domingo, 22 de março de 2020

“FIQUEM EM CASA”: Izaías agradece Participação da População e alerta quanto a Falta de Estrutura para cuidar de Doentes do Novo Coronavírus. Governadores pedem Ajuda a China para tratar Casos de COVID-19


O Prefeito Izaías Régis (PTB) agradeceu na noite de ontem, dia 21, a colaboração dos Garanhuenses em “ficar em casa”, ação considerada ‘fundamental’ para que todas as medidas adotadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal possam surtir efeito visando evitar a propagação do Novo Coronavírus.

Régis gravou um vídeo de pouco mais de um minuto no terraço da casa em que reside e além de agradecer a participação da população, ainda reconheceu as dificuldades de Garanhuns para tratar os possíveis casos confirmados do COVID-19. “Nós não temos a estrutura que os grandes centros do País têm! Nós não temos um Hospital preparado para receber as pessoas (acometidas da doença). Nós não temos nada que pudemos fazer, ao não ser na Capital Pernambucana. E a Capital vai inchar, vai dar uma movimentação muito grande. Então se nós colaborarmos, se ficarmos em casa, como estamos fazendo, acredito que sairemos dessa, e logo, logo, estaremos voltando a nossa vida normal”, pontuou o Prefeito Garanhuense, registrando que sua maior preocupação é “não ter vidas perdidas”.

A corajosa posição de Izaías reflete a realidade vivida em Garanhuns e em praticamente todos os Municípios do interior do Nordeste. Atualmente, o Agreste Meridional conta, aqui em Garanhuns, com apenas 10 leitos de UTI e outros 7 de CTI no Hospital Regional Dom Moura, além de outros quinze leitos de UTI na Rede Particular Conveniada, porém nenhum deles é voltado para o tratamento do Novo Coronavírus.

A falta de leitos no Agreste Meridional para atender aos possíveis doentes do COVID-19 também é uma preocupação do Governo do Estado, tanto que designou a gerência da V Geres e o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB) para verificar os leitos que poderão estar à disposição da população, inclusive na rede privada.

Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, Albino registrou ter visitado o Hospital Regional Dom Moura e hospitais privados; também disse ter verificado Unidades Hospitalares desativadas, como os antigos Hospital Santa Terezinha e da Providência e garantiu ter conversado com autoridades religiosas visando a possível utilização de Seminários como unidades de atendimento a doentes acometidos pelo COVID-19.

As instalações da UPA que ainda não foi concluída pela Prefeitura na Cohab 2 e as instalações da casa de shows Metroplaza também estão entre as alternativas apresentadas por vereadores e ex-vereadores para suprir as deficiências da saúde local, em caso do surgimento de casos da Pandemia Mundial, que já atingiu diversos País e vem contabilizando milhares de mortes.

“O momento é muito difícil! Muitos não têm a dimensão do que vamos enfrentar. As pessoas precisam se conscientizar que a situação é muito séria. Estamos enfrentando algo jamais visto, e só estamos no início, o pior pode estar por vir. Temos que unir forças e cuidar de todos”, chamou a atenção o deputado Sivaldo Albino.

FALTA DE ESTRUTURA EM TODO O NORDESTE - A falta de estrutura para atender os possíveis doentes do Coronavírus não é uma particularidade apenas de Garanhuns, mas de toda a região Nordeste. Na última quarta, dia 18, o Consórcio Nordeste, composto pelos 9 governadores dos Estados Nordestinos, procuraram a Embaixada da China no Brasil para pedir ajuda no combate do Coronavírus, sobretudo através do envio de materiais médicos; insumos e equipamentos, mas, principalmente, com leitos de UTI e de respiradores. Clique AQUI e saiba mais sobre esse assunto. 

Clique em Player e confira o posicionamento do Prefeito Izaías Régis: