segunda-feira, 31 de março de 2014

AURORA CRISTINA - A Solução para Izaías?.

O mês de março chega ao fim e o Prefeito Izaías Régis (PTB) ainda não anunciou o seu pré-candidato a Deputado Estadual visando às eleições de outubro próximo. O demorado processo de escolha vem dando margem às diversas especulações, inclusive alimentadas por partidários do Prefeito, que procuram os órgãos de imprensa para ‘plantar informações’ ou adiantar as decisões do Chefe.

Especulações ou não, o fato é que os nomes do presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos Filho (PSDC); do também vereador Gersinho Filho (Solidariedade); do ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) e do ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Romário Dias, também do PTB, soam com mais força no grupo governista. Desses, Audálio, é de longe o que conta com a simpatia declarada da maioria dos auxiliares de Izaías, inclusive daqueles que integram o Núcleo Duro do Governo.

Mas um nome ‘corre por fora’ e deve conquistar a ‘bênção’ de Régis para a disputa estadual. Trata-se da ex-deputada Estadual Aurora Cristina (esposa do ex-prefeito Silvino), que disputou uma vaga na ALEPE em 2002, obteve mais de 20 mil votos, ficou na suplência e depois assumiu o mandato por um período de quase dois anos. “O candidato é do PTB, é de Garanhuns, tem a simpatia de Dr. Armando (Senador e pré-candidato ao Governo do Estado) e não tem rejeição. Esse é o perfil de Aurora”, confidenciou um partidário de Izaías em conversa reservada com o Blog.

A fonte do Blog também disse acreditar que a apresentação de Aurora como candidata manteria a base unida, já que alguns aliados do Prefeito, como o líder do Governo na Câmara, o vereador Sílvio Sabino (PSC), rechaçam a possibilidade de pedir votos para Silvino ou para qualquer outro nome que não vivencie o cotidiano da Cidade. O Partidário do Prefeito, que pediu reserva da identidade, também adiantou que a candidatura de Aurora será trabalhada apenas em Garanhuns e que caso a vitória não venha, o nome da Candidata terá sido preparado para suceder Rosa Quidute (PT) na formação da chapa visando uma possível reeleição de Izaías em outubro de 2015. “É claro que vamos entrar para ganhar, mas se não der, vamos fortalecer o nome dela para compor a chapa em 2015 quando Izaías disputará a reeleição”, pontuou a fonte.

O Blog tentou manter contato com o ex-prefeito Silvino Duarte e com a ex-deputada Aurora Cristina para que comentassem as informações apuradas, mas não obtivemos sucesso.

Garanhuenses participam da Expedição Serra dos Carajás

Um grupo de 23 jipeiros do Jeep Clube de Garanhuns participa no próximo dia 12 de abril da Expedição Serra dos Carajás. Os Aventureiros percorrerão um trajeto de mais de 6.000km, saindo de Garanhuns até Marabá-PA e retornando a Cidade das Flores apenas no dia 21 de abril.

Durante o trajeto - realizado em grande parte pela rodovia transamazônica - os aventureiros de Garanhuns conhecerão diversos na Região, com destaque para: o Manelão, das Pedrinhas, Aldeia Pacajás, Serra dos Carajás - onde fica localizada a Mineradora Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica de Belo Monte. 


“A viagem tem também como objetivo ajudar o Jeep Clube do Marabá e a Defesa Civil do Pará na ação social de entrega de mantimentos aos desabrigados das fortes chuvas que caem naquela Região”, pontua José Eduardo Braga, que ao lado de Gabriel Braga, Jeferson Macedo e José Romildo dos Santos integra a Equipe do Jeep 2 nesta aventura interestadual.

Os outros participantes da Expedição Serra dos Carajás são: o Dr. Lamberto Sales, Marconi Guimarães e Manuela Guimarães (equipe 1); Ubiratan Noronha e Luiz Davi (equipe 3); André Sobral, Luciano Fábio e Clécio Alves (equipe 4); Edson Lopes, Fátima Lopes e Adeiito Catão (equipe 5); José Antônio e Nivaldo de Azevedo (equipe 6); Cláudio Filho, Cláudio e Walderedo (equipe 7) e finalmente Júnior e Jonathan na equipe 8. 

Estratégias e Legislação Eleitoral sob as lentes de Especialistas

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral, a ser realizado de 9 a 11 de abril, pela Expolab/ Instituto IdeAção e ESA/ OAB – PE, com especialistas de renome nacional neste cenário para discutir com profissionais e candidatos de todo o Nordeste análises, estratégias, leis e planos de trabalhos, inclusive, em mídias favoráveis para uma campanha eleitoral. A iniciativa, primeira no Nordeste a trabalhar as várias etapas que congregam uma campanha política, é voltada para profissionais de comunicação, do direito, candidatos, assessores e fornecedores.

