terça-feira, 17 de outubro de 2017

TRISTE REALIDADE: Insegurança torna Inviável Visita ao Cristo do Magano

 

Três grupos foram assaltados enquanto visitavam o Cristo do Magano na última semana. As ocorrências foram registradas nas últimas quinta e sexta-feira, dias 12 e 13.

De acordo com Boletim de Ocorrência, na quinta-feira, dia 12, cinco visitantes foram assaltados enquanto visitavam aquele atrativo turístico. Dois homens armados saíram de dentro do mato e anunciaram o assalto, levando celulares e relógios  das Vítimas, além de uma caixa de ferramentas e um compressor de ar. Eles usavam touca ninja e fugiram após a ação criminosa.

Já na manhã da sexta-feira, dia 13, um grupo de evangélicos vindos de cidades Baianas para visitar Garanhuns também foi assaltado no Cristo. Outro grupo de Crianças vindas de Venturosa, que visitavam o atrativo no mesmo momento também foram Vítimas da ação dos bandidos. “O assalto durou em torno de sete minutos. Os assaltantes ficaram nos ameaçando e olhando para o início da rua, verificando se viria alguma Polícia. Após fazerem a “limpa”, foram correndo à pé pelo matagal e sumiram. Procuramos acalmar as crianças e entramos rapidamente em nossos ônibus. Na decida da estrada, encontramos três policiais de moto e duas viaturas. Reportamos o ocorrido e os policiais saíram em busca dos mesmos. Fizemos B.O. na Delegacia da Av. Dantas Barreto”, relatou o pastor Raimundo Barreto, que coordenava a visita. Segundo o relato do Pastor, um dos meliantes estava armado com revólver.

Ainda de acordo com Raimundo, “duas crianças entraram em grande pânico e choro”. “Meu sogro, hipertenso e diabéticos, após o incidente, precisou ser levado ao Hospital Dom Moura por causa das alterações na pressão e taxa glicêmica, fruto do trauma emocional. Eu e minha esposa, vivemos estas duas realidades de Garanhuns, do assalto no Cristo Magano e a situação do Hospital Dom Moura”, relatou Raimundo Barreto. Clique AQUI e confira o relato do Pastor Raimundo Barreto na Integra.


POSIÇÃO DA POLÍCIA - Em contato com o comandante do 9º BPM, o Tenente Coronel Paulo César, o Blog apurou que a partir do próximo mês, a Polícia Militar implantará ações para garantir a segurança dos visitantes dos atrativos turísticos de Garanhuns, dentre eles, o Cristo do Magano. “Iremos implementar na Cidade, a partir do próximo mês, a Guarnição de Apoio ao Turista, em que vamos preparar cartão-programa a fim de Policiar e atender ocorrências nos pontos turísticos de Garanhuns”, registrou o Coronel Paulo César. 

NOTA DA PREFEITURA DE GARANHUNS - A Secretaria de Turismo e Cultura esclareceu, via nota distribuída a Imprensa, "que se reuniu no início de setembro, junto ao Presidente da AMSTT com o comandante Paulo César do 9° BPM de Garanhuns. A intenção foi de pedir reforço no policiamento dos pontos turísticos e solicitar a integração para que pudessem ser realizadas rondas da Guarda junto com a PM. Pedido este reforçado na última sexta-feira (13), quando Gabinete do Prefeito enviou um oficio para o Comandante Paulo César solicitando também policiamento para o local, neste caso especificamente para o Cristo do Magano, após relatos de assaltos à mão armada, à luz do dia". (Com informações de http://www.vecgaranhuns.com/)




RELATO DO PASTOR RAIMUNDO BARRETO

"Meu nome é Raimundo Barreto, moro em Garanhuns há 12 anos, sou empresário nesta cidade. Sou pastor da Comunidade Apostólica na Av. Sete de Setembro, e estávamos, no feriado, hospedando um grupo irmãos em Cristo, das cidades de Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA) para um encontro regional. Na última sexta-feira, dia 13 de outubro, programamos fazer uma visita ao Cristo do Magano, às 9 da manhã, para visitar aquele belo ponto turístico e, também, orarmos por Garanhuns.

Chegando no Cristo do Magano, e já havia um grupo de umas 25 crianças, com o motorista do ônibus escolar e professoras da cidade de Venturosa. Quando nos aproximamos do Cristo, dois elementos saíram de dentro do matagal, encapuzados e um deles armado com um revólver calibre 38, de cor preta e cano longo, um deles usava óculos de grau e eram morenos. O segundo fez o despojo das vítimas, levando documentos, celulares, relógios e todos os pertences, inclusive dinheiro que os turistas levaram em mãos, porque após a visita ao Cristo do Magano, iríamos fazer compras na cidade, pois era sexta-feira e o comércio estava aberto.

Pelo que pude reparar, duas crianças entraram em grande pânico e choro. Do nosso grupo, ficamos controlados, embora a tensão fosse grande. Meu sogro, hipertenso e diabéticos, após o incidente, precisou ser levado ao Hospital Dom Moura por causa das alterações na pressão e taxa glicêmica, fruto do trauma emocional. Eu e minha esposa, vivemos estas duas realidades de Garanhuns, do assalto no Cristo Magano e a situação do Hospital Dom Moura.

O assalto durou em torno de 7 minutos, os assaltantes ficaram nos ameaçando e olhando para o início da rua, verificando se viria alguma polícia. Após fazerem a “limpa”, foram correndo à pé pelo matagal e sumiram. Procuramos acalmar as crianças e entramos rapidamente em nossos ônibus. Na decida da estrada, encontramos três policiais de moto e duas viaturas. Reportamos o ocorrido e os policiais saíram em busca dos mesmos. Fizemos B.O. na Delegacia da Av. Dantas Barreto.

Interessante que o ônibus escolar estava há algum tempo no Cristo do Magano, mas quando o ônibus de turismo subiu a ladeira, os assaltantes apareceram".

Garanhuns, PE, 16 de outubro de 2017.

Raimundo Barreto.