quarta-feira, 3 de abril de 2013

GARANHUNS - Justiça Eleitoral inicia Cadastro Biométrico



O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) iniciou o cadastro de biometria em Garanhuns nesta terça-feira, dia 2 de abril. O processo se estende até 14 de janeiro do próximo ano. 

Os eleitores de Garanhuns precisam comparecer ao Fórum Eleitoral, localizado na rua Barão de Nazaré, na comunidade da Brasília, para se submeter à coleta das impressões digitais e foto. A Justiça Eleitoral esta trabalhando com agendamento e através da demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado através do site: http://www.tre-pe.jus.br/agendabio/publico/. O atendimento acontece das 8 as 17 horas. O eleitor que não comparecer a revisão terá o seu título eleitoral cancelado e não poderá votar em 2014, ficando assim em débito com a Justiça Eleitoral.

Para lançar o Processo, o desembargador Eleitoral do TRE/PE, Virgínio Marques Carneiro Leão estará hoje pela manhã, no Fórum Eleitoral de Garanhuns, participando de reunião com o Prefeito Izaías Régis, quando apresenta ao Governante local informações sobre o voto biométrico. Para maiores informações, ligue: (87) 3762-7282.

SISTEMA BIOMÉTRICO - A urna com leitor biométrico foi usada pela primeira vez nas eleições de 2008. O novo sistema permite que o eleitor seja reconhecido pela impressão digital na hora de votar. Isso evita fraudes como no caso de uma pessoa votar no lugar de outra, já que as impressões digitais são únicas. 

O Sistema Biométrico de Votação é uma garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que vai votar. Nas eleições gerais de 2010, mais de um milhão de eleitores, distribuídos em 60 municípios já votaram usando o novo sistema. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2018 todo o eleitoral nacional já possa votar usando o novo Sistema.