segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pesquisa revela insatisfação dos Garanhuenses com os seus Vereadores



Diariamente a Rádio Jornal promove pesquisas juntos aos seus ouvintes para saber a opinião sobre assuntos de todos os gostos. No último sábado, dia 30, a pauta foi política e o radialista Ariston Brito perguntou: qual o vereador que mais trabalha pela Cidade?. O resultado final mostrou que a população não esta satisfeita com o trabalho dos seus representantes na Câmara Municipal.    

A maioria dos participantes, seja por ligações telefônicas ou interação pela Internet, não citou o nome de nenhum dos 13 legisladores municipais e em algumas participações mostrou que desconhece qualquer tipo de atuação dos vereadores de Garanhuns. 

Os mais trabalhadores, segundo o resultado da pesquisa na Super Manhã são: Audálio Filho (PSDC), Zaqueu Lins (PDT) e Gil PM (PRB) com dois votos cada.

Em entrevista na própria Rádio Jornal, o vereador Gil PM, disse que a falta de conhecimento das ações legislativas resulta numa avaliação que não reflete o trabalho dos edis garanhuenses. “As pessoas não participam das reuniões da Câmara, não conhecem o trabalho dos vereadores. É importante que antes de criticar, as pessoas possam conhecer os projetos, o trabalho de cada vereador, porque criticar através do telefone é fácil”, salientou o Parlamentar.   

OPINIÃO – O Vereador é o político mais próximo do povo e sofre com a falta de informação quanto ao seu real papel. Um Vereador cria leis, aprecia projetos do Prefeito e também tem nas suas atribuições constitucionais, a fiscalização das ações da Prefeitura e a defesa dos interesses da população. Mas na cabeça da maioria da população, cabe aos parlamentares ações exclusivas do Prefeito, como calçar ruas e viabilizar ações assistenciais. 

A culpa na maioria das vezes é dos próprios vereadores, que prometem de tudo nas campanhas e depois sofrem com cobranças de ações impossíveis para a sua função. Daí vem o desgaste, ampliado pela falta de investimentos no setor da comunicação, que apesar de não fazer milagres, leva a população a conhecer às ações dos parlamentares. E investir em divulgação não é uma alternativa exclusiva do Presidente da Câmara. Cabe a cada um dos legisladores divulgar o seu trabalho. Caso contrário, a nota dos vereadores na avaliação da população continuará sendo vermelha.