sexta-feira, 26 de julho de 2019

Barragem de Garanhuns Sangra. Este já é o segundo Julho mais Chuvoso dos últimos Vinte Anos

 

A Barragem do Mundaú está sangrando, ou seja: verteu e superou em 15% a capacidade máxima de acumulo d´água, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). 

Mundaú é o menor dos três reservatórios que abastecem Garanhuns. O popular Açude Novo tem capacidade para acumular 1.968.600m³ de água, todavia de acordo com a última leitura, feita ontem, dia 25, está com 2.277.888 m³.

As outras duas barragens do Município, Cajueiro (imagem ao lado) e Inhumas (imagem acima) também apresentam bons volumes. Enquanto Cajueiro, o maior da Cidade, está com 87% da capacidade total; Inhumas acumula, segundo dados da APAC, 79% do seu volume total.

As recentes chuvas caídas em Garanhuns vêm contribuindo para o aumento no volume d´água nos mananciais que abastecem o Município. De acordo com a APAC, em julho do ano passado choveu 73 milímetros, aqui em Garanhuns, enquanto até ontem, dia 25, neste ano, já foram 180 milímetros. 

“Com essa média, 2019 teve o segundo julho mais chuvoso dos últimos 20 anos, só ficando abaixo de 2017, quando choveu 299 milímetros”, publicou o Portal V&C Garanhuns