sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

ENQUETE: Haroldo vence novo Embate Virtual contra Sivaldo Albino


O Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC), que deverá ter o apoio do Prefeito Izaías Régis (PTB) na disputa pela Prefeitura de Garanhuns nas eleições de 2020, venceu o ex-vereador Sivaldo Albino (PSB), provável candidato do Governador Paulo Câmara (PSB), numa nova enquete realizada na rede social facebook. O Embate, que não tem qualquer valor científico, foi promovido pela fan-page “Garanhuns MINHA Cidade”, que possui quase 100 mil seguidores.

Na Enquete, que mobilizou mais de 2.300 pessoas, foi perguntado: “Se a disputa pela Prefeitura de Garanhuns fosse hoje, entre Sivaldo Albino (PSB) e Haroldo Vicente (PSC), em quem você votaria?” e o resultado sinalizou que, se o cenário em 2020 for de polarização entre Haroldo e Sivaldo (juntos na imagem ao lado, ainda como Vereadores, em 2016), teremos uma disputa bastante acirrada pela Prefeitura de Garanhuns.

Haroldo Vicente obteve 53% votos (1.207 indicações), enquanto Sivaldo conquistou 47% das indicações (1.085 votos). A diferença entre Haroldo Vicente e Sivaldo Albino foi de 122 votos ou de 6%. A Enquete contou ainda com 336 comentários; 106 compartilhamentos e 162 reações. “A intenção da Página é aferir o sentimento da população em relação aos possíveis candidatos e protagonistas da política de Garanhuns, e possíveis cenários eleitorais de 2020”, publicou a gerência da Garanhuns MINHA Cidade, após o resultado da Enquete. Vale registrar que além de Vicente e Albino, outros nomes devem surgir para disputa Municipal em Garanhuns, como por exemplo: o candidato do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e representantes de outros grupos políticos na Cidade.

MINHA OPINIÃO – Apesar de garantir a mobilização dos Grupos Políticos da Cidade, as enquetes realizadas na internet, aqui em Garanhuns, ainda não conseguiram empolgar a população, que sinaliza estar alheia a disputa municipal de 2020. Para se ter uma ideia, dos 99.148 seguidores da página Garanhuns MINHA Cidade, apenas 2.292 participaram da enquete, ou seja: 2,31% dos participantes da fan-page tomaram conhecimento ou se dispuseram em votar.

Além da baixa adesão, alguns segmentos na Cidade criticam a realização das enquetes, por considerarem que esses estudos promovem a participação de fakes (perfis falsos) e a mobilização de Servidores Públicos, tanto Municipais, quanto Estaduais, que apesar de serem eleitores, podem se sentir constrangidos em participar das pesquisas virtuais. Já outros segmentos, sobretudo os Analistas Políticos, vibram com os embates na Rede, que animam as rodas políticas e podem direcionar o trabalho dos futuros candidatos.

O fato é que quem busca ser Prefeito ou Vereador, bem como apresentar um candidato competitivo, deve se basear em estudos científicos elaborados, aplicados e contabilizados por Empresas Especializadas, podendo, assim, embasar seu trabalho em algo mais próximo da realidade. No mais, é viver a adrenalina das disputas virtuais. Essa é a minha opinião, mas respeito a sua. (Carlos Eugênio)