gestão, foi recomendado ao Prefeito que o portal deverá ser atualizado mensalmente e gerenciado pela própria pessoa jurídica de direito público, a qual vai veicular informações sobre administração pública municipal direta, autarquias e fundações públicas municipais.

Neste portal, a população poderá ter acesso a dados sobre: execução orçamentária e financeira; despesas pagas, com os valores de empenho, liquidação e pagamento; receitas arrecadadas, inclusive de recursos extraordinários, contendo previsão, lançamento e arrecadação; licitações abertas, em andamento e já realizadas; leis municipais vigentes; contratos e os convênios celebrados; e ainda sobre as secretariais municipais com os respectivos responsáveis, telefone, endereço e e-mail para contato.


Todas as informações disponibilizadas devem ser apresentadas de maneira simples, em linguagem acessível ao cidadão. O MPPE ainda recomendou a publicação de um glossário no portal, para que todos os termos técnicos utilizados possam ser explicados.

Saloá recebe Secretários de Eduardo nesta Quinta

Nesta quinta-feira, dia 28, o Município de Saloá recebe uma Comitiva do Governo Estadual. Três Secretários de Estado estarão acompanhando o prefeito Ricardo Alves (PMDB), numa maratona de inaugurações. Segundo a assessoria do Prefeito, o secretários Aldo Santos, da Agricultura e Reforma Agrária; Aluisio Lessa, da Articulação Social e Regional, e Danilo Cabral, secretário das Cidades, estarão em Saloá a partir das 9h.

"A participação do Governo de Eduardo Campos em Saloá tem sido determinante na construção de uma cidade melhor. Nós temos uma relação bastante estreita com cada um desses Secretários, uma relação de amizade que se converte em projetos em prol do nosso povo", destacou o prefeito Ricardo Alves.

Na programação dos secretários está a assinatura de vários convênios, como a construção de uma Praça e da Quadra Poliesportiva do povoado São Serafim; Inauguração do PSF do distrito de Iatecá e entrega de Kits de irrigação para os produtores rurais. Após visita às obras, eles participarão de um almoço na residência do ex-prefeito Rivaldo Alves. A comitiva será acompanhada por Vereadores e Secretários Municipais.

Garanhuns leva o Natal Luz para os Bairros

A programação do NATAL LUZ em Garanhuns já está na rua, ou melhor, nos bairros. Ao todo, 10 comunidades estão recebendo atrações como reisados, pastoris, representação de autos de natal, corais, bumba-meu-boi e a Orquestra Manoel Rabelo com um show montado especialmente para esses momentos. Os 3 distritos que pertencem ao município (Miracica, Iratama e São Pedro) também serão contemplados com as apresentações.

Para poder chegar aos bairros mais distantes, a Secretaria de Cultura criou um "cenário itinerante", de fácil montagem/desmontagem e que garante mais agilidade no deslocamento da equipe e dos grupos que participam da grade de programação. Outra novidade é a inclusão de pessoas do próprio bairro nas apresentações, o que proporciona o protagonismo e a descoberta de talentos. A programação nos bairros teve inicio no final de semana passado (dias 22, 23 e 24/11) e será retomada na próxima sexta-feira (29) e se estenderá até a quinta-feira (05/12). Nos distritos, o "cenário itinerante" levará atrações aos domingos (8, 15 e 22/12).


A Programação do NATAL LUZ de Garanhuns também contará com outros polos de animação: o Espaço Luiz Jardim, com cultura popular; Relógio de Flores, Espaço Colunata e a sede da Prefeitura, com shows tradicionais da época. (Com informações da Secretária de Cultura Cirlene Leite)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

LAUDO MÉDICO REVELA: Trio acusado de praticar canibalismo em Garanhuns não tem problemas mentais

Um laudo técnico atestou que os três acusados de crimes de canibalismo em Garanhuns, ocorridos no ano passado, não têm problemas mentais. Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, Isabel Cristina da Silveira e Bruna Cristina Oliveira da Silva foram avaliados pelo Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, a pedido do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os laudos foram solicitados em dezembro de 2012 pela juíza Maria Segunda Gomes, emitidos na última quarta-feira, dia 20 e entregues à Justiça na sexta, dia 22.

Com o laudo, o TJPE confirma que os réus passam a ser imputáveis, ou seja, respondem pelos atos que cometeram. Os crimes foram descobertos em abril do ano passado. Pelo menos três mulheres foram encontradas mortas, enterradas em quintais de casas de Garanhuns e Olinda. Os três permanecem presos e ainda não foi marcada a data do julgamento.

