sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trânsito em Garanhuns passa por alterações durante o Carnaval

O trânsito de Garanhuns passará por mudanças durante o período carnavalesco. As alterações ocorrerão a partir da noite desta sexta-feira (28). A Avenida Rui Barbosa está interditada para o desfile do Bloco das Virgens.

A  Praça Campos Sales, no Bairro do Magano, também estará interditada para o desfile do Bloco Camisa Azul.  As intermediações da praça também estarão fechadas para a montagem do Palco QG da Folia, onde neste sábado (1º) ocorrerá a concentração dos blocos e das escolas de samba, a partir das 13h. Já a Praça Pedro Segundo, no Bairro Boa Vista, a interdição será a partir das 13h nos dias 3 e 4 de março.

Durante o Jazz Festival, entre os dias 1 e 4 de março, será interditada a Rua Manoel Clemente, nas mediações do Parque Ruber Van Der Lin. O trânsito será desviado pela Rua Orlando Vanderley a partir das 13h. Já no Polo Praça Mestre Dominguinhos, serão interditadas a  Rua Afonso Pena, nas mediações em frente ao Centro Cultural; Praça Dom Moura, Praça Tiradentes e a Rua Coronel Antônio Souto.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) fará o  acompanhamento e a retenção do trânsito nos locais interditados. "As interdições poderão ter alterações de acordo com o fluxo de pessoas e veículos que circularem nos locais", explica.

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA


Confira o resultado preliminar encaminhado pela Comissão de Coordenação do certame, referente a seleção pública simplificada realizada pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social. 

Para acessar o RESULTADO PRELIMINAR, clique em Mais Informações: 

Câmara de Garanhuns publica aviso do Concurso Público

Confirmada a posição do Presidente da Câmara de Garanhuns, o vereador Audálio Ramos Filho (PSDC). O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 28, traz o extrato do Aviso do Concurso Público do Poder Legislativo de Garanhuns.

O Edital, que traz maiores informações quanto as áreas e subáreas de conhecimentos, distribuição das 28 vagas por cargos, normas e procedimentos para participação do Concurso Público, deverá ser publicado a qualquer momento no site da IAUPE: www.upenet.com.br.


Vale ressaltar que o Aviso do Edital publicado hoje, no Diário Oficial da AMUPE, registra que as inscrições para o Concurso acontecem entre os dias 7 e 30 de março. 

SAIBA MAIS. LEIA TAMBÉM: 

AUDÁLIO CONFIRMA: Extrato do Edital do Concurso da Câmara de Garanhuns sai nesta Sexta-feira

Águas Belas parte na frente e trabalha na formatação de Plano pela Primeira Infância

O município de Águas Belas vai contar em breve com um Plano Municipal pela Primeira Infância. A Ação vem sendo desenvolvida pela Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social e visa criar propostas concretas e programar ações voltadas a garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos no Município.

Para tornar mais democrática a formatação do Plano foi promovida nesta semana uma Oficina Preparatória sobre o tema. O momento aconteceu no Espaço Nordeste e foi prestigiado pelo Prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PT) e pela Secretária de Assistência Social, Ilma Gomes, além de representantes de órgãos governamentais e da sociedade águas-belense.

“A oficina Plano Municipal da Primeira Infância: Instrumento de Diagnóstico e Marco Lógico serviu para orientar os munícipes visando a construção dos Planos e facilitar o processo de conhecimento da realidade local da Primeira Infância e consequentemente subsidiar e fomentar as nossa ações neste segmento”, registrou a Secretária de Assistência Social, Ilma Gomes.

CARNAVAL DAS ETNIAS – E teve inicio na noite de ontem, dia 28, o Carnaval das Etnias de Águas Belas. O Tradicional Bloco das Virgens, puxado pelo Trio Elétrico e banda Bicho do Mato arrastou uma verdadeira multidão estimada em 5 mil pessoas, marcando a abertura das festividades carnavalescas no Município. “Abrimos a nossa festa em grande estilo, com a população de Águas Belas saindo às ruas para brincar com harmonia e segurança o nosso carnaval”, registrou o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PT), que ao lado de membros da sua equipe, prestigiou a festividade.   

Iati recebe novo ônibus e amplia serviço de Transporte para Universitários

O município de Iati foi contemplado recentemente com um novo Micro-ônibus, dotado de ar-condicionado e adaptado para o embarque e transporte de cadeirantes e estudantes com dificuldades de locomoção. A chegada do novo veículo é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do programa Caminho da Escola.

