domingo, 14 de abril de 2013

O Tomate e mais o Supermercado Inteiro



A opinião de Carlos Chagas é destaque no Blog: 

“Parte da imprensa ingênua e parte daquela alugada ao neoliberalismo concentram suas baterias sobre o tomate. É o vilão da economia, o responsável pelo risco da volta da inflação, inimigo das saladas e do macarrão.

O problema é que os barões da imprensa e seus acólitos não precisam frequentar os supermercados, as feiras-livres e as esquinas. Veriam que de semana em semana aumenta tudo. Frutas, legumes, cereais, doces e salgados, ninguém compra hoje o que comprava ontem com o mesmo dinheiro, se não estiver disposto a reduzir as refeições. Ou a sacrificar outras despesas, como o colégio dos filhos, os remédios ou o lazer. 

Não apenas os índices de aumento da inflação nos levam a essa realidade. O dia a dia de cada cidadão que vive de salário é implacável, em especial porque fora algumas categorias especiais, os vencimentos crescem muito menos do que as despesas. Seria bom o governo pensar nessa discrepância, que atinge desde o devedor do Imposto de Renda até o indigitado que recebe o bolsa-família. É nisso que a presidente Dilma deveria prestar atenção, muito mais do que no preço dos carros zero quilômetro ou nas refeições dos restaurantes de luxo, que também aumentam".