segunda-feira, 29 de julho de 2013

AS NOVIDADES DA POLÍTICA NO AGRESTE MERIDIONAL



15 MILHÕES – E o montante que o Prefeito Izaías Régis (PTB) tem em caixa para começar a fazer obras em seu Governo. Ele revelou que vai construir duas escolas e asfaltar dezenas de ruas em diversos bairros da cidade. Com estas obras, Régis dará um salto de qualidade em sua gestão, que já vem sendo criticada pela população, sobretudo os moradores da periferia. Os trabalhos certamente pavimentarão o caminho para um expressiva votação do seu Estadual em 2014.

FPM – Com a tradicional queda no FPM que o segundo semestre traz, tem Prefeito na Região que esta fazendo ‘das tripas, coração’ para quitar a Folha de Pagamento mensal. Em Angelim, a Prefeita Vanda Cordeiro demitiu vários servidores contratados e comissionados em junho passado. Nos próximos dias, outros Prefeitos serão obrigados a tomar essa difícil decisão. É que quem tem o seu emprego e perde, vai direto para a oposição. 

PRESENTE – O Prefeito Izaías Régis (PTB) ganhou a anuncio de um presente. Vai receber o Hospital Dom Moura para gerir. É que Eduardo vai construir um novo Hospital Regional na cidade e o velho HRDM será doado a Prefeitura de Garanhuns. É uma responsabilidade que o Município não pode se esquivar, pois somados a outros investimentos como a UpaE, SAMU, UPA 24h e a contratação de novos médicos, a problemática do sistema de saúde regional tende a ser resolvido. 

O DOM MOURA   Já funciona como um Hospital do Município de Garanhuns. É que segundo o secretário de Saúde do Estado, dos 44 mil atendimentos realizados pelo Dom Moura, de janeiro a maio deste ano, 35 mil foram de pacientes de Garanhuns. Agora o Estado planeja fazer um novo Hospital Regional e Garanhuns, em breve, terá a missão de administrar o Dom Moura.

IVO AMARAL – Era só alegria depois que o Governador anunciou que o FIG 2014 será em sua homenagem. O Criador do Festival dará nome à edição do ano que vem do mega-evento. Ivo que completa 80 anos em 2014 já recebeu o presente antecipado. Comenta-se nos bastidores que o secretário Tadeu Alencar fez o lobby para a indicação.  

ZÉ DA LUZ – Candidato derrotado nas duas últimas eleições para prefeito em Garanhuns, o engenheiro Zé da Luz deu o ar da graça no Agreste Meridional nos últimos dias. Esteve em Paranatama e na inauguração da UpaE, sempre ao lado do Governador. Durante o FIG, percorreu os camarotes e posou para fotos ao lado de correligionários e possíveis aliados.  

ÁGUA – Os prefeitos de Iati, Padre Jorge (PTB) e de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), estiveram visitando trecho das obras da Adutora do Agreste, localizadas nas imediações do Município de Itaíba. A Ação, realizada numa parceria entre os governos Federal e Estadual, atenderá diversos municípios do Agreste, levando água para Iati e Águas Belas, dentre outros.  

ÁGUAS BELAS - De acordo com o Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, a água chegará ao seu Município e em Iati num prazo de dezoito meses. É que uma mobilização emergencial vem sendo executada, através do PAC Seca, do Governo Federal. A água vem da Bacia do Jatobá, de poços profundos perfurados de forma emergencial.

PADRE JORGE - Já o Padre Jorge, de Iati, se mostra satisfeito com a boa nova das águas vindas da Bacia do Jatobá, mas ainda assim vai utilizar os cerca de R$ 830 mil destinados a Iati pelo Fundo de Apoio aos Municípios (FEM), do Governo do Estado, em obras de captação e abastecimento d´água para Iati. As obras estão em fase de licitação.

O PREFEITO GENALDI – Vem trabalhando na conclusão das obras de construção e limpeza de barragens na Zona Rural de São João. Já com relação a safra de feijão, a expectativa na Cidade é de uma colheita muito boa. Se as chuvas não cessarem e as pragas não surgirem, a colheita deve ser recorde. São João é considerado o maior produtor de feijão de Pernambuco.