Além das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e valer para esta eleição. O curso foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014. E proporcionar os fundamentos necessários e dar subsídios através de experiências de profissionais que vêm atuando há quase duas décadas são focos desta iniciativa.

O I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral será realizado no auditório da OAB-PE, na rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 - Santo Antônio, com palestrantes com atuação nas mais variadas áreas da Coordenação política. Na programação constam, por exemplo, Antônio Melo, palestrante e coordenador de conteúdo do evento, que falará de coordenação e estratégias; o advogado e professor Leucio Lemos, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE, tratará modelo para o futuro da legislação eleitoral; e o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas.

Ao todo são nove painéis de palestras com experts nacionais e debatedores locais. As vagas são limitadas (120 para todo o Nordeste) e informações e inscrições podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236.

domingo, 30 de março de 2014

Garanhuns vivencia Semana de Autismo

O município de Garanhuns vivencia neste mês de abril, a Semana de Autismo, com a realização de uma série de eventos sobre a disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas.

A programação tem inicio no dia 2, no Largo do Colunata, onde, através de ações de entrega de panfletos explicativos, distribuição de docinhos e rosas azuis, além de exposição de faixas e cartazes, os organizadores buscarão alertar a população quanto ao tema. A Prefeitura também participará da realização e alguns atrativos turísticos da Cidade serão iluminados com um tom azul, que referencia a Campanha.

Já nos dias 3 e 4 serão promovidas palestras e distribuídos cartazes junto aos estudantes e no dia 5 de abril, uma caminhada de conscientização será promovida, com concentração defronte ao Parque Euclides Dourado com destino ao Largo do Colunata.

Para maiores informações sobre o Autismo, acesse o Blog: http://rosaazulautismo.blogspot.com.br/

Garanhuns escolhe representante para participar do Miss Pernambuco

Começam nesta terça-feira, dia 1º, as inscrições para o concurso que vai eleger a representante do município de Garanhuns no Miss Pernambuco 2014. As interessadas terão até a quarta-feira, dia 2, para se inscrever. Uma equipe da Secretaria de Turismo estará no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti realizando as inscrições no horário de 10 às 14h. É preciso levar RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência – apresentando os originais e as cópias.

Para concorrer a indicação, as candidatas devem seguir os seguintes critérios de seleção: ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos; não ser casada, nem ter filhos. Na ficha a ser preenchida, gratuitamente, elas deverão repassar seus dados pessoais e informações de altura, peso, medidas, preferências e hobbies. O Evento de escolha será no dia 10 de abril, às 17h, no clube AGA, no bairro Heliópolis, quando as candidatas irão desfilar com trajes de banho e de gala.

Uma comissão julgadora, formada por oito juízes, além do voto popular, vai analisar, na mesma ocasião, a representante de Garanhuns que terá o seu nome divulgado ainda durante o Evento. 

Agência do Trabalho em Garanhuns oferece Vagas em diversas áreas

A Agência do Trabalho de Garanhuns divulgou as oportunidades que estarão disponíveis nesta segunda-feira, dia 31.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), a unidade disponibilizará vagas para encarregado de tesouraria, fiscal de caixa,  atendente de telemarketing, conferente de mercadoria, encarregado de supermercado e subchefe de loja.

Os interessados devem ter o ensino médio completo e experiência de pelo menos seis meses. A seleção ocorrerá a partir das 14h, na agência localizada na Rua Amaury de Medeiros, número 20, no Bairro Heliópolis. Para participar é necessário levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e currículo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: (87) 3761-8330 ou 8869-6646. (Do G1 Caruaru)

Audálio Filho defende Instalação de Centro de Artes e Esportes em Garanhuns

Na busca de investimentos junto ao Governo Federal, o vereador Audálio Filho (PSDC) solicitou ao Ministério da Cultura a implantação de um Centro de Artes e Esportes Unificados para Garanhuns. A ação solicitada através do Requerimento Nº 878/13, prevê o investimento de recursos na ordem de R$ 3,5 milhões oriundos do PAC 2 para sua construção.

O Equipamento Público consiste em uma edificação multiuso que integra num mesmo espaço físico programas e ações culturais e artísticas, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho,
serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. CRAS, salas multiuso e de leitura, biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada, também compõem a estrutura desse moderno equipamento público.

“Apenas dezesseis Municípios pernambucanos contam com unidades desse tipo, sendo um investimento que valoriza a cultura, as artes e a prática esportiva, além de fortalecer o convívio social da comunidade”, pontuou o vereador Audálio, que também preside a Câmara de Garanhuns. (ASCOM CMG)

BNB planeja Concurso com vagas em todo o Nordeste

O Banco do Nordeste anunciou nesta sexta-feira, dia 28, que vai realizar, ainda neste semestre, Concurso Público voltado para candidatos de nível médio, para 12 vagas de analista bancário, em toda sua área de atuação – Nordeste e área norte de Minas Gerais, além do Espírito Santo.