Além da conquista, o Governo Padre Jorge esta ampliando o serviço de transporte para os estudantes que cursam o Ensino Superior, cursos técnicos e pré-vestibulares nas instituições de ensino de Garanhuns. “Estamos oferecemos o serviço com conforto e segurança a todos os alunos. A Ação agrada a comunidade estudantil, que até 2012, tinha que custear o transporte”, registra o secretário de Educação do Município, Erlan Tenório, que
anuncia a ampliação do serviço: “já fizemos um cadastro e passaremos a atender a 105 estudantes com esse serviço. A meta do Prefeito Padre Jorge é incentivar cada vez mais a participação dos jovens de Iati em cursos técnicos e superiores que são oferecidos em Garanhuns”, pontua o Secretário.

TRANSPORTE ESCOLAR - A Prefeitura de Iati também disponibiliza o transporte escolar para os estudantes matriculados na sede do Município dos ensinos Fundamental e Médio e que residem nos povoados Quati e Santa Rosa. “São cerca de vinte e cinco rotas de transporte, em que são beneficiados os alunos que cursam do 6º ao 9º ano (de 5ª e 8ª série) e os estudantes da escola estadual”, registra o titular da Pasta de Educação, que complementa: “a Prefeitura também realiza o transporte dos estudantes que residem nas localidades rurais para o povoado de Santa Rosa”, finaliza Erlan Tenório.

GARANHUNS: Hoje tem Bloco das Virgens na programação das prévias do Carnaval

Com 31 anos de criatividade, irreverência e tradição, o Bloco das Virgens desfila nesta sexta-feira, dia 28, fechando a programação das prévias do carnaval de Garanhuns. A partir das 19h, as “virgens” começam a concentração em frente ao Restaurante Chez Pascal, na Avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis, e depois seguem em direção a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A banda Revelação Nacional e a cantora Kiara Ribeiro são responsáveis pela animação.

O bloco conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, além de receber a colaboração de empresários da Cidade. A organização do Evento espera que, neste ano, cerca de 20 mil pessoas acompanhem o tradicional bloco.

Para tornar o desfile ainda mais irreverente, as virgens mais belas e criativas irão concorrer a prêmios, que vão do 1º ao 6º lugar. Para participar, os candidatos deverão se inscrever pelo telefone (87) 9917.5383 ou no bar e restaurante A Casa é Sua, localizado na Rua Ary Barroso, nº 144, no centro de Garanhuns.

Estrutura do Garanhuns Jazz Festival é Ampliada

Tem inicio neste sábado, dia 1º, o Garanhuns Jazz Festival. Em sua sétima edição, o evento traz inovações no quesito infraestrutura dos polos de animação, além de uma grade artística que chama a atenção dos amantes do jazz e blues. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos continua abrigando os shows noturnos; as oficinas de instrumentos musicais e as apresentações vespertinas serão realizadas no Parque Ruber van der Linden – o Pau Pombo. O GJF segue até o dia 4 de março e promete movimentar a economia da Cidade.

Estão sendo instalados 22 banheiros químicos, sendo dois deles especiais. Para atender a demanda de público, a estrutura coberta será ampliada e o número de cadeiras dobrará de quantidade, passando de 200 para 400 assentos. Já no Pau Pombo, além de uma estrutura maior de palco, o Parque receberá uma feira de artesanato e um chalé que deverá concentrar as inscrições para participação nas oficinas.

“Realizamos uma pesquisa, em parceria com a Empetur, no ano passado, e verificamos que a maioria dos nossos visitantes indicariam o Garanhuns Jazz Festival para outras pessoas ou que voltariam para cá. Então esperamos superar a expectativa, novamente”, comenta a secretária de Turismo, Gerlane Melo, que estima em 90% a taxa de ocupação de leitos disponíveis na rede hoteleira durante o Evento.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) vai trabalhar em esquema especial para garantir a ordenação do trânsito e a trafegabilidade dos moradores e visitantes da Cidade durante GJF. Serão empregadas na operação, seis motos e quatro viaturas, com 35 homens e seis orientadores de trânsito. As polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros também estarão com efetivos atuando durante o Evento. “O público que for participar poderá se divertir com a família e os amigos. Estamos com um reforço na segurança, temos o apoio dos outros Órgãos de segurança pública. Atuaremos no intuito de promover, mais uma vez, tranquilidade”, destaca a presidente da AMTT, Ana Rossini.


Para conferir a programação completa do Garanhuns Jazz Festival basta clicar em Mais Informações.    

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mesmo com Crise Política, São João vai realizar Grande Carnaval

Com a tradição de realizar o “Melhor Carnaval do Agreste Meridional” e mesmo atravessando um momento político bastante delicado, com direito a cassação do Prefeito Genaldi Zumba (PSD) e a realização de uma nova eleição (dia 6 de Abril), o Município de São João, que vem sendo governado pelo Prefeito Interino Jamesson Guilherme vai promover uma grande festa carnavalesca.

