segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Izaías vai ‘devolver’ os 60 dias de Licença Maternidade as Servidoras Municipais


O Prefeito Izaías Régis (PTB) trabalha nos bastidores para contornar um desgaste gerado junto as Servidoras Públicas Municipais de Garanhuns no momento em que sancionou a Lei nº 3977/2014, no último dia 25 de março. É que o Salário Maternidade das servidoras do Município foi reduzido de 180 para 120 dias, o que motivou o descontentamento das servidoras para com o Prefeito.

O Blog do Carlos Eugênio apurou que na próxima segunda-feira, dia 25, a secretária da Mulher, Eliane Vilar e alguns membros do Governo de Garanhuns estarão na Câmara de Vereadores para voltar a discutir a apresentação de um Projeto de Lei que na prática devolverá os 60 dias de Salário/Licença Maternidade as funcionárias do Município, reestabelecendo um direito que vinha sendo concedido até março deste ano. Com a medida, as servidoras que darão luz a seus filhos terão mais tempo para cuidá-los. A vereadora Nelma Carvalho (PR) também encabeça a iniciativa.

“Toda trabalhadora deve ter o direito de amamentar seu filho exclusivamente até seis meses e só após esse período é recomendado pelo Ministério da Saúde à introdução de alimentação complementar. A necessidade da prorrogação do benefício contribui para preservação da saúde da criança, como também da mãe, haja vista que, a amamentação traz vários benefícios”, pontuou a Vereadora Nelma, justificando requerimento apresentado na Câmara.

Com a apresentação e consequente aprovação dos Vereadores, a Prefeitura se encarregará de fazer a complementação dos valores referentes aos 60 dias de acréscimo no auxilio maternidade, já que segundo Nota divulgada pelo IPSG, àquela autarquia, por Lei, só pode pagar os 120 dias.

O Blog tentou contato com o Prefeito Izaías para que comentasse a iniciativa, todavia, não obtivemos êxito. Já a secretária Eliane Simões preferiu que “a boa notícia” fosse dada pelo Gestor, que segundo Ela é “o principal responsável por esta ação”. A previsão é que o Projeto seja apreciado no próximo mês de setembro, sendo sancionado logo em seguida pelo Governante Garanhuense.