quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Centro de Formação Profissional reabre as suas Portas



Será realizada nesta sexta-feira, dia 20, a aula inaugural do Centro de Formação Profissional de Garanhuns. O Evento, que marca a volta do funcionamento da instituição, fechado desde o final do Governo Luiz Carlos, está previsto para começar às 8h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Garanhuns (ACIG).

Inicialmente, foram fechadas, por meio da Secretaria de Assistência Social, quatro turmas de cursos profissionalizantes, cada uma com 25 alunos – totalizando 100 pessoas. Eles foram inscritos nos cursos de corte e costura, cabelereiro, depilação e maquiagem. Para a coordenadora municipal do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), Lílian Honório, o funcionamento do Centro é a concretização de metas. “Alcançamos mais um objetivo, o de oferecer profissionalização para a população. A tendência de nosso trabalho é dar continuidade às parcerias para que novos cursos sejam abertos”, comenta. 

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) são parceiros da iniciativa. A previsão é que no decorrer deste ano, novos cursos sejam ofertados à população. De acordo com o Senac, inscrições para os cursos de manicure e artesanato com bordado estarão disponíveis em breve.

O Centro de Formação Profissional está localizado na Praça Jardim, nº 146, centro da cidade. 

PROGRAMA DE CIDADANIA – Já a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, iniciou as inscrições para a seleção de jovens interessados em integrar o Programa de Proteção à Jovens em Território de Vulnerabilidade (PROTEJO). O objetivo é realizar atividades de formação, voltadas à prevenção e redução dos índices de violência e criminalidade, no intuito de resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social. A ação é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça (MJ) e tem a intenção de atender 100 jovens em risco social. 

Saiba mais...

As inscrições são voltadas aos jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, e estão abertas até o próximo dia 27 de setembro, na própria Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Para tanto, os interessados deverão portar os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, para assinatura da ficha de inscrição.

Os selecionados serão contemplados com uma bolsa de 100 reais mensais, pagos pelo próprio programa, ofertados no período de um ano. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal, localizado na Avenida Caruaru, s/nº, bairro Heliópolis, de 8h às 14h. As inscrições também poderão ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Boa Vista, no Projovem da Cohab II, no CREAS – localizado na rua 13 de Maio, centro, ou ainda no Conselho Tutelar.