domingo, 28 de julho de 2013

Mobilização mostra que Garanhuns quer a volta da FAMEG



Vestidos com camisetas, expondo faixas e distribuindo panfletos, representantes da sociedade Garanhuense, fizeram uma manifestação pacífica e ordeira na tarde/noite desta sexta-feira, dia 26, quando por ocasião da inauguração da UpaE Garanhuns, mostraram ao Governador Eduardo Campos e a políticos de todo o Estado, que o impasse na autorização para funcionamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), por parte do MEC, já inquieta os setores organizados do Município.

Vereadores e membros da imprensa também usavam a camiseta, que trazia os dizeres: ‘FAMEG JÁ’ e também aderiram ao movimento. Talvez para não constranger o Governador, o Prefeito Izaías Régis (PTB) não usou a camiseta do movimento.  
 
Em seu discurso, o Governador Eduardo Campos reforçou a importância da reabertura da Faculdade, todavia, não revelou se estaria empenhado na causa. Uma faixa que registrava: ‘Políticos chega de Blá, Blá, Blá. Queremos a FAMEG’, foi retirada após a solicitação de membros do Governo Estadual. Aliás, as faixas foram os instrumentos que cobravam dos políticos que buscassem a solução para o problema. Nenhum grito de ordem ou constrangimento foi registrado durante a solenidade. Ao contrário, Eduardo foi bastante aplaudido pelos que usavam as camisetas do Movimento.

“Estão querendo saber o que de fato está acontecendo, quem ou o que impede a FAMEG aberta?. Todas as exigências foram cumpridas e alguma coisa, ou jogo de interesses, não dá o aval que a instituição precisa. O MEC até agora não deixou claro o que é que impede, e pronto!. Se não tem nada, ou é algo que possa ser sanado, que deixem então os estudantes terem acesso a mais uma Faculdade formadora de médicos em nossa região, é bom pra cidade, pro estado e para o país, que está importando esta matéria prima!. É bom pro povo!.”, registrou o jornalista Ronaldo César em seu Blog.

Neste sábado pela manhã, jovens empunhavam as faixas do movimento no centro da Cidade, sobretudo no espaço Colunata, onde esta montado o palco da Cultura Popular. Um dos articuladores do movimento, o pastor Carlos Calvino também foi visto mantendo uma longa conversa com o Prefeito Izaías Régis, defronte ao Palácio Celso Galvão. Até o fechamento desta reportagem, não obtivemos acesso ao assunto tratado.