quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Paraesporte de Pernambuco acontece em Garanhuns



O município de Garanhuns sedia neste mês de setembro, em data a confirmar, a fase final do Circuito Pernambucano de Paraesportes, numa realização do Governo do Estado, através da secretaria de Esportes.

O Paraesporte de Pernambuco vem sendo disputada em fases regionais e teve mais uma etapa no período de 26 a 28 de agosto, em Petrolina. Participam da competição atletas com deficiência Auditiva (D.A), Física (D.F), Intelectual (D.I) e Visual (D.V), matriculados em escolas das redes municipal, estadual, federal e privadas, filiados a associações, clubes esportivos, ou participantes de programas esportivos para pessoas com deficiência.

A finalidade do Paraesporte é incentivar alunos com deficiência na prática de esporte, trazendo benefícios para a saúde física e mental. Além da questão da saúde, desenvolve a autoestima, segurança e a questão do convívio com outras pessoas sem deficiência. O objetivo é mostrar que são capazes. O foco são as potencialidades, como as habilidades no futebol, por exemplo, e não a deficiência. “A inclusão começa com conhecimento”, aponta a secretária de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti.