terça-feira, 2 de março de 2021

Com novas Restrições, Igrejas e demais Templos Religiosos não poderão abrir nos Finais de Semana. Bispo Diocesano se Posiciona

A nova aceleração da pandemia da COVID-19 fez o Governo do Estado proibir atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos, até o dia 17 de março. Após novas restrições, igrejas e demais templos religiosos localizados em Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana.

Garantindo que cumprirá as determinações Estaduais, em comunicado publicado no Site da Diocese de Garanhuns, o Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson lamentou a decisão do Governo a atribuiu  o aumento dos casos de COVID-19, em grande parte, ao “descaso no período das campanhas eleitorais, nas festas de fim de ano e nas férias de janeiro, dos desmandos do período do carnaval, das filas de bancos e das irresponsabilidades cotidianas de todos nós, cidadãos e cidadãs”, pontuou o Bispo.

“Fechamos as nossas igrejas do dia 3 ao dia 17 de março, das 20h às 5h, de segunda a sexta; nos finais de semana, o fechamento será completo, voltando, assim, as missas a serem transmitidas pela internet e pelo rádio, sem presença física de fiéis. Os demais sacramentos, como o Batismo, por exemplo, segundo o Bispo, “podem ser realizados durante a semana, tomando os cuidados habituais já adotados”. Clique AQUI e confira o comunicado da Diocese de Garanhuns na Integra.



 

segunda-feira, 1 de março de 2021

COVID-19: Sobe para 93% a Taxa de Ocupação de Leitos de UTI da Rede Pública em Pernambuco

Com a alta da COVID-19 em Pernambuco, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública do Estado por pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) chegou ao patamar de 93% nesta segunda-feira, dia 1º. Além disso, 78% das vagas em enfermaria também estão com pacientes que apresentam quadro respiratório grave com sintoma sugestivo de Coronavírus. 

No total, o Estado tem 1.956 leitos voltados para atender pessoas com essa condição: 1.016 são UTI e 940 são de enfermaria. Na rede privada, a taxa de ocupação dos 305 leitos de UTI chegou a 89% nesta segunda-feira, dia 1º. Na enfermaria, que soma 186 leitos, a ocupação é de 48%.


GARANHUNS - Aqui em Garanhuns, segundo Boletim COVID-19 divulgado pela Prefeitura na noite de ontem, dia 1º, a taxa de ocupação dos leitos municipais encontra-se em 28%, ou seja dos 50 leitos clínicos disponíveis, apenas 14 estariam ocupados. Ainda não há informações sobre a taxa de ocupação dos leitos (UTI e de Enfermaria) disponíveis no Hospitais Dom Moura e Perpétuo Socorro.

Mais uma Morte por COVID-19 é Registrada em Garanhuns. Taxa de Ocupação de Leitos dobra de Sexta para esta Segunda

A Secretaria de Saúde confirmou mais um óbito por COVID-19 nesta segunda-feira, dia 1º, aqui em Garanhuns. Trata-se de uma pessoa de 96 anos, que já havia sido diagnosticada com a doença, e veio a óbito na última quarta-feira, dia 24, no Hospital Regional Dom Moura.

Ao todo, já foram confirmados 6.844 casos da COVID-19 em Garanhuns. Deste total, 124 pessoas vieram a óbito; 6.458 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 114 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento. Até hoje, 3.751 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.549 pessoas foram imunizadas com a segunda dose contra a COVID-19.

Atualmente, o Município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais encontra-se em 28%, o dobro do percentual informado pela Prefeitura de Garanhuns na última sexta-feira, dia 26, quando a taxa de ocupação era de 14%.


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A PARTIR DE QUARTA: Para diminuir Avanço da COVID-19, Atividades não Essenciais serão Proibidas de Segunda a Sexta das 20h às 5h. Proibição também acontece aos Sábados e Domingos

 

Atividades não essenciais em todos os 184 municípios do Estado deverão fechar entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, anunciou o governador  Paulo Câmara na tarde desta segunda-feira, dia 1º. Durante os finais de semana, apenas supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando. Aos sábados e domingos também estarão fechados clubes sociais, praias e parques. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais.

Com a nova restrição, significa que bares, restaurantes e shoppings, além de comércio de rua não essencial, terão que fechar às 20h durante a semana e não poderão abrir nos fins de semana por não serem atividades essenciais (com exceção se for para entregas). As regras foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara e começam a valer quarta-feira, dia 3. Terão duração até 17 de março. As medidas são formas de diminuir o avanço da COVID-19.

Segundo o governo, os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste poderão acontecer normalmente, desde que sigam o atual protocolo e não haja público. Igrejas e templos religiosos estão autorizados a abrir das 5h às 20h, de segunda a sexta, mas terão que fechar nos fins de semana. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

GARANHUNS: Sivaldo nomeia Irmã como Secretária de Cultura e Filho será Secretário Executivo da CODEAM

O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que também preside a CODEAM, decidiu nomear a irmã Sandra Albino como secretária Municipal de Cultura, e o filho, Cayo Albino, como secretário Executivo da CODEAM.

