quarta-feira, 15 de maio de 2013

Portal de Obras do Tribunal de Contas apresenta falhas



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou recentemente uma nova ferramenta de transparência, o Portal de Obras. Garantiu que 90% do recurso destinado às obras estão representados lá por empreendimentos, como duplicação e adequação de rodovias, construção de escolas, unidades de saúde, entre outros.

No entanto, uma consulta feita pelo JC à página (http://cidadao.tce.pe.gov.br/portalcidadao/index.php/portal-de-obras) identificou algumas falhas e informações incompletas que, somadas, dificultam o cidadão em acompanhar o andamento da obra pesquisada. O órgão prometeu corrigi-los.

Para além da divulgação dos custos totais e da empresa ganhadora da licitação, o grande diferencial do portal do TCE é o gráfico que aponta o andamento da obra, relacionando o prazo decorrido estipulado no edital e o que foi pago, referência ao que já foi executado. Porém, somente as intervenções que tiveram auditorias este ano apresentam essas duas informações. As demais seguem incompletas. Um exemplo disso são as obras tocadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE). De 40 registradas, apenas duas possuem a linha azul (tempo) e a vermelha (recurso pago).
O chefe do Núcleo de Engenharia do TCE, Ayrton Guedes Alcoforado, explica que como o portal começou a ser alimentado este ano, somente as auditorias atuais possuem a informação do tempo. “Antes as equipes não faziam esse levantamento, não cadastravam esse dado”, alega. Ele garante que o órgão vai levantar tais informações que faltam para cadastrá-las.

Outro problema é a defasagem de atualização. Existem obras cujas auditorias mais recentes datam de oito meses para trás. “São aquelas em que a gente não encontrou problema. O acompanhamento parou naquele momento porque não se sentiu necessidade de continuar”, frisa Ayrton Guedes.

Afora isso, o JC encontrou várias obras cadastradas em cidades erradas. Caso da construção da Escola Professora Rita Maria da Conceição, localizada no município de Orobó, que está registrada na aba do Recife. Um erro de cadastramento que Ayrton Guedes prometeu consertar. Ele informa também que, em paralelo, está sendo feito um relatório com as obras inacabadas e canceladas, que serão agregadas ao portal. (Fonte: Jornal do Commercio)