sexta-feira, 13 de julho de 2018

FESTIVAL DE INVERNO: Proibição de Vasilhames de Vidro e Coolers e Mudança no local de Palco são Acertados em Audiência Pública


Com o intuito de preservar os direitos da população e dos turistas que irão participar da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e definir detalhes sobre o evento, uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem, dia 12, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), aqui em Garanhuns. Participaram do Encontro representantes de Órgãos Públicos de Segurança e Trânsito; de Secretarias Municipais e da Fundarpe.

Durante o Encontro ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar, sendo precedida de uma comunicação à organização do Evento. Ainda no principal Polo do Evento, não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro, ou coolers (recipientes de bebidas e alimentos). A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8 às 16h30min, e a área terá que ser fechada, impreterivelmente, até às 17h. A entrada para o camarote será permitida apenas pela entrada principal da Praça Mestre Dominguinhos, na Av. Nilo Peçanha.

Outra providência que será adotada na antiga Praça Guadalajara é a proibição do acesso de menores de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar e por 20 socioeducadores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que estarão distribuídos nas cinco entradas do Palco Principal, realizando, também, ações preventivas. Entre às 15 e 17h, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Polícia Militar irão fazer uma ronda na Praça Mestre Dominguinhos, com o intuito de localizar adolescentes com menos de 18 anos e sem acompanhamento de responsáveis, proibidos de ficarem no local. As polícias Militar e Civil também terão um ponto de apoio no Centro Cultural.

HORÁRIOS DO EVENTO - Quanto ao horário do evento, a Polícia Militar informou que foi acordado com a Fundarpe que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos serão encerrados às 3h nas sextas-feiras e aos sábados, e de domingo à quinta-feira, às 1h. Admitindo-se tolerância de até meia hora caso haja falha de equipamento.

Outra novidade será a localização do Palco Pop/Forró, localizado na última edição por trás do Fórum, nas imediações do Parque Euclides Dourado, que será montado em frente à entrada do Terminal Rodoviário de Garanhuns. A Polícia Militar também terá um ponto de apoio próximo ao local. Mais de 200 policiais civis e 270 policiais militares estarão em operação durante a festa. O 28º Festival de Inverno de Garanhuns acontece entre os dias 19 a 28 de julho. (Com informações da Secom/PMG)