quarta-feira, 15 de maio de 2019

Governo de Pernambuco amplia Investimentos na UPE

 

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta terça-feira, dia 14, um reforço no orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual garantiu um aumento de 26% no custeio da Instituição, em relação ao valor investido no ano passado. Vale lembrar que em 2018, o orçamento da UPE foi de R$ 21,6 milhões. Com o aumento, a instituição contará com R$ 27,2 milhões.

O anúncio do aumento no orçamento direcionado a UPE acontece justamente um dia antes da Greve Nacional da Educação, marcada para hoje, dia 15. Os protestos foram motivados pelos cortes de verbas impostos pelo Ministério da Educação (MEC). “Educação é a maior prioridade da nossa gestão. Pernambuco e o Brasil só vão superar essa crise, que vem desde 2014, investindo do ensino básico ao superior. Por isso, estamos não só assegurando os recursos da UPE, como também ampliando o orçamento da nossa universidade", disse Paulo Câmara.

Outro ponto comemorado pelo Governo Estadual é o fato de o reforço no custeio da UPE poder contribuir para o cumprimento de sua função estratégica. “O crescimento da instituição significa desenvolvimento do Estado. Essa é uma medida que garante o incentivo do estado em ciência e inovação", reforçou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa. “Além disso, demonstramos que temos prioridades diferentes (com o Governo Federal)”, completou.

A UPE está presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, que é formado por 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares. “A reitoria vem trabalhando ao longo dos dois mandatos para o fortalecimento e consolidação da única instituição pública universitária do Estado. O Governador Paulo Câmara é bastante sensível sobre a importância da Universidade que gera e dissemina conhecimento do litoral ao sertão pernambucano”, destaca o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)