domingo, 22 de junho de 2014

Movimento Vemprarua realiza Protesto Silencioso e alerta quanto a lançamento de esgotos nas Nascentes de Garanhuns

Um protesto criativo, com apenas quatro letras e muitas flores. ‘LUTO’: essa foi a forma que o Movimento #Vemprarua Garanhuns encontrou para protestar contra o corte de árvores na Cidade.

É que no último dia 6 de junho, servidores da Prefeitura de Garanhuns cortaram uma árvore na rua Nilo Peçanha. A Ação do Governo Municipal gerou indignação de vários cidadãos e foi registrada por membros do Movimento, que divulgaram um vídeo através do facebook. De acordo com a postagem do Vemprarua – que no ano passado mostrou sua força e promoveu a maior manifestação pública que Garanhuns já presenciou – o corte da árvore teve por finalidade abrir caminho para a passagem de um Trio Elétrico. Até os dias atuais, a Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto. “O Protesto não é somente pela árvore, mas sim por todas as outras que veem sendo derrubadas de maneira equivocada e sem nenhuma participação/consulta popular/social”, justifica Cícero Gomes, um dos articuladores do Movimento na Cidade. 

Ainda de acordo com Cícero Gomes, o Protesto que marcou a morte da árvore é apenas simbólico, já que a meta do Grupo é alertar quanto “a todo o descaso e agressão ao meio ambiente em Garanhuns, principalmente em nossas nascentes, o que causa um enorme prejuízo ambiental e de saúde pública à cidade”, registrou Cícero, que divulgou o caminho: (https://www.facebook.com/photo.php?v=1473294099552600&set=vb.100006160723027&type=3&theater), em que mostram a poluição de uma das nascentes de Garanhuns, a nascente do Riacho do Flamengo. “Aquela árvore, para nós, se tornou um símbolo na luta em defesa pelo meio ambiente, principalmente devido a sua importância”, finaliza Cícero Gomes.

ESGOTOS NA NASCENTE DA VILA MARIA - Já na manhã deste domingo, dia 22, um jovem identificado por José Meine, postou no facebook uma imagem de obras de esgotamento sanitário que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Garanhuns no bairro do Magano. Segundo a postagem do Cidadão, o Governo Municipal esta instalando uma tubulação de águas servidas na área do ‘Cais do Magano’, que seguirá até a nascente da Vila Maria, nas imediações da Rua Capitão Tomaz Maia. Essa deve ser uma das próximas pautas do Movimento #Vemprarua, que se reúne semanalmente na Câmara de Vereadores de Garanhuns.