Forró com swing; axé, samba e frevo pernambucano capitaneados por Mano Walter, Forró Pegado, Geraldinho Lins e Nairê, entre outros, compõem a programação do Carnaval de São João, que começa neste sábado, dia 1º de março.

A programação oficial da Festa foi anunciada na tarde de hoje, dia 27, na Câmara Municipal, pelo presidente do Poder Legislativo, Pierre Santiago e pelo produtor cultural Eduardo Cabral, que organiza o Evento. O prefeito interino de São João, Jamesson Guilherme (PR) não esteve presente ao ato, pois se encontrava na Capital do Estado.

Além das atrações de renome, a proposta do Carnaval de São João é valorizar os artistas locais. Todos os dias orquestras de frevo animaram os são-joanenses e visitantes e até uma Escola de Samba, vinda de Garanhuns vai participar da festa.

O Evento que vem sendo denominado de ‘Carnaval da Paz’ dará ênfase a segurança dos foliões. A Polícia Militar e Seguranças Particulares contratados pela Prefeitura serão responsáveis em garantir uma festa segura. (Com Informações do Jornalista Roberto Almeida)

Clique em Mais Informações e confira a Programação do Carnaval em São João.

Trecho da UPAE na BR 423 receberá Lombadas e Sonorizadores

A Superintendência Regional de Pernambuco, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Unidade Local de Caruaru, enviou ao Prefeito Izaías Régis (PTB), um relatório técnico sobre a implantação de redutores de velocidade na BR-423, trecho localizado em frente à Unidade de Pronto Atendimento Especializada (UPAE). Após vistoria no local, acompanhada inclusive pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Aldo Lourenço, o DNIT informou que a rodovia receberá duas lombadas físicas e dois sonorizadores.

No último dia 23 deste mês, uma criança de cinco anos morreu após ser atropelada por uma motocicleta, que estava sendo pilotada em alta velocidade, no quilômetro 96 da Rodovia. O fato causou revolta dos moradores da localidade, que realizaram várias protestos no trecho, solicitando a instalação de equipamentos que pudessem minimizar os riscos de quem precisa utilizar a rodovia diariamente.

As duas lombadas estarão 100 metros afastadas uma da outra. A faixa de pedestres está prevista para ser locada em frente ao portão de acesso principal da UPAE.

MAIS SEGURANÇA EM MANOEL CHÉU - E já estão em fase de conclusão os serviços de instalação de redutores de velocidade em trecho da BR 424, nas imediações da comunidade de Manoel Chéu. A Ação é do DNIT, sendo fruto de uma série de solicitações da vereadora Luzia da Saúde (PSB), que representa a localidade na Câmara Municipal. O Trecho apresenta alto risco de acidentes, sobretudo aos que atravessam a rodovia nos sentidos centro/subúrbio e subúrbio/centro. Um projeto visando a construção de uma passarela no local já foi apresentado pela Prefeitura junto ao DNIT. A meta é proporcionar mais segurança aos cidadãos que transpõem a rodovia diariamente aos mais diversos destinos. (Nas imagens acima, o Vereador Gil PM auxilia moradores na travessia da Rodovia)

UPE abre seleção para cursos de pós-graduação no Campus Garanhuns

A Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns está com inscrições para seleção de pós-graduações, até esta sexta-feira, dia 28, nos dois horários. Há disponíveis 13 cursos lato sensu e o atendimento acontece das 8 às 12 e 14 às 17h.

Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia; Saúde Pública; Gestão Cultural; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo; Ensino da Matemática; Ensino de Biologia; Ensino de Geografia; Ensino de História; e de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas são os cursos disponíveis.

Para se inscrever, é necessário ir ao Campus com currículo documentado, cópia do diploma autenticada, histórico da graduação e uma foto 3x4. A taxa da seleção é R$ 80 e o resultado está programado para sair após o carnaval. As aulas devem durar 18 meses. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone: (87) 3761-8220.

Professor lança Projeto Sócio-esportivo em Garanhuns

Essa é destaque no Site Agreste Violento:

“Foi apresentado na noite da última terça feira , 25 de fevereiro, no salão de eventos da AABB/Garanhuns o Projeto do professor Alexsandro Vicente “Garanhuns em Busca de Campeões”. A Ação tem como objetivo identificar e aprimorar campeões em diversas modalidades na área dos esportes, através de seleções com crianças com idade entre 7 e 16 anos.

De acordo com o Agreste Violento, a estrutura do Projeto se desenvolverá através de profissionais da Pedagogia, Educação Física e Saúde. Pretende-se uma participação por parte da Prefeitura Municipal de Garanhuns, visto que a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) já se posiciona com a contribuição de disponibilizar sua estrutura física no período da manhã e tarde, durante a semana.

