quarta-feira, 3 de abril de 2013

EFEITOS DA SECA - Correntes doa ração aos Criadores de Gado


Os efeitos da maior estiagem registrada nos últimos anos no Agreste Meridional, que vem causando transtornos à população pela falta d´água e dizimando o rebanho bovino foi tema de uma reunião no município de Correntes.

O Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) convocou o Encontro, realizado na Câmara de Vereadores daquele Município e que contou com as presenças de vereadores, gerentes de instituições bancárias e representantes do IPA e secretaria de Agricultura do Estado, além de dezenas de criadores de gado no Município.    

Ações de financiamento junto aos bancos do Brasil e Nordeste foram apresentados e os representantes do Governo Estadual informaram as inciativas do Governador Eduardo Campos para minimizar os efeitos da seca em Pernambuco. Já o Prefeito Correntino ressaltou a sua preocupação com a situação e relembrou as ações municipais em beneficio dos criadores. Recentemente, a Prefeitura locou três caminhões para transportar a cana-de-açúcar oferecida pelo Estado e adquiriu uma máquina siladeira para processar o alimento a ser servido ao rebanho.  

Ao final da Reunião, os proprietários de gado não se mostraram satisfeitos. Muitas queixas foram registradas. Alguns mais exaltados bradavam que as ações são insuficientes para resolver o problema. Mas uma iniciativa do Prefeito amenizou as insatisfações. O Governante promoveu a distribuição de mil sacas de ração animal junto aos criadores. O material foi exposto defronte a Câmara, talvez numa estratégia de marketing (foto)

“Ainda queremos construir barragens, limpar açúdes e barreiros e viabilizar a perfuração de poços. O problema é grande, mas estamos enfrentando a seca mesmo com as dificuldades financeiras que Correntes vive atualmente”, declarou Edimilson da Bahia, durante o Encontro com os pecuaristas correntinos.