Em outubro do ano passado, houve a primeira audiência de instrução e julgamento do trio em Olinda. Na cidade, eles respondem por três crimes: homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio (violação) e ocultação de cadáver. A vítima é Jéssica Camila da Silva Pereira, no ano de 2008. O trio também responde por duas mortes em Garanhuns. Todos os homicídios têm traços de violência, canibalismo e rituais macabros.

ENTENDA O CASO - O inquérito relata que Jéssica Pereira era moradora de rua, tinha 17 anos, uma filha de um ano e aceitou viver com os acusados. Eles planejaram ficar com a criança depois de matar a mãe. Em Garanhuns, as vítimas foram Giselly Helena da Silva, 31 anos, e Alexandra Falcão da Silva, 20 anos, mortas, respectivamente, em fevereiro e março do ano passado.


De acordo com a polícia, a carne dos corpos das vítimas era fatiada, guardada na geladeira e consumida pelo trio. A criança, inclusive, também teria comido da carne da mãe. Eles teriam até utilizado parte da carne das vítimas para rechear coxinhas e salgadinhos que vendiam em Garanhuns.

Os acusados afirmam fazer parte da seita Cartel, que visa a purificação do mundo e o controle populacional. A ingestão da carne faria parte do processo de purificação. O caso veio a público depois que parentes de Giselly Helena da Silva denunciaram o seu desaparecimento. Os acusado usaram o cartão de crédito da vítima em lojas de Garanhuns e foram localizados. Uma publicação contendo os detalhes dos crimes - registrada em cartório - foi encontrada na casa dos réus. Para a Polícia Civil de Pernambuco, não há possibilidade de outras mortes terem sido praticadas pelo trio no estado. (Com Informações do G1)

SÃO JOÃO: Ex-secretário faz graves Denúncias

Essa é destaque no Blog do Jornalista Roberto Almeida: 

Um dos principais responsáveis pela eleição do prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD), o ex-secretário municipal José Porfírio (DEM), após romper com o então aliado, passou a ser acusado de desvio de verba. Criticado, o democrata resolveu dar o troco e, em entrevista à Folha de Pernambuco, “pagou com a mesma moeda” e fez sérias acusações contra o atual gestor.

José Porfírio entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito Genaldi Zumba que, segundo ele, precisa explicar um rombo de R$ 800 mil existente nos cofres públicos. O democrata foi além e revelou ter financiado toda a campanha política do grupo vencedor em São João no pleito do ano passado.


O ex-secretário disse que doou ao então candidato cinco caminhões-pipa, seis tratores de aração de terra, materiais para a construção de uma ponte - que nunca foi construída – e realizou um empréstimo no valor de R$ 14 mil, que, segundo ele, serviu apenas para ter o registro na prestação de conta, visto que o mesmo valor foi retirado horas depois e devolvido. “A prestação de contas foi ilegal”, afirmou José Porfírio. 

O democrata foi exonerado da pasta no último mês de outubro, quando o vereador Geraldo do Cestão (PSD) solicitou à Câmara de Vereadores investigação na Secretaria de Saúde, relativo ao repasse da verba ao Instituto de Previdência Social do Município de São João (Iprevis) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), inadimplentes há cinco meses, segundo o parlamentar.


À época, José Porfírio procurou o prefeito pedindo que ele o defendesse da acusação, mas não obteve êxito. De acordo com o ex-secretário, o repasse de R$ 800 mil sequer foi feito à Secretaria de Saúde. “Quero que o MPF e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizem a Secretaria de Saúde e saibam o que aconteceu, pois eu não peguei este dinheiro”, alegou.

Procurado pela Folha de Pernambuco, o prefeito Genaldi Zumba ainda não se pronunciou sobre as alegações apresentadas na reportagem. (Com informações da Folha de Pernambuco)

Prefeitura informa que já investiu mais de 20 Milhões de Reais em Saúde


COMUNICADO – PREFEITURA DE GARANHUNS – SECRETARIA DE SAÚDE

"A Secretaria de Saúde de Garanhuns esclarece que todas as 34 Unidades Básicas de Saúde estão com suas equipes completas, incluindo o profissional médico (planilha em destaque com a relação dos médicos por unidade básica de saúde). A confirmação pode ser feita consultando o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde. Apenas o profissional médico da USF Brasília 2 encontra-se em afastamento por licença médica. Porém, já está sendo providenciado um médico substituto, o qual deverá iniciar suas atividades naquela USF no início de dezembro.

