quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vereadores saem em defesa de Ambulantes



Uma comissão composta pelos vereadores Haroldo Vicente (PSDB); Gil PM (PRB); Luzia Cordeiro (PSB); Sivaldo Albino (PPS) e Alcindo Correia (PRB) estiveram ontem à tarde no Espaço Colunata, no Centro, durante a manifestação pacífica que os vendedores ambulantes realizaram.

É que depois de distribuir um comunicado em forma de panfleto na última sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Garanhuns deu inicio nesta terça-feira, dia 3, a uma rigorosa fiscalização junto a ambulantes que comercializam produtos nas avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa. De acordo com o Governo Izaías Régis, os comerciantes que estiverem irregulares junto à Prefeitura, terão que sair do espaço indicado pelos fiscais e devem procurar as secretarias de Agricultura ou de Desenvolvimento Econômico, para saber dos locais em que poderão trabalhar, bem como os procedimentos para se regularizarem.

Depois de conversar com alguns ambulantes, os Parlamentares definiram que uma reunião será realizada, logo mais as 9h30mim, na Câmara Municipal, para discutir soluções para o impasse. Existe a expectativa que os secretários de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges e de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira participem do Encontro, que deverá ser marcado pela presença maciça dos ambulantes de Garanhuns.    

De acordo com nota publicada em seu perfil no facebook, o vereador Alcindo Correia, registrou o objetivo da reunião. “Para que em Comissão busquemos uma solução democrática no que diz respeito a remoção dos ambulantes da via publica de Garanhuns. Uma vez que a forma conduzida pelo Poder Executivo difere totalmente dos preceitos da democracia entrando em choque com a vontade popular”, pontua Alcindo, que complementa: “cabendo ao Legislativo, como representante do povo, intermediar uma solução que beneficie o Município e o povo de forma justa e coerente, pois são trabalhadores e como tal merecem o respeito e um tratamento digno”, chamou a atenção o Vereador, que ontem concedeu entrevista à Rádio Sete Colinas, quando se mostrou contrário a medida do Governo Municipal.

A repercussão da ação do Prefeito Izaías Régis (PTB), que defende o cumprimento do Código de Postura do Município – instituído em 1969 -, já é muito negativa para o Governo, tanto que até os Vereadores que integram a sua base na Câmara, estão indo de Encontro às pretensões de Régis. Diversos ambulantes vêm utilizando as rádios da Cidade, expondo o seu descontentamento. A causa já começa a repercutir também junto à população, que se mostra desfavorável a ação do Executivo Municipal.

Nas redes sociais, especialmente no facebook, diversos comentários são postados sobre o tema. Utilizando o grupo Garanhuns Cidade das Flores, que tem mais de 11 mil membros, o Blog apurou num período de 5 horas, a opinião dos internautas sobre o assunto. Foram registrados 26 votos favoráveis ao disciplinamento defendido pelo Prefeito e 49 contrários a Ação. Mais de 50 comentários também foram registrados, alguns defendendo a iniciativa do Governo Municipal e ampla maioria se posicionando contrários ao cumprimento do Código de Postura do Município.

O assunto já chegou a Imprensa da Capital, quando o jornalista Magno Martins postou em seu Blog – o mais lido de Pernambuco -, uma nota enviada pelo Vereador Sivaldo Albino com o título: “Ex-ambulante vira Prefeito e hoje persegue os próprios ambulantes”.

Vale registrar que o Governo Izaías Régis vem enfatizando, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, que a meta da Prefeitura não é prejudicar os ambulantes e sim criar o disciplinamento das áreas de convívio da população e o melhorar o tráfego dos cidadãos garanhuenses.