segunda-feira, 28 de abril de 2014

CANDIDATO DO PREFEITO: Nome de Zaqueu é defendido por fortes aliados de Izaías

No que depender da maioria dos vereadores que integram a Casa Raimundo de Moraes, o vereador Zaqueu Lins (PDT) será o candidato a Deputado Estadual do prefeito Izaías Régis (PTB). Só na última semana, Lins recebeu a adesão dos vereadores Audálio Ramos Filho (PSDC); Sílvio Sabino (PSC) e Nelma Carvalho (PR), além da garantia de apoio velado de outros dois companheiros de Câmara.

Em contato com o Blog, o vereador Sílvio Sabino, que lidera a Bancada Governista na Câmara, revelou que o “candidato deve ser Zaqueu” e complementou “se não for ele, será um nome de Garanhuns”, já que existe a possibilidade do PDT vir a apoiar Paulo Câmara (PSB) ao governo do Estado, o que inviabilizaria a postulação do pedetista.

Recentemente, o vereador Gersinho Filho (Solidariedade), que também se apresenta como pré-candidato a Deputado Estadual e espera contar com o apoio governista, chegou a postar em seu Blog e no facebook que também tem ao seu lado companheiros de Câmara. Cogita-se que Gil PM (PRB), Luzia da Saúde e Haroldo Vicente (PROS) são simpáticos a candidatura do jovem Vereador. Ainda na Câmara, o vereador Sivaldo Albino (PPS) se coloca como pré-candidato, mas como é oposicionista, não deve contar com outros parlamentares em seu projeto estadual.

Entrevistado pelo Blog, Zaqueu considerou que o apoio declarado por Audálio, Nelma e Sílvio é importante e se configura como motivo de alegria, demonstrando a amizade, o reconhecimento ao seu trabalho e a relação que mantém com os demais vereadores. Ao comentar a possibilidade de vir a ser o candidato “do Grupo” do Prefeito Izaías, Lins foi cauteloso. “Vamos esperar a definição do meu partido, o PDT, que pode até indicar o Vice na chapa de Armando Monteiro (possivelmente o Deputado Federal Paulo Rubem Santiago). No próximo dia 6 teremos uma reunião que deverá definir a posição do PDT”, pontua.

Indagado pelo Blog quanto à possibilidade de não vir a ser o Escolhido, se mesmo assim apoiaria o nome definido por Régis, o Pedetista foi direto. “Apoio! Preferimos apoiar um candidato de Garanhuns, mas se for de fora, vamos estudar a candidatura, ver os prós e os contras”, registrou Lins, talvez se referindo a Romário Dias.

RACHA NO GRUPO – No contato com o Blog e ao ser indagado sobre a possibilidade do ‘ungido’ ser o ex-prefeito Silvino Duarte (PTB), o líder do Governo na Câmara, o vereador Silvio Sabino disparou: “se for ele eu não apoio e também serei candidato”, alertou, dando mostras que caso a decisão de Izaías recaia sobre Silvino ou Aurora haverá um racha na Base Governista, o que pode prejudicar a governabilidade da Gestão Municipal.  

Já Zaqueu é mais cauteloso e prega a união do grupo mesmo que o escolhido seja o Ex-prefeito. “Se Ele (Silvino) for o candidato do Grupo, do consenso, eu apoio. A tendência é que tenhamos 10 ou 11 vereadores juntos defendendo a candidatura do grupo. Se for Silvino ou outro candidato nós estaremos todos juntos”, concluiu Zaqueu.

OUTROS NOMES - Enquanto isso, nomes como o de Fernando da Iza (gerente da loja de calçados de Izaías) e do presidente da CDL/Garanhuns, o empresário Fernando do Couto Soares, ‘correm por fora’ pela indicação de Régis. Vale ressaltar que eles jamais se pronunciaram publicamente sobre a possibilidade. Alheio a discussão local, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Romário Dias (PTB) também é cogitado para contar com a bênção de Régis na disputa por uma vaga na ALEPE.

Informações veiculadas na imprensa dão conta que o Prefeito Izaías Régis vai anunciar o nome do Escolhido no próximo dia 23 de maio, por ocasião do evento Pernambuco 14, promovido pelo PTB e que contará com as presenças do senador Armando Monteiro e do deputado Federal João Paulo.