O salário inicial é de R$ 2.043,36. Os benefícios adicionais são auxílio-refeição (R$ 509,89), auxílio-cesta de alimentação (R$ 397,33), auxílio-creche (R$ 330,71), plano de saúde e plano previdenciário da empresa. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. 

Entre as atribuições previstas para o cargo está a de atuar em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional, em termos de concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoração, nos níveis operacional, tático e estratégico do BNB.

A data prevista para o lançamento do edital é o dia 7 abril. A organizadora é a Fundação Getúlio Vargas. Das 12 vagas, serão duas para o Ceará e uma para cada um dos demais Estados, com o restante dos classificados encaminhados para cadastro de reserva.

CONVOCAÇÃO - Em sua última seleção, realizada em 2010, para cadastro de reserva, o Banco convocou 1.892 aprovados. De acordo com o diretor de Estratégia, Administração e TI da Instituição, Nelson Antônio de Souza, a previsão é que pelo menos mais 500 pessoas serão convocadas até a data de término da validade do concurso, 9 de junho de 2014. (Do JC Online)

Alcindo reivindica luminárias em LED para São Pedro

Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal e encaminhado ao Chefe do Poder Executivo, o vereador Alcindo Correia (PROS), solicitou a colocação de iluminação de LED no Distrito de São Pedro e no Conjunto Residencial Manoel Camelo I e II, na sede do Município. 

Segundo o Vereador o LED vem sendo utilizado pela Prefeitura de Garanhuns desde junho de 2013 e já ganhou a aprovação da população, pois além de ficarem mais seguros, também modernizaram e embelezaram os locais que foram contemplados com esta tecnologia. "Tenho certeza que o Governo Municipal atenderá nosso pedido, e o Distrito de São Pedro e o Conjunto Manoel Camelo serão contemplados com a Iluminação de LED", afirmou Alcindo Correia.

PARA SABER: O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (light emitter eiode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. (ASCOM CMG)

sábado, 29 de março de 2014

EM CORRENTES: Oposição fecha o cerco contra Prefeito e pede CPI na Câmara Municipal

E o clima político em Correntes esquentou. Vereadores que integram a bancada de Oposição na Câmara Municipal daquele Município querem instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar, segundo eles, possíveis casos de irregularidades na gestão do Prefeito Edimilson da Bahia (PSB).

De acordo com informações repassadas pelo radialista Marcelo Jorge, que apresenta o Programa Falando com o Agreste, da Rádio Marano FM, os vereadores Renato Calado, Ocione Barbosa e Antônio da Celpe levaram até o Radialista, documentos que supostamente comprovam as irregularidades. A documentação foi protocolada na Câmara de Correntes durante a reunião ordinária da última quinta-feira, dia 27, e revela a existência de fortes indícios, segundo os Vereadores, de enriquecimento ilícito por parte do Gestor Municipal.

De acordo com o radialista Marcelo Jorge, os Vereadores estarão participando do Falando com o Agreste na próxima segunda-feira, dia 31, quando deverão dar mais detalhes quanto à denúncia e a solicitação de instauração de CPI. Informações dão conta que o Prefeito Edimilson da Bahia, durante o Programa Almoço com o Prefeito, da Rádio Correntes FM, comentou as denúncias dos vereadores, todavia, o Blog não conseguiu apurar o teor das suas declarações. A expectativa é que o Prefeito Correntino também seja ouvido pelo Programa - que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12 às 13h - para dar a sua versão das denúncias apresentadas pelos Parlamentares de Correntes.

Governo de Águas Belas realiza Ação de Cidadania

A Prefeitura de Águas Belas, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nos dias 25 e 26 deste mês, em parceria com o INCRA e o Governo Federal uma ação de cidadania que proporcionou a expedição de documentos, como: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e suas respectivas segundas vias.

A Ação beneficiou os moradores do Distrito de Curral Novo e da Aldeia Indígena Fulni-ô, que foram beneficiados com a emissão de dezenas de documentos. “O primeiro passo para uma cidadania digna ao ser humano é proporcioná-lo a retirada de sua documentação para que ele passe a existir para o Estado, e através destes, busque seus direitos fundamentais, como: saúde, educação, assistência e segurança”, pontuou o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado (PT). 

Atuação do TCE evita prejuízo financeiro em Lajedo

Essa é destaque no portal do Tribunal de Contas de Pernambuco:

“Uma auditoria de acompanhamento, realizada pelo TCE por meio da Inspetoria Regional de Garanhuns, resultou no cancelamento do processo de licitação instaurado pela Secretaria de Educação do Município de Lajedo, para compra de fardamentos destinados a alunos da rede municipal de ensino.