Apesar da postagem no Facebook do advogado Alexandre Marinho (repercutida no Blog do Jornalista Carlos Eugênio) não especificar os locais onde supostamente haveria falta de médicos e de insumos como (soro, gase, esparadrapo) afirmamos que nenhum destes materiais está em falta nos postos e nem na central de abastecimento farmacêutico do município. Quem quiser pode fazer uma visita à nossa central e confirmar com Dra. Fátima Cristina Albuquerque, farmacêutica responsável técnica.

Quanto ao financiamento da saúde, informamos que o valor de R$20 milhões mencionado na postagem é referente apenas ao repasse fundo a fundo do Ministério da Saúde. Porém o Governo Municipal vem investindo ainda mais com a manutenção de todos os serviços, pois apenas a Folha de Pagamento Mensal corresponde ao valor aproximado de 2 milhões de reais.

O SAMU, inaugurado em maio de 2013 ainda não recebeu nenhuma parcela da contrapartida federal. O último repasse estadual recebido para a Farmácia Básica foi do primeiro trimestre de 2012. A Central Regional de Regulação, inaugurada em julho de 2013 também não recebeu nenhum repasse federal. Ou seja, todos estes serviços estão sendo mantidos com recursos próprios.

É importante ressaltar que enquanto o investimento mínimo em saúde exigido por lei é de 15%, o Governo Municipal de Garanhuns já chegou aos 18% até agora. É importante salientar também que este governo vem buscando melhorar a estrutura de saúde do município com a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde e Construção de mais cinco. O município também foi buscar por meio de projeto no Governo Federal e conquistou a primeira UPA 24 horas de Garanhuns que deverá ser iniciada em breve.

Sabemos das dificuldades que o setor de saúde enfrenta em todo o país, mas o compromisso do Governo Municipal de Garanhuns é melhorar a cada dia o atendimento em saúde no nosso município, trabalhando na prevenção de doenças e promoção da saúde". 

Náutico e Tigre duelam pela decisão

O segundo jogo entre Náutico e Tigre, pelas semifinais do Campeonato Pernambucano de Futsal Adulto Masculino, será hoje, às 20h, no ginásio dos Aflitos. No confronto de ida, as equipes empataram por 1x1, em Garanhuns. O grupo que sair vencedor pega o Central na decisão. A Patativa se classificou à final ao passar pelo Sport.

O jogo de hoje será o quarto envolvendo Náutico e Tigre no Estadual 2013. Nas três edições passadas do encontro, os times terminaram empatados. O equilíbrio, portanto, é um fator que marca o momento.

O Náutico é um dos principais nomes do Estadual. Manteve-se entre os primeiros da tabela durante o torneio, ocupando a vice-liderança na maior parte da disputa. Na fase classificatória, só não teve forças para ultrapassar o Central. Nas quartas de final, despachou o ABF/Pombos.

Empolgado com o nível do duelo, o técnico alvirrubro, Baixinho, expõe seu otimismo. "O empate no primeiro jogo traduziu bem a história da partida. Agora, jogaremos em casa, com o apoio da nossa torcida. Além disso, teremos como fator positivo a nossa quadra, que tem dimensões menores em relação ao ginásio do Sesc de Garanhuns. Isso nos permitirá imprimir uma maior dinâmica", vibra. E ressalva: "Temos algumas vantagens, mas elas não chegam a ser sinônimo de vitória".

O Tigre, por sua vez, é o atual tetracampeão estadual e detentor do título da Liga Nordeste 2013. Apesar de ter passado boa parte da competição local na zona intermediária da tabela, no final da etapa de classificação, o time de Garanhuns cresceu. E nas quartas de final, eliminou uma das principais surpresas do campeonato, o ABC/Paulista.

Entretanto, ter o Timbu como adversário é um fator complicador. Os alvirrubros vivem boa fase, contando com um time estável. E mais: o Náutico não chega a uma final de Pernambucano desde 1987, quando sagrou-se campeão estadual pela última vez. A equipe recifense está mordida.