Estiveram presentes entre outros convidados no Evento, os vereadores, Gil PM, Haroldo Vicente, Luzia da Saúde, Zaqueu Lins e Paulo Leal, que receberam das mãos do diretor da AABB, Carlos Alberto Tenório uma cópia do Projeto. Ainda segundo o Site de Notícias, os Parlamentares se comprometeram em apoiar o Projeto e de apresentar a iniciativa aos demais Parlamentares Municipais”. (Para acessar maiores detalhes quanto a esse projeto, acesse: www.agresteviolento.com.br )

Crianças da Cohab 3 conhecem obras de Romero Britto

A equipe da Biblioteca do Conhecimento/SESI, instalada no bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3, promoveu durante todo este mês de fevereiro uma oficina educacional em que foram trabalhadas, junto as crianças e adolescentes do bairro e sobretudo aquelas moradoras das Casas Populares, o trabalho do pintor Romero Britto. Dentro da programação, a oficina contou com a participação da artista Jeanne Duarte.

O recifense Romero Britto é um pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos. Considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas, já pintou quadros para personalidades como Madonna e Arnold Schwarzenegger, e foi responsável em produzir a
capa de um dos CDs de Michael Jackson. Também produziu telas para nomes como Dilma Rousseff, Bill Clinton e o casal real príncipe William e Kate Middleton, e a convite do príncipe Charles jantou no Palácio de Buckingham.

“Nosso foco foi a partir da história dele (Romero Britto), trabalhada em cima da superação. Buscamos mostrar a possibilidade de sucesso e conquistas, além do desenvolvimento artístico das crianças atendidas pela Biblioteca”, pontuou a professora Wilza Vitorino, que coordena o Espaço.

Para conferir todas as imagens do Evento, clique em: https://www.facebook.com/wilza.vitorino?fref=ts

Trabalhadores Rurais realizam mobilizações no Agreste

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 27, uma mobilização de trabalhadores rurais em Garanhuns. Segundo informações da categoria, a intenção é conseguir alterações no tempo previsto para direitos, como licença maternidade e idade para dar entrada na aposentadoria.

A mobilização faz parte de uma ação nacional com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (FETRAF). Em Pernambuco, além de Garanhuns, os trabalhadores promoveram atividades em outros onze municípios, entre eles, Canhotinho, Bom Conselho e Águas Belas. Cerca de 80 mil trabalhadores participaram do Movimento.

QUESTÕES DE GÊNERO - As trabalhadoras rurais reivindicam 6 meses de licença maternidade e as trabalhadoras urbanas direito a aposentadoria com 55 anos de idade. Os trabalhadores urbanos reivindicam direito a aposentadoria aos 60 anos. Em todo o Estado está circulando um abaixo assinado para buscar estas alterações junto ao Congresso Nacional. (Com informações do G1)

AUDÁLIO CONFIRMA: Extrato do Edital do Concurso da Câmara de Garanhuns sai nesta Sexta-feira

O Presidente da Câmara de Garanhuns, o Vereador Audálio Ramos Filho (PSDC) concedeu entrevista exclusiva ao Blog quando repassou informações importantes quanto ao Concurso Público que o Legislativo Garanhuense promoverá nos próximos dias.

De acordo com Audálio, a Portaria nomeando a comissão do Concurso será publicada nesta quinta-feira, dia 27, no Diário Oficial da AMUPE e o extrato da autorização do edital terá a sua publicação nesta sexta-feira, dia 28, no Diário Oficial de Pernambuco.

“A Assessoria Jurídica da Câmara já revisou o Edital e enviamos de volta ao IAUPE. Hoje estaremos publicando a Portaria da Comissão do Concurso e nesta Sexta (amanhã) é muito provável que seja publicado o Extrato do Edital no Diário Oficial do Estado. A partir daí o IAUPE fica autorizado a lançar o Edital”, pontuou o Presidente da Câmara.

Como já havia sido divulgado, o Concurso será organizado IAUPE/UPE e oferecerá 28 vagas, sendo 6 destinadas a portadores de necessidades especiais. Os cargos em disputa devem ser: Analista Legislativo, Agente Administrativo, Técnico em Informática, Técnico Administrativo, Auxiliar Administrativo, Copeira, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais e Guarda Patrimonial. Caso o Edital seja publicado nesta sexta-feira, dia 28, a expectativa é que as provas sejam realizadas no próximo dia 13 de abril. Caso as datas se confirmem é grande a possibilidade de que a homologação do certame e consequente convocação dos aprovados aconteça ainda no primeiro semestre deste ano.

PRIMEIRO DA HISTÓRIA – O Concurso da Câmara de Garanhuns é o primeiro na história do Poder Municipal e talvez por conta disso a ação do vereador Audálio Filho venha tendo tanta repercussão. É que depois da passagem de diversos Presidentes pela Casa Raimundo de Moraes, apenas o Economista teve pulso e vontade política para enfrentar o desafio e as pressões internas.   

