segunda-feira, 17 de setembro de 2018

GARANHUNS: Casas e Apartamentos são Interditados por risco de Desabamento. Prefeitura garante prestar Assistência as Famílias Prejudicadas


O Governo Municipal de Garanhuns realizou nesta segunda-feira, dia 17, uma reunião com os moradores que residem no bairro São José, mais precisamente na comunidade Cabeça de Porco; uma das localidades que já foi identificada como área de risco iminente de deslizamento, de acordo com laudo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Magano, que é responsável pelo acompanhamento da população daquela comunidade.

A partir do diagnóstico do risco, sete famílias da rua Projetada foram orientadas a deixar o local permanentemente. Diante da resistência de algumas pessoas, a reunião foi marcada no intuito de conscientizar sobre a importância da desocupação imediata da área. Também foram interditados temporariamente 16 apartamentos do bloco A, do condomínio Vale Verde.

Após ouvir os relatos e esclarecer dúvidas dos moradores, a equipe da Prefeitura chegou a um entendimento para que a área seja desocupada até essa terça-feira, dia 18. Para isso, o Governo Municipal vai oferecer todo o suporte no processo de mudança, que terá o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos na retirada do material das casas comprometidas. Todos os moradores foram encaminhados para que possam entregar a documentação necessária e ter acesso aos benefícios relacionados à calamidade pública, como aluguel social, entrega de cestas básicas e colchões; no intuito de promover a proteção social básica da população. Os benefícios eventuais em caráter emergencial serão disponibilizados de acordo com a necessidade de cada família. A Defesa Civil permanece no local junto à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, avaliando se há risco para outros blocos do Condomínio Vale Verde e outras casas da comunidade Cabeça de Porco. Caso haja necessidade, novas interdições poderão ser realizadas.


ENTENDA O CASO – No último dia 10, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) recebeu, por volta das 23h30min, vários chamados para atender à ocorrência de um possível deslizamento de terra no bairro São José, mais precisamente nas áreas do Condomínio Vale Verde e da comunidade Cabeça de Porco. Chegando ao local, a equipe técnica da Compdec verificou a situação e foi constatado que existiam casas em risco. O rompimento de uma tubulação da Compesa ocasionou o problema. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)