A equipe de auditoria identificou várias irregularidades no pregão presencial nº 04/2014, entre elas, ausência no projeto básico do quantitativo de alunos matriculados na rede municipal, uma vez que o processo foi deflagrado para aquisição de 21.000 camisas, confrontando com os dados constantes no censo escolar 2013; justificativa dos preços estimados realizada junto à empresa cujo ramo de atividade não pertencia ao objeto do certame; adjudicação do objeto do certame a empresa classificada em último lugar pelo valor de R$ 447.300,00, desclassificando os demais licitantes sem uma justificativa aceitável, inclusive o que apresentara a proposta com o menor preço, no valor de R$ 186.480,00, representando, assim, um sobrepreço no montante de 261%.

A equipe encaminhou um ofício à Prefeitura do Município, solicitando esclarecimentos sobre as irregularidades. Após a solicitação, o Gestor cancelou a licitação, acatando integralmente as recomendações feitas pela equipe técnica do TCE”.

Polícia Federal vai fazer Concurso para preencher 600 vagas. Salário inicial é de R$ 7.887,33.

Reivindicação antiga da categoria, o Governo Federal autorizou a realização de Concurso Público para preencher 600 vagas de agente da Polícia Federal. A autorização foi publicada na última quinta-feira, dia 27, no Diário Oficial da União. O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para concurso público será de até seis meses, devendo ocorrer até o dia 27 de setembro de 2014. Entretanto, os aprovados serão lotados preferencialmente na região da Amazônia Legal e na fronteira. O Cargo exige nível superior e carteira de habilitação. A remuneração inicial é de R$ 7.887,33.


De acordo com a Coordenação de Recrutamento e Seleção da Polícia Federal, o planejamento é para que a primeira fase do Concurso, envolvendo prova escrita, testes físicos, exames médicos e psicotécnico, seja realizada ainda no ano de 2014. O curso de formação seria iniciado em 2015.

Nas últimas semanas Policiais Federais têm feito vários protestos contra o que chamam de sucateamento a Polícia Federal. Eles reclamam de salários congelados e condições de trabalho, além de afirmar que o efetivo que sai da PF, seja por aposentadoria ou outros motivos, não é reposto. (JC on-line)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Marchante de Garanhuns é assassinado a tiros em Capoeiras

Um marchante de 44 anos foi assassinado em um curral na cidade de Capoeiras. Neílton Barbosa dos Santos residia no bairro do Magano, aqui em Garanhuns.

O Crime ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 28. De acordo com a soldado Wilma Ferreira, da Polícia Militar, a vítima chegou ao Bar de Dona Júlia e conversava com algumas pessoas quando foi assassinado. "Em seguida, dois suspeitos chegaram e atiraram contra o marchante, que morreu no local. Os suspeitos fugiram a pé e depois seguiram em uma moto. Eles não foram localizados", explicou a Policial.

Ainda segundo a Soldado, não se sabe o que teria motivado o crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru. (Com Informações do G1 Caruaru e Agreste Violento)

MEU IMÓVEL É LEGAL - Paulo Leal quer implantação do programa do Governo do Estado em Garanhuns

O vereador Paulo Leal (PSB) solicitou por meio de requerimento endereçado ao Governador Eduardo Campos, que seja implantado o programa "Meu Imóvel é Legal", no município de Garanhuns.

O programa Meu Imóvel Legal tem o objetivo de transferir a propriedade definitiva de terrenos hoje registrados em favor da Perpart e Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), àqueles que comprovarem a posse e utilizarem o terreno para fins de moradia ou uso misto.

O Parlamentar esclarece que estas ações estão alinhadas com as diretrizes da Lei nº 11.977/2009, do programa Minha Casa Minha Vida, e a Lei Estadual nº 15.211/2013, que institui a política estadual de regularização fundiária para proteger os direitos à moradia e propriedade das comunidades de baixa renda beneficiados por políticas habitacionais em Pernambuco.

"Em nosso Município há vários casos de loteamentos cujos proprietários não têm condições de receber a escritura do imóvel por falta de documentação. Lembrando que quem não possui registro do seu imóvel no Registro Geral de Imóveis do Município (e não apenas a escritura) não detém a propriedade plena do imóvel. Em caso de desapropriação, por exemplo, não terá direito a indenização", ressaltou o vereador Paulo Leal.

CONCURSOS: Edital da Polícia Rodoviária com 216 vagas será publicado nos próximos dias

Deve ser publicado até o final do mês de março o edital do Concurso Público para o cargo de Agente Administrativo da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A autorização prevê a abertura de 216 vagas de nível médio.

As atividades do cargo são: executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal, por meio da prestação de apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição. A remuneração inicial é de R$ 2.364,47, podendo ultrapassar R$ 3 mil se somadas às gratificações.