Apesar de Audálio não confirmar e tratar do assunto como especulativo, informações de bastidores revelam que o Presidente da Câmara foi muito pressionado a não realizar o Concurso. A pressão contrária só foi ‘aliviada’ depois da intervenção do Ministério Público, que através do projeto Admissão Legal sugeriu a realização do certame, tanto na Câmara, quanto na Prefeitura de Garanhuns.

Audálio tem o seu nome cotado para disputar o mandato de Deputado Estadual com o apoio do Prefeito Izaías Régis (PTB) e a ‘coragem’ de bancar o Concurso, deve lhe render dividendos políticos caso se concretize a sua candidatura. 

CONCURSO PÚBLICO: Ministério Público solicita informações a Prefeita e ao Presidente da Câmara de Capoeiras

O Promotor Reus Alexandre Amaral, que atua na promotoria de Capoeiras, publicou no Diário Oficial do Estado de Pernambuco/Ministério Público Estadual, desta quarta-feira, dia 26, a Portaria nº 001/2014, em que solicita uma série de informações a Prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB), e ao Presidente da Câmara de Capoeiras, o vereador Antônio Crioulo. É que o representante do Ministério Público defende a realização de um Concurso Público na Cidade.

O Promotor concedeu um prazo de 15 dias úteis para que tanto a Prefeita, quanto o Presidente da Câmara enviem a Promotoria de Capoeiras a seguinte documentação:

a) quantitativo, qualificação, remuneração e lotação dos servidores concursados;
b) número de cargos vagos, por espécie;
c) quantitativo, qualifi cação, remuneração e lotação dos servidores comissionados;
d) quantitativo, qualifi cação, remuneração e lotação dos servidores contratados temporariamente;
e) cópia das leis que criaram os cargos acima apontados;
f) cópia do último edital do concurso público realizado e cópia do seu ato de homologação;
f) relação dos cargos do último concurso e indicação do número de cargos a serem providos através do certame;
g) quantidade de nomeações realizadas em função do último concurso, com especificação das nomeações realizadas para cada espécie de cargo;
h) o número de cargos vagos em decorrência de falecimento, aposentadoria, exoneração e demissão;
i) informação sobre a existência de empresas terceirizadas para a prestação de serviços públicos, devendo-se apresentar cópia do contrato.

Ainda na Portaria, o Promotor Reus Alexandre cita o projeto “Admissão Legal”, instituído pelo MP com o objetivo de verificar o cumprimento, pela Administração Pública, da regra do concurso público para a investidura em cargo ou emprego público e combater a prática de contratações temporárias ilegais e nomeações ilícitas para cargos comissionados. Vale registrar que a Prefeita Neide Reino, já concedeu entrevistas em que sinalizou a sua pretensão em promover um Concurso Público na cidade de Capoeiras.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Senac oferece vagas para Cursos Gratuitos em Garanhuns

O Senac Garanhuns esta com inscrições abertas para cursos de Operador de Computador, Cabeleireiro e Artesão em Bordado à Mão. As oportunidades integram o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que se destina a pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados - priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador.

O Senac vem disponibilizando 75 vagas na Unidade local. As inscrições estão abertas até o próximo dia 5 de março. Para proceder a etapa, o candidato deve ler com atenção o Documento do Processo de Inscrição 2014.9. As inscrições devem ser feitas no site: www.pe.senac.br/psgnet. O resultado do processo acontece no dia 6 de março, já as matriculas devem ser realizadas nos dias 6 e 7 de março.

Confira as vagas e pré-requisitos para Inscrição nos Cursos oferecidos, gratuitamente, pelo SENAC (clique na Imagem para ampliar). 


Compesa fará Concurso Público para cargos de níveis superior, médio técnico e fundamental

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), publica no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, desta quarta-feira, dia 26, extrato da Dispensa de Licitação com fins a contratação de Fundação para coordenar um Concurso Público que a Compesa planeja realizar ainda neste ano.  

De acordo com a publicação, o Certame disponibilizará de vagas para cargos de níveis superior, médio técnico e fundamental. A entidade que ficará responsável pela prestação de serviços técnicos especializados de planejamento, organização e execução do Concurso Público da COMPESA será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A Publicação não traz informações quanto a projeção de vagas ou cargos, todavia garante a decisão do Diretor Presidente da Estatal em realizar um novo certame da Companhia. O Último concurso promovido pela Compesa aconteceu em 2012. 

Clique em Mais Informações para conferir a Publicação no Diário Oficial de Pernambuco. 

