sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Capitania Hereditária de Garanhuns


Os partidários do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que desejam ver um familiar do Governante disputando uma das 48 cadeiras da Assembleia Legislativa, podem perder as esperanças. É que o Prefeito já se posicionou contrário a ideia de tornar Garanhuns uma Capitania Hereditária.    

As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, com o objetivo de colonizar o Brasil. Ganharam esse nome pois, na época, o Poder era transmitido de pai para filho.

A comparação é justificada no fato que, a cada dia, ganha força a informação da disposição de Izaías em lançar a sua filha Michelle Régis, que atua com desenvoltura na administração da Clinical Armando Monteiro, como candidata do seu grupo político. Segundo alguns analistas políticos da Cidade, a meta seria pavimentar o caminho para que ela viesse sucedê-lo em 2020, depois de uma possível reeleição de Régis em 2016.  

“Ninguém da minha família vai entrar em politica ao não ser eu!. Eu não quero ser dono de Garanhuns!. Eu quero é fazer novas lideranças com pensamento futurista”, registrou o Prefeito durante a solenidade de inauguração do SAMU. Régis chegou a listar os possíveis ‘novos líderes da cidade’: “eu quero que venha Carla, Gersinho, que venha os vereadores de Garanhuns..., Sivaldo Albino. Que venha muita gente que sejam lideranças. Não é simplesmente querer ser e não ser!”, chamou a atenção o Governante Garanhuense.

SIVALDO E IZAÍAS – E apesar de incluir o nome do vereador Sivaldo Albino (MD) na lista das ‘novas lideranças’, os últimos acontecimentos sinalizam um distanciamento irreversível entre Izaías e o Vereador oposicionista. Em recente entrevista concedida ao radialista Pereira Filho, Régis tratou das suas diferenças com Albino, sacramentando o rompimento. “O vereador Sivaldo já disse que é candidato a deputado Estadual e não será meu candidato. Então ele passou a ser oposição na hora que se lança candidato sem o apoio da gente (...); ele foi pra rádio dizer que era candidato e ficou com raiva de mim porque não é presidente da Câmara. Eu não tenho nada haver com isso. É uma questão deles (vereadores). Eu nunca me meti em Parlamento. Então ficou com esse receio e passou a querer fazer oposição”, registrou Régis no Programa Combate.

O Prefeito também chamou a atenção de Sivaldo para que faça uma oposição correta e registrou que o Parlamentar não vai encontrar irregularidades em sua Gestão. “Desejo a ele que faça uma oposição correta, que não seja só para aparecer. Agora, ele pediu informações. Eu tenho trinta dias para entregar. Se não entregaram hoje (terça-feira, dia 21) eu já vou dar bronca, porque eu quero que entreguem todas as informações. O Governo é aberto. Não tem problema nenhum. Ele nunca vai me denunciar uma ponte. Ele nunca vai me denunciar, nada, porque eu não vou dar motivos pra ninguém denunciar nada de mim”, sacramentou o Prefeito Izaías Régis. (Na imagem de arquivo, Izaías e o vereador Gersinho Filho, a quem o Prefeito considera capaz de se tornar uma nova liderança)