EM CAPOEIRAS – A Prefeita Neide Reino (PSB) inaugurou recentemente um Laboratório Municipal e vai conceder reajuste de 50% nos salários dos cargos comissionados da Prefeitura. A Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei autorizando o reajuste. A informação é que em Capoeiras, o salário dos CCs estava pra lá de defasado. Alguns Cargos importantes vinham recebendo apenas um salário mínimo.

PARANATAMA – Com seu jeito simples e uma desenvoltura política impressionante, o Prefeito de Paranatama, José Teixeira (PSB), conseguiu do Governador Eduardo Campos a promessa de que a ‘tábua de pirulito’ que se transformou o asfalto do acesso a Cidade seja revitalizado. O compromisso de Eduardo foi firmado no dia do aniversário do Prefeito. Um presente em tanto..., não?.

TADEU ALENCAR – Vem trabalhando para ser conhecido no Agreste. Tem no gestor de GRE-AM, Paulo Lins, o seu ‘abre alas’ e conversou com boa parte das lideranças políticas de Região em sua passagem por Garanhuns nos últimos dias. O ex-prefeito Ivo Amaral (PMDB); o vereador Sivaldo Albino (PPS) e o Prefeito Izaías Régis (PTB) trocaram boas ideias com o preferido por Eduardo na sucessão estadual de 2014.


EX-PREFEITOS COM MORAL – Os ex-prefeitos Eudson Catão, Sandoval Cadengue e Zé da Luz, de Palmeirina, Brejão e Caetés, respectivamente, tem mais moral junto ao Governador Eduardo Campos que muitos políticos com mandato. Em Paranatama, onde Eduardo esteve para entregar tablet´s a estudantes e conceder títulos de posse para agricultores, os ex-Prefeitos foram anunciados pelo cerimonial e convidados para estar ao lado de Eduardo no palanque. Detalhe, o próprio Governador solicitou a presença do trio entre as autoridades.

O DEPUTADO – Jorge Côrte Real (PTB) vem investindo na mídia local. Inserções veiculadas na Rádio Jornal registram algumas das ações do deputado Federal em prol dos garanhuenses. Côrte Real terá o apoio do grupo político de Izaías Régis e através do trabalho do ex-vereador Ary Júnior também espera conquistar importantes votos em algumas cidades do Agreste Meridional.

EM CORRENTES – O Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) promete para o próximo dia 2, a divulgação oficial das atrações da Corrieta 2014. O Evento, tipo micareta, promete agitar a Região e melhorar a imagem do Governante Correntino perante a população daquele Município. 

LIXO – Em Lajedo, Rossine Blésmany (PSD) quer dividir a conta do Aterro Sanitário com os prefeitos das cidades que depositam o seu lixo no aterro lajedense. Atualmente os Municípios de São João, Cachoeirinha, Jurema e São Bento do Una depositam o seu lixo no Aterro da Cidade governada pelo Delegado Licenciado. A conta não bate e Lajedo vem pagando para receber o lixo das outras cidades. A formação de um Consórcio Gestor e o rateio das despesas foi a solução proposta para o imbróglio. 

DIA 11 DE AGOSTO – Acontece em Lagoa do Ouro uma homenagem póstuma ao poeta Vavá Machado. A vaqueirama de todo o Agreste Meridional vai estar reunida no Parque Inácia Lúcio. Muito aboio, missa e desfile pelas ruas da cidade constam da programação, que ainda terá shows com Mano Valter e o Vaqueiro do Forró, Cláudio Rios.
 
JUNTOS? – Durante o FIG, o vereador Sivaldo Albino (PPS) e o Prefeito Izaías Régis (PTB) foram flagrados posando para fotos juntos no Pau-Pombo. Sivaldo também esteve no camarote da Prefeitura e agitou o ambiente com sua presença ‘indesejada’. O Vereador diz que o encontro foi casual. Outros afirmam que a foto foi um jogo de cena de Izaías perante os caciques Armando Monteiro e Jorge Côrte Real. Na base governista o pessoal quer "ver o cão" ao ter Albino próximo ao Prefeito.