quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RETIRADA DOS AMBULANTES DO CENTRO - Ação de Izaías gera insatisfação até de Aliados



Depois de distribuir um comunicado em forma de panfleto na última sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Garanhuns deu inicio nesta terça-feira, dia 3, a uma rigorosa fiscalização junto a ambulantes que comercializam produtos nas avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa.

De acordo com o Governo Izaías Régis, os ambulantes que estiverem irregulares, junto à Prefeitura, terão que sair do espaço indicado pelos fiscais e devem procurar as secretarias de Agricultura ou de Desenvolvimento Econômico, onde serão informados dos locais em que poderão trabalhar, bem como os procedimentos para se regularizarem.

A medida do Prefeito Izaías Régis (PTB), que retorna de Brasília nesta quinta-feira, vem gerando insatisfações. Diversos ambulantes vêm utilizando as rádios da Cidade, quando expõem seu descontentamento quanto à medida do Governo, que defende o cumprimento do Código de Postura do Município, instituído em 1969, e que até os dias atuais não vinha sendo cumprido pela Prefeitura nas administrações que antecederam Régis. 

Numa clara ação de repúdio a iniciativa da Prefeitura, um grupo de cerca de 30 ambulantes, montaram seus empreendimentos no Espaço Colunata. Churros, churrasquinho, caldo-de-cana, balas e bombons, entre outros produtos e gêneros alimentícios, estão sendo comercializados no local desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, dia 4.

Antes, mais precisamente na tarde de ontem, dia 3, um grupo de ambulantes participou de uma reunião junto ao vereador Sivaldo Albino (PPS), no plenário da Câmara Municipal. Depois do Encontro, o Vereador oposicionista enviou nota aos órgãos de Imprensa, registrando que “o que mais incomoda nessa história de desrespeito do Prefeito com os ambulantes, é a atitude de um homem público que quando candidato, dizia sob lágrimas, ter começado a vida vendendo ‘confeitos’ nas ruas da cidade e ter trabalhado em ‘fiteiro’. Sorte dele não existir um prefeito com a sua postura naquela época”, pontuou Sivaldo, em nota publicada no Blog de Ronaldo César.

O vereador Alcindo Correia (PRB), apesar de integrar a Base aliada ao Governo, concedeu entrevista a Rádio Sete Colinas e se posicionou contrário a medida adotada pelo Governo Municipal. “Tem o problema dos táxis, dos mototáxis, tem muitas coisas mais importantes para resolver. E quando fosse resolvendo esses problemas deveriam primeiro comunicar, convidar, reunir, ver onde ia colocar esse pessoal (...); não chegar de um dia para a noite e dizer: amanhã você não pode ficar aqui não. Então, jamais eu vou concordar com esse tipo de coisa”, pontuou o Parlamentar.   

O Governo Izaías enfatiza que a meta não é prejudicar os ambulantes e sim criar o disciplinamento das áreas de convívio da população e o melhoramento no tráfego dos cidadãos garanhuenses.