MINISTÉRIO DO TRABALHO - O Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quinta-feira, dia 27, edital informando que os locais de realização das provas objetiva e discursiva para o Concurso Público visando o preenchimento de vagas de ensino médio e superior, estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 31. As provas para todos os candidatos ocorrem no próximo dia 6 de abril de 2014.

Para os candidatos ao cargo de nível superior, as provas serão realizadas no período da tarde, a partir das 15 horas. Já os candidatos de nível médio farão as provas no mesmo dia, mas no período da manhã, a partir das 8 horas. Em ambos os casos, o exame terá 4 horas e 30 minutos de duração.

A verificação do local de prova deve ser feita pelo candidato no site:  http://www.cespe.unb.br/concursos/mte_14_nm_ns


quinta-feira, 27 de março de 2014

Acidentes marcam a Quinta-feira em Rodovias no Agreste

Dois graves acidentes marcaram o dia de hoje nas rodovias que cortam o Agreste Meridional.

De acordo com informações do site Agreste Violento, por volta das 11h de hoje, dia 27, na BR 423, mais precisamente nas imediações do município de Jupi, dois veículos colidiram frontalmente. O acidente envolveu uma Pick-up Strada, de cor cinza, que segundo informações de populares vinha de Santana do Ipanema com destino a Lajedo e um Gol Prata, que trafegava em sentido contrário. Uma ultrapassagem proibida foi à causa do acidente.

O Agreste Violento não conseguiu identificar as vítimas do Acidente, todavia, apesar da gravidade do impacto não houve mortes. Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e removidos para Unidades Hospitalares mais próximas. Uma grande quantidade de combustível foi derramada na rodovia pelos veículos. Os Bombeiros tomaram as providências para evitar que houvesse um princípio de incêndio.

CAMINHÃO CAPOTA ENTRE BOM CONSELHO E TEREZINHA - Ainda na manhã desta quinta-feira, dia 27, um caminhão carregado de frangos capotou na PE-218, entre os municípios de Bom Conselho e Terezinha. O acidente provocou a interdição parcial da rodovia e até as primeiras horas desta tarde, apenas veículos de passeio conseguiam seguir viagem. O Site não conseguiu o registro das vítimas no Acidente. (Com informações e Imagens da TV Replay, Rádio Papacaça e Site Agreste Violento).  

Prefeito Genivaldo busca Integração de Obras em Águas Belas

O Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes Delgado (PT), promoveu uma reunião entre o grupo de Engenheiros da Compesa (responsáveis pela obra da Adutora do Agreste) e o Chefe das Obras de construção da Alameda de Entrada da Cidade. O Encontro foi realizado na última quarta-feira, dia 26, e buscou promover o planejamento integrado das ações, que trarão melhorias nas condições de vida da população no Município.

“Como a tubulação da Adutora atravessará a Alameda da Cidade, buscamos o entendimento e a melhor adequação dos projetos para que não tenhamos prejuízos futuros. É preciso ter visão para projetar o futuro evitando assim que, ao darmos um passo para frente, precisemos retroagir”, justificou Genivaldo.

A Adutora do Agreste se configura num dos maiores Sistemas Integrados de Abastecimento de Água do Nordeste, que, quando pronta, vai levar água para diversas cidades do agreste pernambucano, dentre elas Águas Belas, cuja população sofre há vários anos com a seca que assola a Região. A obra terá 390km de extensão e beneficiará 17 Municípios. O investimento é de cerca de R$ 1,2 bilhão de reais, com recursos dos governos Federal e Estadual. A previsão é que as primeiras etapas estejam concluídas até novembro deste ano.

Já a Alameda de Acesso a Águas Belas é uma obra muito esperada pelos águas-belenses. Iniciados neste ano, os serviços irão duplicar as vias de entrada e saída da Cidade, melhorando o trafego de veículos e embelezando a localidade. Além disso, a Alameda também contará com uma ciclovia e uma via para que os pedestres possam realizar caminhadas com segurança e infraestrutura adequada. “Estamos urbanizando a entrada de nossa Cidade ao mesmo tempo em que esperamos com alegria a chegada da água vinda da Adutora do Agreste. Com essas ações teremos uma melhoria significativa na qualidade de vida do nosso povo”, finalizou o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado.

Audálio requer Implantação de Ciclopatrulha da PM em Garanhuns

Através do Requerimento Nº 057/14, o vereador Audálio Ramos Filho (PSDC) solicitou ao secretário Estadual de Defesa Social a implantação de uma unidade de policiamento ostensivo com utilização de bicicletas (Ciclopatrulha) para Garanhuns. O objetivo do Parlamentar é aumentar a eficiência do patrulhamento desempenhado pela Polícia Militar, através do 9º BPM.

