sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MUDANÇAS EM GARANHUNS - Comerciantes do Mercado Público e do Pop Shop se mostram insatisfeitos. Prefeito marca reunião para minimizar ruídos



“Toda mudança gera uma reação”, a frase é do radialista Ariston Brito, da Rádio Jornal, ao abordar o planejamento da Prefeitura de Garanhuns em realizar obras de reforma no Mercado Público 18 de Agosto e demolir o Pop Shop, requalificando a comercialização de produtos nestes espaços, com a possibilidade de transferir os que comercializam carne para a CEAGA.

É que bastou o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, revelar as pretensões do Prefeito em ampliar a CEAGA para receber os comerciantes de carnes e estivas do Mercado 18 de Agosto, para um descontentamento geral tomar conta dos profissionais que atuam naquele tradicional ponto comercial de Garanhuns.

O comerciante Antônio Marcos, conhecido popularmente por Marquinhos do Galeto, que trabalha no setor de carnes do Mercado 18 de agosto e se apresenta como uma espécie de porta-voz dos comerciantes do Espaço, enfatiza que o compromisso do Prefeito durante a campanha era outro. “O Prefeito Izaías Régis veio aqui (no Mercado) por duas oportunidades e nos prometeu essa reforma, mas não que iria nos tirar (...); estamos indignados com essa informação. Estamos, ainda, acreditando na palavra do senhor Izaías Régis que nós prometeu que não iria tirar a gente daqui. Nós temos clientes de 10, 20 anos e entendemos que a retirada seria um enterro para nós”, comunicou o Comerciante, em entrevista veiculada na Rádio Jornal.

Ainda durante a entrevista ao repórter Aristón Brito, o líder dos comerciantes mostrou-se aberto ao dialogo. “Não queremos confronto com ninguém. Estamos abertos para qualquer alternativa, menos a retirada desses profissionais daqui”, pontuou Marquinhos, que apelou para o bom senso na solução do problema. “O Mercado 18 de agosto é uma cultura e nós fazemos parte dessa cultura. Aqui temos comerciantes com mais de 30, 40 anos que trabalham aqui. Eu mesmo herdei esse ponto do meu pai. Peço que o Prefeito reveja essa decisão, pois para a CEAGA eu não vou!. Eu deixo a minha tarimba, vejo outra coisa para trabalhar...vou embora, mas para a CEAGA eu não vou”, chamou a atenção o Comerciante.

Ao abordar o assunto, também numa entrevista a Jornal, o Prefeito Izaías Régis procurou tranquilizar os comerciantes, tanto do Mercado, quanto do Pop Shop. “Com certeza nós só vamos fazer pra eles o melhor. Nós vamos torna-los o que eles já deviam ter sido tornados pelo Município: comerciantes, empresários com respeito, dignidade, credibilidade para que eles possam crescer. Não é interessante que uma pessoa do Pop Shop fique no Pop Shop, o interessante para nós é que ele possa construir um prédio de dez andares (...); o município tem que melhorar a qualidade do ambiente que eles estão para que possamos ter eles com vontade de crescer”, pontuou o Prefeito.

DIÁLOGO SERÁ ABERTO – E nesta segunda-feira, dia 5, o Prefeito Izaías Régis vai receber uma comissão do Pop Shop para apresentar o projeto que vem sendo idealizado para os comerciantes daquele local. A reunião vai acontecer às 15h, no Gabinete do Prefeito. O Secretário de Planejamento, Fernando Nunes, responsável pela elaboração do projeto participará do Encontro.

“Tudo ainda está na fase inicial, temos um projeto, que será apresentado, mas que ainda depende de recursos. Portanto, nada será feito sem comunicá-los, nós vamos ouvi-los e discutir com eles”, minimizou o Prefeito Izaías Régis. (Nas imagens, cedidas pelos comerciantes ao Blog, o então candidato Izaías conversa com os comerciantes durante visita ao Mercado Público e Pop Shop).