ÁGUAS BELAS: Genivaldo participa de Entrega de Habitações em Tribo Fulni-ô

O Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes Delgado (PT), acompanhado por Vereadores, Secretários Municipais e lideranças indígenas, esteve na último sábado, dia 22, na Tribo Fulni-ô, para entregar 39 Casas Populares, construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR, viabilizado numa parceria entre o Governo Federal, através da Caixa; Prefeitura de Águas Belas e Cooperativa Bemorar.

As habitações são construídas em alvenaria e trarão mais dignidade às famílias contempladas. “Através de programas como este, o PNHR e como o Minha Casa Minha Vida, o Governo da Presidente Dilma vem dando dignidade aos moradores das localidades rurais e indígenas. Estou Feliz em participar desse processo, pois estamos levando mais conforto e dignidade aos moradores de Águas Belas”, registrou o Prefeito, que inclusive vem tendo o seu nome cogitado como um forte pré-candidato a Deputado Estadual nas eleições de outubro próximo. 

Confira outras imagens referentes ao Evento. Clique em Mais Informações: 

Moradora de Condomínios na Cohab 2 relata situação de Abandono

A senhora Melka Rafaela Castro manteve contato com o Blog para denunciar uma difícil situação vivida pela sua e várias famílias que residem nos Condomínios Residenciais Manoel Camelo I e II e Castainho, todos localizados no bairro Francisco Figueira, a popular Cohab 2, viabilizados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com a Moradora, diversos benefícios foram ‘prometidos’, todavia, o sentimento atual é de abandono. “Desde o dia que entregaram as chaves das casas da Caixa na Cohab 2, falaram que haveria mudanças. Teríamos segurança, arborização, escolas, postos de saúde e dentre outros serviços comunitários. Estamos abandonados e esta acontecendo assaltos, e até pessoas armadas para resolver problemas pessoais. Não temos mais vigias e roubaram nossas bombas (d´água). Estamos sem iluminação”, denunciou a senhora Melka Rafaela Castro, que inclusive enviou imagens da escuridão que toma conta dos belos condomínios.

A Prefeitura de Garanhuns divulgou, recentemente, no Blog do jornalista Ronaldo César, uma nota de esclarecimento quanto aos problemas vivenciados naqueles Condomínios Residências. “A Secretaria de Assistência Social licitou, recentemente, uma empresa que vai trabalhar com as questões técnicas e sociais dos três empreendimentos (Manoel Camelo I e II e Castainho). Cada condomínio terá uma equipe composta por três pessoas, sendo 1 coordenador, 1 técnico social e 1 agente de campo. Essas pessoas já foram contratadas, estão no processo final de treinamento e ainda esta semana devem estar junto da comunidade, com o objetivo de minimizar os mais variadores problemas de convivência das localidades e prepará-los para viver em regime de condomínio, bem como passar orientações sanitárias e ambientais. Esse é um trabalho temporário que deve durar cerca de 9 meses”, pontua trecho da Nota.

Quanto a falta de um Posto de Saúde, a Secretaria de Saúde informa que “instalou um ponto de apoio para realizar atendimentos. O local é provisório, visto que o Governo Municipal tem a intenção de construir, uma Unidade Básica de Saúde nas proximidades dos conjuntos Manoel Camelo I e II”.

Já em relação a Escola, o Governo Izaías Régis registra que “o terreno em que o prédio será erguido já recebeu o serviço de terraplanagem. Até que a escola esteja construída, a Secretaria de Educação contratou dois ônibus e uma van para fazer o transporte dos alunos”, esclarece.

Já com relação aos problemas com a iluminação interna dos condomínios, bem como a falta d´água, que não foi relatada pela senhora Melka Rafaela Castro, o Governo Municipal se exime do assunto e atribui a responsabilidade a Celpe e a Compesa, que são responsáveis pelos serviços, respectivamente. “É importante ressaltar que problemas referentes à ligação de energia e abastecimento de água não são de competência da Prefeitura. E devem ser administrados por meio dos síndicos que são eleitos em assembleia pelos condôminos”, finaliza a Nota publicada pela Prefeitura Municipal de Garanhuns no Blog do jornalista Ronaldo César.  (As imagens enviadas pela Cidadã relatam a escuridão no Local)

Concurso da Receita Federal é Autorizado


O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou autorização para a realização do concurso público que oferecerá 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Podem concorrer candidatos com nível superior completo em qualquer área de formação. O salário inicial é de R$ 14.653.

O prazo máximo para a publicação do edital de abertura do concurso, de acordo com a autorização, é até 19 de agosto de 2014. A expectativa, no entanto, é de que o edital seja publicado muito antes dessa data. A organizadora deverá ser a Esaf.

