sábado, 19 de abril de 2014

ARTIGO: O Deputado de Izaías

Quem será o candidato a deputado estadual do Prefeito Izaías Régis?. Não sei! Você sabe?. Acredito que não. A cada dia as cartas do baralho diminuem, seja pela demora do Prefeito ou pelo descarte do próprio Izaías. Audálio, a melhor opção, não pode ser, pois esta inelegível depois de ter assumido o Governo de Garanhuns em virtude da viajem do Prefeito, e Rosa, a Vice, não terá de jeito nenhum o apoio do mandatário municipal, pois, segundo Régis, a sua companheira de chapa em 2012, não falou com ele antes sobre essa possibilidade.

Restam Gersinho, Zaqueu, Aurora e Silvino. Gersinho é jovem, vem mostrando o seu valor na política, mas há quem defenda que a sua indicação não passa pela cabeça de Régis, apesar do Prefeito já ter cogitado essa possibilidade até em entrevistas. Zaqueu é experiente, tem quatro mandatos de Vereador, mas também não deve emplacar. Aurora e Silvino – me refiro assim já que o casamento nos torna apenas uma pessoa - só chegariam ao status de candidato de Izaías caso o nome de um dos dois (a Justiça Eleitoral ainda não permite a candidatura de duplas), fosse imposto pelo Senador Armando Monteiro em troca pela desistência/apoio decisivo e fundamental para a vitória de Izaías no último pleito municipal.   

E quem resta?. O Escolhido. Acredito que o nome do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Romário Dias, já esta definido. Romário é do Agreste Meridional e a sua vitória é certa. Tem votos em praticamente todas as microrregiões do Estado. É uma barbada essa vitória!. Com Romário, assim como a Seleção Brasileira em 94, Izaías estaria certo que elegeria o seu Deputado, ganharia um representante experiente na ALEPE e de quebra não teria uma sombra aos seus planos de reeleição. Com Romário também não seria preciso mexer na butija, já que o candidato seria autossuficiente financeiramente. É o candidato dos sonhos de qualquer Prefeito, sobretudo de Izaías, que caso opte por outro nome e o consiga eleger, criará, ressuscitará ou fortalecerá um possível futuro adversário. O verbo no infinitivo você escolhe.

Mas você pode perguntar: e aquele discurso de que o candidato do Prefeito é de Garanhuns?. Balela. A política é assim. Eles falam, falam..., e depois conseguem um bom discurso para justificar que Correntes, a terra de Romário, é bem ali e que Dias conhece como poucos a Garanhuns de Dominguinhos.

A definição esta próxima, basta que Armando defina o Vice na chapa estadual para que também conheçamos o Candidato do Prefeito. Talvez saibamos durante o Festival Viva Dominguinhos. Como Jornalismo não é só matéria paga, também é feito de opinião isenta, mais uma vez ouso em ariscar: caso o candidato não seja Romário o apoio não será pra valer. Será apenas uma candidatura protocolar e o apoio do Prefeito uma mera figuração. Tipo aquela de chegar num determinado lugar, discursar e ir embora.

Como política e futebol são caixinhas de surpresa, tudo pode ser diferente. Posso queimar a língua, ou melhor, os dedos. Mas essa é a minha opinião e se você não concordar..., discorde. (Carlos Eugênio)