terça-feira, 2 de abril de 2013

Semana do Autismo é vivenciada em Garanhuns



O Grupo de apoio às Famílias de Crianças Autistas, denominado de Borboleta Azul, realiza em Garanhuns, nos dias 2, 4 e 7 de abril, ações em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O Governo Municipal apoia a iniciativa.

Com o objetivo de prestar informações sobre o autismo e reduzir o preconceito, uma programação especial, com mobilização e entrega de panfletos explicativos, exposição de faixas e cartazes, participação em programas de rádio e uma Missa envolverão pais, amigos e profissionais das pessoas autistas.

Além disso, alguns prédios serão iluminados com a luz azul para lembrar a data comemorativa. O Relógio das Flores e o Palácio Celso Galvão estão entre os escolhidos.

O AUTISMO - Também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.