A modalidade dará suporte ao policiamento no Parque Euclides Dourado, praças e avenidas com grande movimentação de
pessoas na Cidade, inclusive na segurança de eventos de rua. De acordo com o Vereador esse tipo de patrulhamento oferece diversas vantagens que vai desde o policiamento de proximidade com a comunidade ao aumento da capacidade operacional devido à maior mobilidade proporcionada pela bicicleta. 

“A implantação da ciclopatrulha será de grande importância para Garanhuns, pois se somará aos esforços do 9º BPM em proporcionar mais segurança à nossa população, com um policiamento de proximidade e agilidade”, ressaltou o vereador Audálio, presidente da Câmara de Garanhuns. (ASCOM CMG)

Justiça Federal realiza Leilão em Garanhuns

A Justiça Federal em Garanhuns, em conjunto com o leiloeiro oficial Cassiano R. Dall’Ago e Silva, promovem leilão presencial e eletrônico no próximo dia 9 de abril de 2014, a partir das 10h, no Garanhuns Palace Hotel. O Evento proporcionará lances on-line de qualquer lugar do País através site www.leiloesjudiciais.com.br .

Durante a realização, serão leiloados imóveis urbanos, rurais e comercial em Garanhuns, Recife, Correntes, Iati, Calçado e Canhotinho. Além disso, veículos, máquinas, equipamentos e diversos bens fazem parte do pregão, todos com valores abaixo da avaliação. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo telefone: 0800-707-9272. (Com Informações do Blog de Ronaldo César)

quarta-feira, 26 de março de 2014

Compesa abre Concurso Público com 50 vagas

A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) abriu Concurso Público para provimento de 50 vagas de níveis superior, médio/técnico, médio e fundamental. Os salários variam entre R$ 1mil e R$ 6.154. As informações são do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, dia 26. A organizadora do certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As inscrições custam R$ 78; R$ 53 e R$ 39, respectivamente, para os cargos de Nível Superior, Nível Médio e Técnico e Fundamental. Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via Internet, o endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/compesa . O processo de inscrições tem inicio na próxima segunda-feira, dia 31, e segue até o dia 23 de abril.

As provas serão aplicadas no dia 25 de maio e para o Emprego de Nível Superior e para o Emprego de Nível Médio e Técnico serão realizadas na Região Metropolitana de Recife. Já a prova para o Emprego de Nível Fundamental será realizada nos municípios de Carpina, Caruaru e Salgueiro.

* CONFIRA OS CARGOS, SALÁRIOS E VAGAS.

NÍVEL SUPERIOR

Analista de Saneamento – R$6.154

Engenheiro de Segurança do Trabalho (01 vaga)
Engenheiro Civil (09 vagas, uma delas para candidato com deficiência)
Engenheiro Eletrotécnico (01)
Engenheiro Eletrônico (01)
Engenheiro Químico (01)


Analista de Gestão – R$ 4.012,47

Administrador (03 vagas, uma delas para candidato com deficiência)
Analista de Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas (01)
Analista de Gestão de Pessoas com Habilitação em Administração (01)
Analista de Tecnologia de Informação Assistente Social (01)
Economista (01)


NÍVEL MÉDIO E TÉCNICO

Assistente de Saneamento e Gestão – de R$1.089,71 até R$ 1.592,95

Assistente de Gestão (01) 
Assistente de Serviços Comerciais (01) 
Técnico de Contabilidade (03 vagas, uma delas para deficientes) 
Técnico de Enfermagem do Trabalho (01)
Técnico Operacional – Mecânica (01)


NÍVEL FUNDAMENTAL

Auxiliar de Saneamento e Gestão – R$ 1mil
Agente de Saneamento (42 vagas, duas delas para deficientes).

IATI - Prefeitura vai oferecer Curso Gratuito de Informática no Povoado Santa Rosa

A Prefeitura de Iati, através da secretaria de Educação, se prepara para dar inicio a edição 2014 do Curso de Informática, iniciativa que vem sendo oferecido gratuitamente pelo Governo Padre Jorge (PTB) desde o ano passado.

A Ação que já beneficiou mais de mil alunos do Município, voltará a contemplar os estudantes da escola Antônia Tenório da Costa, localizada no bairro Bela Vista, e chega, de forma inédita, ao povoado Santa Rosa, distante 33Km da sede do Município.

“Estaremos oferecendo cursos básicos de informática, quando usaremos a plataforma Linux, por se tratar de um software livre”,
registra o secretário de Educação, Erlan Tenório, que complementa: “ao término do Curso, que terá uma duração média de 45 dias, os alunos recebem certificados. Com essa ação estamos capacitando os nossos alunos para que possam assistir a aulas mais dinâmicas, em que os nossos professores poderão utilizar o computador como meio auxiliar”, finaliza o Secretário.

