sábado, 17 de setembro de 2016

ELEIÇÕES: Feiras Livres e Comercialização de Carnes em Garanhuns vão para o Centro do Debate Eleitoral


Faltando quinze dias para as Eleições, os debates no Guia Eleitoral do Rádio aqui em Garanhuns esquentam, sobretudo entre os candidatos Izaías Régis (PTB) e Sivaldo Albino (PPS), e temas como as Feiras Livres e a comercialização de Carnes na Cidade vêm à tona com bastante intensidade.

O Programa Eleitoral de Sivaldo vem batendo na tecla de que Izaías acabará ou mudará de local as Feiras Livres da Cidade. Alguns programas do Pós-comunista vem veiculando a informação, inclusive com citações do nome de Izaías, que se intensificam a cada dia. “Se ele quisesse tirar pra arrumar um local bom, descente, que comportasse todos, seria uma alternativa, né? Mas o que é que ele quer fazer: tem duzentos, Ele quer abrir espaço para vinte”, registrou Sivaldo no programa eleitoral da Coligação para Cuidar de Nossa Gente.

Em resposta a ofensiva de Albino, o programa de Izaías trouxe a informação de que o candidato do PTB não acabará e nem mudará nenhuma feira de local. “Minha gente, eu não vou acabar nenhuma feira aqui em Garanhuns. Pelo contrário: nós vamos estruturar e padronizar as feiras livres que são realizadas em Garanhuns, inclusive a da Ceaga”, registrou Izaías no programa eleitoral veiculado hoje, dia 17, nas rádios de Garanhuns. “Vamos apoiar os feirantes, padronizar suas bancas e tornar as feiras livres locais mais saudáveis, em que as pessoas possam comprar produtos de qualidade, com higiene e de forma agradável”, chamou a atenção Izaías.

Além da questão das feiras, Sivaldo também vem acusando Izaías de atrapalhar o trabalho dos marchantes que comercializam carnes nas feiras livres e nos mercados públicos de Garanhuns. A informação de que apenas 18 marchantes serão “beneficiados” na mudança para as novas instalações da Ceaga também vem sendo veiculada no Guia de Albino. “A carne aqui que todo mundo compra aqui há anos, como eu compro, ninguém adoeceu daqui, ninguém morreu daqui! Aí hoje Ele (Izaías) quer arrumar um argumento para acabar com a feira. Isso é porque não tem compromisso com quem é mais humilde”, bateu Sivaldo, dando a entender que, caso vença as eleições, não dará seguimento as ações de adequação da comercialização da carne proposta pelo Ministério Público, através do Programa Carne de Primeira.

A contraofensiva de Izaías veio em forma de esclarecimento à população. De acordo com o candidato da Coligação Construindo o Futuro, as adequações na comercialização das carnes em Garanhuns são de iniciativa do Ministério Público, visando adequar esse comércio as Leis Sanitárias Vigentes no Brasil. “Dizer que queremos prejudicar os nossos amigos marchantes é mentira. Nós estamos acatando as determinações do Ministério Público. os marchantes sabem disso!”, disparou Izaías, que complementou: “o que estamos fazendo é acatar as determinações do Ministério Público, para melhorar as condições de higiene e de saúde das carnes comercializadas em Garanhuns”, observou.

Ainda segundo o candidato Izaías Régis, não apenas os marchantes, como também a Prefeitura, vêm se adequando as exigências da Lei, através de uma ação do Ministério Público. “Já licitamos a concessão da administração do Matadouro e hoje uma empresa especializada no serviço de abate de animais e transporte das carnes já vem trabalhando. Também estamos reformando o Mercado 18 de Agosto, colocando cerâmica nas paredes e no piso das tarimbas. A nova Ceaga terá um espaço exclusivo para as carnes e nas Feiras Livres vamos apoiar todos os marchantes para que possam trabalhar, atendendo as exigências da Lei e do Ministério Público”, observou Izaías. 


CARNE DE PRIMEIRA - Lançado em 2010, o Carne de Primeira visa o combate ao abate clandestino e o transporte e comércio irregulares de carne verificados em vários municípios do estado de Pernambuco. Nele, o Ministério Público de Pernambuco age em parceria com governo de Pernambuco, gestões municipais, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e órgãos de fiscalização (Adagro, CPRH, Apevisa) com o objetivo de promover a regularização dos matadouros.

CLIQUE EM PLAYER E OUÇA O PROGRAMA ELEITORAL DE SIVALDO ALBINO:



CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O PROGRAMA ELEITORAL DE IZAÍAS RÉGIS: