quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MPPE e MPF atuam em conjunto para a implantação de portais da Transparência pelos Municípios

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público Federal (MPF) expediram recomendações conjuntas a 19 prefeituras de municípios do Sertão para que os seus gestores disponibilizem dados à população, por meio dos Portais da Transparência, referentes às receitas, despesas, licitações e contratos da cidade, como determina a Lei de Acesso à Informação, Lei n° 12.527/2011. Os gestores, no prazo de 60 dias, devem encaminhar informações à Procuradoria da República a respeito das providências adotadas.

No documento, o promotor de Justiça Fabiano Morais de Holanda Beltrão e a procuradora da República Natália Lourenço Soares informam que já expirou o prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para que os municípios publiquem as informações da gestão. Motivo pelo qual a duas instituições expediram os documentos em conjunto.

Diante da necessidade de evitar situações danosas ao patrimônio público e a caracterização de atos com feições de improbidade administrativa, o MPPE e o MPF recomendam aos gestores que implantem os portais de transparência. Nesses portais, devem ser divulgadas informações como: as despesas pagas e receitas arrecadadas; as licitações abertas, em andamento e já realizadas; os casos de dispensa e inexigibilidade de licitações; os contratos e convênios celebrados; os servidores temporários; e os planos de carreira e estruturas remuneratórias dos cargos do quadro pessoal.


Municípios – Os municípios que receberam as recomendações foram: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Itapetim, Quixabá, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira e Triunfo (todas situadas no Sertão do Pajeú). Também compõem a lista Betânia e Custódia (Sertão do Moxotó) e ainda Floresta, Jatobá e Petrolândia (Sertão de Itaparica).