“A nossa preocupação é também com a qualificação profissional, já que a informática é um dos requisitos básicos para o ingresso de qualquer jovem no mercado de trabalho e ao levarmos essa ação para os povoados, inclusive nossa meta é também oferecer essa modalidade no Quati (povoado), também incluímos essa comunidade no mundo da informática”, registra o prefeito Padre Jorge. 

IFPE lança novo Concurso Público

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai abrir inscrições em concurso público para preenchimento de 174 vagas distribuídas em todos os campi da Instituição. As oportunidades são para técnico-administrativos (43) e docentes (131). As inscrições podem ser feitas no período de 31 de março a 11 de abril, somente pelo site da CVEST: http://cvest.ifpe.edu.br/ .

O Certame terá validade de dois anos, prorrogáveis por igual período. De acordo com a Assessoria da Unidade de Ensino, há a possibilidade de mais oportunidades serem criadas ao longo do prazo de vigência do processo seletivo.

Para docente com regime de trabalho de 40 horas semanais, a taxa de inscrição é de R$ 90; para aqueles com 20 horas, é de R$ 60. Já para os técnico-administrativos com níveis médio e intermediário, precisam pagar uma taxa de participação de R$ 50; os de nível superior, R$ 80. As provas serão aplicadas no dia 18 de maio de 2014. 

Governo lança convocatória nacional para Festival de Inverno de Garanhuns

O Governo do Pernambuco lançou nesta quarta-feira, dia 26, o edital de convocatória nacional do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O objetivo do procedimento é selecionar propostas de fruição e/ou formação cultural em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural e Teatro.

O FIG ocorrerá na segunda quinzena de julho. As propostas podem ser enviadas de 31 de março a 17 de abril. As inscrições são feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 18h, na sede da Fundação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe), localizada na Rua da Aurora, número 463/469, no Bairro da Boa Vista, no Recife. As propostas também poderão ser encaminhadas via Sedex, para o mesmo endereço.

Os projetos serão avaliados por comissão específica que levará em conta critérios como qualidade artística e cultural da atividade, currículo do artista, relevância, originalidade e singularidade da proposta. A divulgação das propostas habilitadas na análise de mérito artístico-cultural ocorrerá no dia 21 de maio.

A composição da programação do FIG 2014 será feita entre 22 de maio a 4 de junho. Segundo a assessoria do governo estadual, as propostas habilitadas não têm necessariamente a participação assegurada na programação do Festival. A quantidade de propostas incluídas estará condicionada ao perfil dos espaços e ao orçamento destinado ao evento. A convocatória está disponível no site da Fundarpe. (Imagens: Fernando Henrique/Divulgação)

Garanhuns realiza Encontro Regional dos Cursos de Administração

Nos próximos dias 3 e 4 de abril será realizada em Garanhuns a primeira edição do Encontro Regional dos Cursos de Administração (I ERECAD). O Evento é uma iniciativa do Conselho Regional de Administração – CRA/PE Seccional Garanhuns e da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA. A abertura será vivenciada na Colônia do SESC/GUS às 18 horas e 30 minutos.

O Encontro visa difundir e levantar questionamentos sobre a importância do estudo da administração, apresentando o contexto atual das graduações e objetivando demonstrar quais as novas perspectivas para a formação na área.

Estão sendo aguardados para participar do Evento, estudantes de administração, profissionais e demais interessados. Apresentando como temática principal: “Atualidade e Perspectivas da Administração”, a programação também contará com palestras e formação de mesa redonda, realizada por profissionais com vasta experiência na área das diretrizes curriculares nacionais.

As inscrições para participação no I ERECAD já estão abertas, sendo realizadas no CRA-PE/Seccional de Garanhuns, na AESGA – por meio do NIPA ou através do site: www.qualicap.net. Estão sendo cobrados os valores de R$ 30 para estudantes (mediante apresentação da carteira de estudante ou comprovante de matrícula do semestre vigente) e R$ 100 para profissionais.

AGORA É OFICIAL: Prefeitura confirma apoio de R$ 60 mil ao Espetáculo Jesus Alegria dos Homens

O Blog recebeu da Secretaria de Comunicação Social, o seguinte material:

“Na tarde desta terça-feira, dia 25, a direção do Espetáculo Jesus Alegria dos Homens, procurou a Prefeitura para conversar sobre o evento. Os radialistas Jeferson Fittipaldi e Gerson Lima, integrantes da Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens pediram a marcação de uma reunião com o Prefeito Izaías Régis. O prefeito os recebeu no Gabinete do Palácio Celso Galvão.

A reunião durou cerca de uma hora e ao final o prefeito acertou com os integrantes de fazer um incremento na verba disponibilizada pela Prefeitura para a realização do Espetáculo. A verba que já está disponível em conta específica na Caixa Econômica Federal, Agência 0052, Conta 504-8, é no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), 24,56% maior que a disponibilizada no ano passado. Os depósitos foram programados para os meses de janeiro e março de 2014 e realizados em parcelas iguais de R$ 25.000,00.

