segunda-feira, 21 de julho de 2014

Garanhuns pode ganhar Concha Acústica e Plano Municipal de Cultura e Artes

Autor do projeto que Instituiu o Sistema de Incentivo a Cultura (SIC) em Garanhuns, o vereador Audálio Filho (PSDC) solicitou ao Executivo Municipal a implantação do Plano Municipal de Cultura e Artes para os bairros e área rural do Município.

Segundo o Parlamentar o referido plano consiste num conjunto de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas para a área cultural no âmbito do município, ação essa que vai enquadrar Garanhuns nos moldes do Plano Nacional de Cultura, habilitando-o para receber os repasses de verbas públicas específicas tanto estadual como federal.

O Plano deve conter eixos temáticos e propostas que visem valorizar a classe artística bem como fomentar a cultura incentivando e resgatando a diversidade cultural de cada localidade a exemplo das festas de bairros, padroeiros de comunidades entre outros. “A iniciativa visa promover o trabalho de produtores culturais, músicos, arte-educadores, profissionais de artes cênicas, artesãos, literários, artistas plásticos entre outros profissionais da área, para que Garanhuns tenha sempre um produto cultural para oferecer aos munícipes”, ressaltou Audálio Filho, autor da proposta.

CONCHA ACÚSTICA - Também de autoria do vereador Audálio Filho, a Câmara Municipal aprovou o requerimento endereçado ao Poder Executivo para a construção de uma Concha Acústica no Parque Ruber Van der Linden, popularmente conhecido como Pau-Pombo, que é um dos principais polos do Festival de Inverno, marcado pela música instrumental de qualidade.

De acordo com o projeto do Vereador, a Concha Acústica teria o formato de semi-arena ao ar livre, criando um espaço cultural alternativo para artistas e público, destinado a apresentações em diversos segmentos artísticos, principalmente musicais, mas abrindo espaço para o teatro, inclusive popular, dança e orquestras, entre outros. “O projeto tem grande apelo sociocultural, e impacto direto no turismo e na economia criativa do Município”, pontou Audálio.