O confronto entre Náutico e Tigre reforça a briga existente entre os clubes da capital e do interior pela hegemonia do futsal estadual. Na outra semifinal, em que Central e Sport mediram forças, o alvinegro caruaruense alçou o nome do Agreste ao ser o primeiro clube a se classificar para a decisão. Depois de um empate por 2x2 no primeiro jogo, disputado no Ginásio Municipal de Paulista, rubro-negros e centralinos voltaram a empatar por 1x1, no sábado, na quadra da APCEF, em Caruaru. Na prorrogação, vitória da Patativa por 1x0. (Com informações do JC)

Prefeitura abre 80 vagas em Concurso

A Prefeitura de Calumbi, no Sertão do Pajeú, a 407 quilômetros do Recife, abriu concurso público para preenchimento de 80 vagas, sendo 16 delas destinadas a pessoas com deficiência.

As inscrições tiveram inicio na última segunda-feira, dia 25, e seguem até o dia 29 de dezembro pelo site: www.conpass.com.br . As provas vão acontecer no dia 9 de fevereiro de 2014.

Há vagas na área médica e também para professores de Educação Física, Matemática, Português e educadores com magistério. Já os cargos de Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Eletricista, Marceneiro, Guarda Municipal, Auxiliar de Serviços Gerais devem ter ensino fundamental incompleto.

Fundação Carlos Chagas deve ser organizadora do Concurso da Assembleia

A organizadora do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco deve ser a Fundação Carlos Chagas (FCC), mas o fato só deve ser confirmado durante esta terça-feira, dia 26, de acordo com o procurador da Casa Joaquim Nabuco, Hélio Lúcio. “Estamos aguardando para dar o posicionamento a respeito disso, pois a FCC ainda não enviou o orçamento, que deve chegar amanhã nas mãos da Superintendência Geral”, explicou o jurista.

Na última segunda-feira, dia 25, a assessoria do deputado João Fernando Coutinho, primeiro secretário da Mesa Diretora da instituição, informou que o parlamentar havia confirmado a FCC como banca elaboradora do edital do concurso. O superintendente geral do órgão, Marcelo Cabral, não ratificou a informação. “Isso só será definido e divulgado nesta terça-feira, dia 26”, declarou.

Ainda segundo a assessoria de Coutinho, dentro de 15 dias os Projetos de Lei (PLS) 1616/2013 e 1617/2013 devem voltar à Alepe após sanção do governador Eduardo Campos. Os PLS foram aprovados por unanimidade no plenário do Legislativo Estadual em meados de novembro.

Junto com a FCC, a Fundação Getúlio Vargas e a Escola de Administração Fazendária (Esaf) já haviam sido apontadas pelo presidente do órgão, o deputado Guilherme Uchoa, como possíveis empresas organizadoras na última semana. Com a definição da banca, o anúncio do esperado conteúdo programático deve sair em breve.

OPORTUNIDADES - Com o processo seletivo para preenchimento de postos efetivos, serão oferecidas 40 vagas para o cargo de agente legislativo e 60, para analista legislativo. Os agentes devem ter concluído o ensino médio e os analistas devem ter graduação nas especialidades de cada cargo: consultor legislativo (qualquer nível superior), jornalista, engenheiro, historiador, contador e profissional de informática. Os salários são de R$ 4.780,74 e de R$ 11.315,33, respectivamente.

Tornozeleiras eletrônicas passam a ser utilizadas nos agressores de mulheres em Garanhuns

Garanhuns é hoje a primeira cidade do interior do estado de Pernambuco a utilizar tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres vítimas de violência doméstica. O fato inédito é uma conquista da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns, em articulação com a Delegacia da Mulher, por meio de parceria realizada com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). O mecanismo de controle é colocado nos agressores que descumprirem a medida de segurança que protege suas vítimas, e se configura em “vergonha social”, como marca de suas atitudes contra a mulher.

De acordo a delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, 10 agressores já estão usando as tornozeleiras na cidade. “Isso representa uma grande vitória para as mulheres e familiares do nosso município, pois efetiva os discursos do governo quanto ao cuidado, proteção e segurança para com nós mulheres”, afirma Eliane Simões, coordenadora da Mulher no Município. “Eles não poderão esconder estas tornozeleiras, nem no jogo de futebol, e nem no ambiente de trabalho, e assim, ficarão marcados”, complementou ela.

COMO FUNCIONA O MECANISMO – O agressor precisa manter uma certa distância de sua vítima, bem como da família dela, determinada pela Justiça. Ao descumprir a regra judicial, e ultrapassar o limite de aproximação, é acionado um emissor, que fica de posse da vítima. Com isto, automaticamente, é acionado um mecanismo na Central de Monitoramento, que imediatamente aciona a polícia, e o agressor é preso.