quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ÁGUAS BELAS: Genivaldo prestigia Retiro Indígena e enumera ações do Governo em Aldeia Fulni-ô



O Prefeito Genivaldo Menezes (PT) esteve visitando o retiro espiritual da Tribo Fulni-ô de Águas Belas. A visita aconteceu no dia que marca o início do conclave dos indígenas, denominado de Ouricuri - nome dado ao local onde acontece o retiro-, e que apenas é aberto aos não Índios em seu primeiro dia, que neste ano aconteceu no último domingo, 1º de setembro.

Acompanhado pelo Prefeito de Iati, Padre Jorge; pelo secretário Municipal de Assuntos Indígenas, o índio Valdo do Xixiacla e de alguns vereadores, Genivaldo visitou casas, conversou com as famílias e participou da tradicional missa que anualmente é realizada. “Esse retiro acontece todos os anos com a Tribo e já faz parte da cultura da nossa cidade, que comparece em peso para acompanhar os irmãos Índios em seu primeiro dia no Ouricuri. É uma tradição que fazemos questão em apoiar”, registra o Prefeito Genivaldo.

Além de apoiar o conclave dos indígenas, o Governo Genivaldo Menezes também vem viabilizando uma série de ações governamentais na tribo. “Melhoramos constantemente o acesso à tribo. Também construímos a Praça Central; viabilizamos em parceria com o Governo Federal as obras de saneamento de toda a aldeia e estamos trabalhando na construção de 200 casas através do programa Minha Casa, Minha Vida. Atualmente, já estamos com mais de 100 casas edificadas”, pontua o Prefeito.

A Tribo Fulni-ô de Águas Belas é habitada por cerca de 6 mil índios, que contam com o auxílio do Governo Federal, através da FUNAI.