terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ministério Público recomenda e Izaías Cancela contrato com Empresa Garanhuense


O Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 16, traz a publicação de uma Recomendação do Ministério Público de Pernambuco quanto ao resultado de um Inquérito Civil instaurado para apurar possíveis irregularidades na contratação de uma Empresa para serviços de cópias reprográficas, plotagem, encadernação e plastificação de documentos diversos da Prefeitura de Garanhuns, bem como da locação de um imóvel, que atualmente sedia a Residência Terapêutica o CAPS/AD.

De acordo com o documento assinado pelo Promotor Domingos Agra, no último dia 12, a locação do imóvel infringiu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa. Já na contratação da Empresa responsável pelo serviços de Xerox, o Governo Izaías Régis também violou, segundo o MP, os princípios da moralidade e da impessoalidade e ainda gerou um prejuízo de mais de R$ 44 mil reais aos cofres públicos, haja vista o superfaturamento dos preços dos serviços contratados e pagos pela Prefeitura.

Clique na Imagem para ampliar.
Diante dos fatos apurados no Inquérito Civil, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania resolveu recomendar ao Prefeito Izaías Régis (PTB) que rescindisse imediatamente o contrato nº 147/2013, firmado junto a empresa Ótica e Copiadora Brasília – Rosângela Marques Ivo – ME. O MP também recomendou a recisão, no prazo máximo de 90 dias, do contrato de locação do imóvel onde funciona Residência Terapêutica o CAPS/AD, localizada na rua Sete de Setembro, nº 55, no bairro Santo Antônio.

É importante salientar que a Recomendação não cita qualquer participação formal do Prefeito Izaías Régis nas irregularidades encontradas nos Contratos, todavia sugere a adoção de medidas, no prazo de trinta dias, para coibir e prevenir a pratica de nepotismo no âmbito da Prefeitura de Garanhuns, haja vista que as proprietárias do imóvel locado e da Empresa contratada para os serviços de Cópias Reprográficas, Plotagem, Encadernação e Plastificação de documentos diversos possuem laços de parentesco com o ex-secretário adjunto Roberto Marques Ivo, que, segundo a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, a época das efetivações dos Contratos, integrava o quadro de servidores comissionados do Governo Municipal de Garanhuns.
 
PREFEITO RESCINDE CONTRATO – Atendendo a recomendação do MP, o Prefeito Izaías Régis providenciou no dia de ontem, 15, a recisão do Contrato junto a empresa Rosângela Marques Ivo – ME. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE). O Governo Municipal ainda não se pronunciou se também acatará a recomendação do Ministério Público e cancelará o contrato de locação do imóvel onde atualmente esta instalada a Residência Terapêutica o CAPS/AD.


O Blog do Carlos Eugênio esta a disposição do Ministério Público, da Prefeitura de Garanhuns e dos Cidadãos e Empresa citados nesta reportagem para publicar as suas versões sobre os fatos apresentados.