Com a publicação da autorização para o cargo de Auditor Fiscal, aumenta a expectativa para a liberação do concurso para o cargo de Analista Tributário, o que deve ocorrer em breve. O cargo tem como requisito o ensino superior completo em qualquer área e remuneração inicial de R$ 8,8 mil.

Outro filho de Garanhuns quer ser presidente da República

Nascido em Garanhuns, o senador Randolfe Rodrigues (AP) será o candidato do PSOL à Presidência da República. O vice da chapa é a ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS), filha do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que é filiado ao PT.

O sonho de Randolfe é repetir a trajetória de outro garanhuense ilustre: Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou a terra em 1952, num pau de arara, em direção a São Paulo, tornou-se metalúrgico, líder sindical, fundador do PT e presidente da República.

O senador disse em seu discurso que as manifestações de junho de 2013 “mostraram a insatisfação (do povo) com a situação do país”. “Precisamos de mais junhos”, completou a vice da chapa, acrescentando que a pauta do povo não foi resolvida e por isso os protestos devem continuar. Diferentemente dos outros partidos, o PSOL não aceitará dinheiro de empresas para sua campanha eleitoral. De acordo com Rodrigues, o partido está solidário com a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada no STF pela OAB contra o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas. (Por Inaldo Sampaio)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Assaí começa a selecionar pessoal para Atacarejo. Serão 245 vagas no Total

O Atacarejo Assaí, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, começou nesta terça-feira, dia 25, o processo seletivo para 245 vagas, que segue até a quinta-feira, dia 27. 

Nesta primeira etapa, a seleção é destinada à contratação de funcionários para os cargos de chefes e técnicos. Entre os dias 11 e 14 de março, será realizada a seleção para os demais cargos. Os testes acontecem na Igreja dos Mormons, localizada na Avenida Ernesto Dourado, nº 458, bairro Heliópolis.

As vagas disponíveis são para 73 operadores de loja; 44 operadores de loja pleno; 63 operadores de caixa; 35 empacotadores; 5 operadores de empilhadeira; 15 chefes; 4 auxiliares de cozinha; 1 cartazista; 1 cozinheiro; 1 nutricionista; 1 técnico de manutenção; 1 assistente de tecnologia da informação e 1 auxiliar de recursos humanos. Todas as vagas do quadro foram anunciadas na Agência do Trabalho de Garanhuns, que funciona na Rua Amaury de Medeiros, nº 20, no bairro Heliópolis.

SENAI contrata Motorista por Tempo Indeterminado. Seleção vai até a Próxima Sexta

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Unidade de Garanhuns, planeja contratar um Motorista para contratação por tempo indeterminado. A informação esta contida no Edital nº 08/2014, publicada, recentemente, no Diário de Pernambuco.

Os pré-requisitos para a contratação são: possuir Ensino Médio; Carteira de Habilitação categoria D ou E; e ter disponibilidade para viagens. Os interessados devem entregar currículo no horário das 8 as 17h, até a próxima sexta-feira, dia 28 fevereiro, na Escola Técnica do Senai Garanhuns, localizada na Av. Sátiro Ivo, nº 1011, bairro Magano.


Os benefícios e vantagens para o profissional selecionado são: Previdência Privada; Assistência Odontológica, Plano de Desenvolvimento, Programa de Incentivo à Educação Formal e à Língua Estrangeira; Ticket Alimentação ou Refeição e Vale Transporte, além do salário, cujo valor não foi divulgado pelo SENAI. Para maiores informações, acesse: www.pe.senai.br no link “Trabalhe Conosco”. O Cadastro pode ser feito através do link: www.pe.senai.br/oportunidades

Um morto e uma ferida em Acidente na PE 193, em Capoeiras

Mais um acidente foi registrado na PE 193 que dá acesso ao município de Capoeiras. Desta feira na noite desta segunda-feira, dia 24, tendo como saldo violento a morte de um homem e uma mulher ferida.

A vítima fatal foi Ademilson Gomes da Silva, de 27 anos, que morava no sítio Riacho do Meio, zona rural de Capoeiras. O acidente ocorreu por volta das 18h45mim e envolveu uma moto e  um caminhão.  Solange Júlia da Silva, de 21 anos, irmã da vítima fatal, que trafegava na garupa da moto foi socorrida pelo SAMU.

