segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Izaías quer cumprimento do Código de Posturas e a ordem é fazer faxina geral no Centro. Ambulantes estão apreensivos



A Prefeitura de Garanhuns distribui na manhã da última sexta-feira, dia 30, junto aos comerciantes e vendedores ambulantes instalados na Avenida Santo Antônio e imediações do Centro Comercial, um comunicado, informando que começará a cumprir o Código de Posturas do Município, o qual trata da regulamentação de calçadas, fachadas, comercialização de produtos, exposição de mercadorias, comércio ambulante e todo o tipo de poluição sonora emitida pelos estabelecimentos comerciais ou veículos na Cidade. 

O Informativo, produzido pela Prefeitura, através da Comissão de Convívio Urbano, classifica a atual situação atual do centro de Garanhuns como desorganizado, sujo e abandonado e registra que a partir de agora não serão permitidos:

- A exibição de faixas nas Avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa;
- A exposição de mercadorias, produtos e propagandas publicitárias nas calçadas;
- A produção de ruídos provenientes de aparelhos sonoros;
- A circulação de carros-de-som na Avenida Santo Antônio;
- A circulação de veículos (carrinhos) equipados com botijão de gás, ou capaz de gerar chama (salvo com inspeção e autorização do Corpo de Bombeiros); e
 - A comercialização de mercadorias por fiteiros, bombonieres e assemelhados, salvo os que tiverem prévia autorização e cadastramento.

Ainda no comunicado, o Governo Izaías Régis informa que a Prefeitura vai efetuar fiscalizações constantes, procedendo notificações, multas e apreensões de mercadorias irregulares, caso haja o descumprimento do Código, e ainda faz um alerta: “FIQUE ATENTO: a fiscalização e as punições serão rigorosas”.

AMBULANTES APREENSIVOS – A reação de vários ambulantes ao receber o comunicado do Governo Municipal foi de desespero. De acordo com informações do radialista Marcos Cardoso, ao receberem o panfleto, “muitos ambulantes choraram, pois não sabem como vão poder sustentar suas famílias a partir desta segunda-feira, dia 2, quando deve começar a fiscalização”, registra trecho de publicação do profissional em seu Blog.

Até o momento desta postagem, nenhum representante ou órgão do Governo Izaías procurou ou enviou comunicado os meios de comunicação para dar maiores informações a respeito do assunto e ainda como os comerciantes irregulares deverão proceder para regularizar sua situação junto a Prefeitura. (Imagens: SECOM/PMG e Blog de Marcos Cardoso)