O valor final definido do patrocínio cultural da Prefeitura foi de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). Além disso, o município continua apoiando com a estrutura da AMTT, Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Serviços Públicos e Obras. Turismo e Cultura.

Com essa definição, já que a Associação Teatral não se inscreveu no Edital do Governo do Estado “Pernambuco de Todas as Paixões”, o recurso da Prefeitura de Garanhuns fica sendo a única verba pública utilizada no Espetáculo.

“Nós precisamos do recurso de forma imediata, e a Prefeitura já o tem depositado, por isso vamos redefinir o orçamento para não deixar de realizar o espetáculo”, disse Jeferson Fittipaldi. O radialista que faz parte da direção do Espetáculo, disse ainda que para o próximo ano, a Associação deve se programar para iniciar as conversações com mais antecedência.

“O Espetáculo Jesus Alegria dos Homens, embora não seja uma realização da Prefeitura, é um evento de Garanhuns. E por isso mesmo teve toda a nossa atenção e entrou no nosso planejamento financeiro. Desde janeiro há uma conta aberta na Caixa Econômica Federal, com recurso específico para essa ação. E quem quiser pode conferir. Nós não trabalhamos no improviso, porém a destinação de dinheiro público precisa ser formalizado por convênio, precisa ter prestação de contas, por isso precisamos que a parte beneficiada diretamente com o recurso nos procure para formalizarmos esses instrumentos legais”, explicou o prefeito Izaías Régis”.   

Garanhuns não perde Jesus Alegria dos Homens

O Espetáculo Jesus Alegria dos Homens, encenado há mais de vinte anos no Alto do Magano durante o período da Semana Santa, esta garantido neste ano de 2014. Depois de uma reunião envolvendo o Prefeito Izaías Régis (PTB) e a direção do Espetáculo Teatral na tarde de ontem, dia 25, ficou definido o investimento do Governo Municipal naquela atividade cultural. Recursos do Governo Estadual também foram sinalizados, através de uma emenda do Deputado Estadual, Isaltino Nascimento (PT), intermediada pelo vereador Sivaldo Albino (PPS).

A não realização do Jesus Alegria dos Homens chegou a ser divulgada pela Associação Cultural que realiza o Evento, através de Nota veiculada no Programa Ronda Policial, da Rádio Jornal. O texto justificava a decisão à falta de apoio por parte do Governo de Garanhuns, que sequer havia previsto no orçamento de 2014 a dotação orçamentária para a encenação cultural. Os diretores do Evento chegaram a usar o termo “definitivamente” para expressar que o Espetáculo que narra a morte e ressurreição de Cristo seria extinto.

Antes mesmo da Nota divulgada pela Associação, a Prefeitura havia se pronunciado também através de Nota e em entrevistas com Secretários Municipais, registrando que o Governo não havia sido procurado pela direção do Espetáculo para tratar do patrocínio e que estariam reservados, numa conta específica, recursos da ordem de R$ 50 mil que seriam, segundo a Prefeitura, destinados a realização cultural. O Governo Municipal não explicou se a destinação dos recursos estava prevista no Orçamento – fator condicional para a aplicação do dinheiro público.

Após o impasse, o vereador Sivaldo Albino (PPS) divulgou a destinação de recursos do Governo Estadual, através de uma emenda do deputado Isaltino Nascimento (PT). O contato entre os Parlamentares ocorreu no último domingo, dia 23, por ocasião da Agenda 40. A ação do Vereador chegou a ser questionada por partidários do Prefeito, que usando o facebook, insinuaram a politização do tema. O próprio Prefeito Izaías Régis usou o seu perfil na rede social para reproduzir uma reportagem do Jornalista Roberto Almeida sobre o assunto.

Polêmica de lado, a expectativa agora é que membros da direção do Espetáculo Jesus Alegria dos Homens se pronunciem oficialmente e, além de informarem quais os Órgãos que irão investir no Evento, possam também divulgar as inovações – marca registrada da realização – que a Paixão de Cristo de Garanhuns trará nesta edição, dentre elas a confirmação do Dr. Ulisses Pereira no papel de Pilatos, inclusive com o próprio ator gravando a sua sequência de falas.

Curso de Cuidador Infantil oferece vagas em Garanhuns

Curso de Cuidador Infantil tem 25 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em Garanhuns. A capacitação será realizada por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, residir no Município e possuir ensino fundamental completo. Os interessados devem se dirigir àquela secretaria, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Caruaru, sem número, no Bairro Heliópolis. O atendimento é das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Os candidatos às vagas devem levar cópia e originais dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (ficha 18 e 19 ou declaração) e cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro onde reside. As aulas terão início no dia 15 de maio e serão ministradas na sede do IFPE, localizada no Bairro Severiano Moraes Filho. (Do G1 Caruaru)