Segundo o relato de populares, o motoqueiro tentou fazer uma ultrapassagem e colidiu com um caminhão Mercedes Benz que vinha em sentido contrário. Por conta da colisão, Ademilson teve a cabeça decepada do corpo. O Efetivo de Trânsito do 9º Batalhão de Garanhuns e GT’s locais estiveram no local. Agentes da Polícia Civil de plantão na 18ª DESEC  e a Delegada titular da Delegacia da Mulher Drª. Debora Bandeira realizaram o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o IML, em Caruaru. (Com Informações e Foto do Site Agreste Violento - www.agresteviolento.com.br)


Spinter Capota e deixa muitos Mortos em Venturosa

Um grave acidente ocorrido por volta das 20h de ontem, dia 24, na cidade de Venturosa, deixou o saldo de pelo menos 10 pessoas mortas e 15 feridas. De acordo com as primeiras informações, uma Sprinter com placas do município de Isabel, na Paraíba, saiu de Betânia, no Sertão de Pernambuco, com destino a Cururipe, em Alagoas, transportando 25 trabalhadores rurais. Quando passava pelo quilômetro 32 da BR-424, o pneu do veículo estourou, o carro capotou e caiu de uma ponte.

Os mortos são Genivaldo Manoel Santos, Joaquim Alexandre da Silva, Leonardo Ferreira do Nascimento, Rogério Alberto Matias, Erinaldo José de Lima, Jaedson José dos Santos, Francisca Maria da Silva, João Germano do Nascimento, Severino Pedro dos Santos e um homem identificado apenas como Anacrécio.

A prefeita de Betânia, no Sertão, Eugênia Araújo falou à Rádio Jornal sobre o estado de comoção em que a população daquela cidade entrou. “O amanhecer foi tenebroso com essa notícia. Todos os mortos são daqui, quase todos da zona rural, onde ainda se tem esse costume de, uma vez por ano, viajar para Alagoas para trabalhar com corte de cana”, contou Eugênia.

Pela falta de estrutura de Betânia, o município de Serra Talhada deve ajudar no funeral dos 10 mortos. A Prefeita comentou que entre os mortos, a única mulher era Francisca Maria da Silva, que era mãe de família e se deslocava junto com o grupo de cortadores de cana. Três mortos eram da mesma família.

Várias ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar socorro às vítimas. Os feridos foram levados para os Hospitais de Venturosa, Regional de Arcoverde e da Restauração, no Derby, área central do Recife. “Assim que soube do acidente pedi ao nosso secretário de transporte, Betinho Mendonça, que enviasse as nossas ambulâncias ao local para auxiliar no socorro as vítimas”, informou o secretário de governo da cidade da Pedra, Paulo José Vaz.

Saiba mais. Clique em Mais Informações. 

Eduardo vai lançar Novo FEM para Prefeituras


Esse é destaque no Blog de Magno Martins:

“Antes de deixar o cargo em abril, o governador Eduardo Campos (PSB) vai anunciar, provavelmente no seminário da Associação Municipalista (AMUPE), em 15 de março, o segundo fundo emergencial para os municípios, o FPM estadual, com recursos do próprio tesouro, como fez em Gravatá, no ano passado.

A decisão já está tomada, segundo este blogueiro apurou. Com isso, Eduardo quer garantir, efetivamente, o apoio da grande maioria dos 186 prefeitos ao seu projeto de eleger Paulo Câmara governador. O FPM estadual foi a salvação da lavoura para os prefeitos em início de mandato, liberado em quatro parcelas.

O dinheiro foi aplicado nos municípios para obras de efeito eleitoral, como calçamento, saneamento e projetos sociais. Não fosse a iniciativa do governador, que deu a boa nova aos prefeitos num grande ato em Gravatá, grande parte dos prefeitos, que enfrentam dificuldades de caixa em seus municípios, não teria feito praticamente nada no seu primeiro ano de administração. O que os prefeitos não esperavam é que viesse uma segunda dosagem do FPM emergencial do Estado, o que certamente será festejado por todos os prefeitos, com chances de facilitar o discurso de adesão à candidatura de Câmara.

O congresso da AMUPE, em 15 de março, com várias temáticas municipais, será transformado, portanto, num grande ato com o objetivo de evitar que prefeitos não se dispersem durante a campanha, aderindo ao palanque da oposição”.

Ministério garante que corte de verba não vai afetar Concursos

A revisão orçamentária 2014, divulgada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) na última semana assustou alguns concurseiros. De acordo com o Órgão, entretanto, o fato não prevê corte ou congelamento de vagas para concursos públicos no âmbito do governo federal, portanto quem vem se preparando pode ficar tranquilo, pois deve não haver mudança relacionada aos certames já autorizados. 

A adequação das contratações, em virtude do ano eleitoral, já foi feita no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2014, enviado ao Congresso Nacional no ano passado, como informou a ministra Miriam Belchior.

“O processo de autorização dos concursos seguirá o trâmite normal dos últimos anos, com a liberação das vagas após análises minuciosas, prevalecendo as necessidades da Administração Pública. Esse cenário só é alterado no que diz respeito ao período de convocação de concursados para nomeação e posse, limitado a 90 dias anteriores às eleições pelo artigo 73, item V, da Lei 9.504/97”, tranquilizou nota do MPOG.