domingo, 24 de março de 2013

Ministério Público faz acordo com prefeitura e prorroga data para Concurso Público



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a prefeitura de Betânia acordaram nova data para a realização de concurso público destinado a suprir vagas na administração municipal. O novo calendário foi publicado em aditamento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela prefeitura para promover o certame. A mudança surgiu após a prefeita de Betânia, Eugênia de Souza, informar que as medidas assumidas no TAC não poderiam se cumpridas nas datas anteriormente estabelecidas.

Diante dessa situação, o promotor de Justiça à frente do caso, Fabiano Morais, traçou um novo calendário que prevê a publicação do edital até o dia 15 de julho, com datas limites para início da inscrição até 2 de setembro e aplicação da prova até 28 de outubro. A homologação deve acontecer até 9 de dezembro, seguida pela nomeação dos candidatos aprovados.

O promotor também alerta para que a empresa realizadora do concurso deve ser selecionada por meio de processo licitatório. Caso seja necessário, é permitido prorrogar o contrato de servidores temporários para evitar a paralisação de serviços públicos, mas estes devem ser substituídos por servidores contratados através de seleção simplificada já lançada pela prefeitura. Esses novos contratos devem ser extintos até 31 de dezembro.

A expectativa é de que, aqui no Agreste Meridional, o Ministério Público também possa intervir e destravar os concursos públicos nos municípios de São João, Palmeirina, Brejão, Caetés, Capoeiras, Saloá, Lagoa do Ouro, Iati e Bom Conselho. Na maioria dessas Cidades, o Tribunal de Contas recomendou a suspensão dos certames em novembro de 2012, mas até agora não sinalizou qual o procedimento a ser adotado para democratizar o acesso ao Serviço Público.