A nomeação de Sandra, que teve um contrato temporário rescindido na Educação após denúncias da prática de nepotismo, foi confirmada na tarde de hoje, dia 1º, depois de reunião junto a equipe da secretaria de Turismo e Cultura. Givaldo Calado seguirá à frente da Pasta de Turismo. Sandra Albino tem forte ligação com a Cultura, tendo estado à frente do Grupo Diocesano de Artes por vários anos, além de atuar como atriz e diretora em várias peças teatrais.


Já a nomeação de Cayo Albino foi confirmada por Sivaldo Albino ao jornalista Roberto Almeida. Cayo deixou uma função comissionada que exercia na Câmara de Vereadores após denúncias da prática de nepotismo por ter sido nomeado pelo tio e presidente da Câmara, Johny Albino (PSB) e também depois de recomendação do Ministério Público.  

Em janeiro passado, antes da nomeação do filho na Câmara de Vereadores vir a público, Sivaldo garantiu ao Blog do Carlos Eugênio que “nunca foi pensado por mim e nem por Ele em ser o executivo da CODEAM. Tenho outro nome definido e Cayo tem outras missões, sem contar que ele é muito mais útil livre, na Prefeitura, Câmara e CODEAM. Vai poder ajudar muito mais assim” (relembre clicando AQUI). Agora, após todo o desgaste político vivenciado pelo Jovem e pelo Prefeito, Sivaldo volta atrás e nomeará Cayo Albino no 2º cargo mais importante da CODEAM.

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Prefeito de São Bento do Una vai Investir cerca de R$ 5,5 Milhão em Gêneros para Merenda e Formação de Kits de Alimentação para Alunos das Escolas Municipais

Enquanto os alunos estão assistindo as aulas remotamente, as Prefeituras devem distribuir Kits de Alimentação com os itens que integram a Merenda Escolar que seria consumida pelos estudantes caso estivessem em aulas normais.

Atento a essa necessidade, o Prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité (MDB), pretende investir quase R$ 5,5 milhões de reais (R$ 5.332.985,89) na compra de gêneros alimentícios destinados a Merenda Escolar e para formação de kits escolares a serem distribuídos enquanto durar a suspensão das aulas, como também gêneros alimentícios para diversas secretarias da Prefeitura Municipal de São Bento do Una.

O Aviso de Licitação para aquisição dos produtos foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, de hoje, dia 1º. De acordo com a Comissão Permanente de Licitação, o início da sessão de Disputa entre as Empresas interessadas está previsto para o próximo dia 11 de março. Para conhecer o edital do Processo Licitatório Nº 004/2021, basta acessar: www.portaldecompraspublicas.com.br, onde acontecerá o Processo de Disputa na modalidade Registro de Preços/Pregão EletrônicoClique AQUI e confira o Aviso de Licitação na Integra. 


EMPREGOS: Garanhuenses vivem Expectativa da Abertura de Seleções Simplificadas na Prefeitura de Garanhuns

Março chegou e com ele cresce a expectativa de centenas de cidadãos que buscam um emprego, mesmo que temporário, na Prefeitura de Garanhuns. E no que depender das recentes declarações do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) essa espera deve terminar.

“Em breve estaremos realizando Seleção para outros cargos, onde todos terão oportunidade de concorrer de maneira igualitária, sendo selecionados os melhores currículos em cada área”, registrou o Prefeito de Garanhuns ao divulgar a Seleção com 50 vagas para Professores Nível 1, na última sexta-feira, dia 26. O Processo Seletivo da Educação ainda prevê  formação de cadastro de reserva limitado a outras 150 vagas de Professor 1 e de Professor II, porém para este último, não houve registro de limite de vagas. Para saber mais sobre essa Seleção clique AQUI.

A expectativa é quanto a abertura de vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais; Recepcionista; Motorista; Pedreiro; Encanador; Eletricista; Servente de Pedreiro; Gesseiro; Carpinteiro; Pintor; Marceneiro e de cargos ligados a área administrativa, já que estas funções foram colocadas nas Seleções abertas no último mês de janeiro, mas que por ofertar um pequeno número de vagas e não apresentar critérios claros foram canceladas pelo Governo de Garanhuns. 


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Após Exoneração da Câmara, Cayo Albino vislumbra Futuro Político em Garanhuns

O Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 1º, traz a publicação da Portaria de Exoneração de Cayo Albino, filho do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), do cargo de Gerente de Departamento da Câmara de Vereadores de Garanhuns.  

Apesar da oficialização ser publicada apenas hoje, dia 1º, o presidente da Câmara, Johny Albino (PSB), que é tio de Cayo, já havia assinado a Portaria nº 222/2021, no último dia 23 de fevereiro, ocasião em que o Servidor havia solicitado a Exoneração do cargo atendendo a uma recomendação do Promotor Domingos Sávio, que apurava uma denúncia de nepotismo protocolada pelo vereador Gersinho Filho (PTB).  


Apesar de ainda Jovem, Cayo Albino vem se destacando no cenário local. Após assessorar o pai na Assembleia Legislativa, Ele foi peça importante no Pleito de 2020, não por atuar em sua área de formação, o Direito, mas no segmento de marketing político, já que gerenciou com desenvoltura a mídia digital da campanha vitoriosa do PSB à Prefeitura de Garanhuns.     

FUTURO POLÍTICO - Passado o desgaste político gerado pela nomeação e consequentes denúncias e saída do Cargo, Cayo Albino, que chegou a ser cotado para a função de Secretário Executivo da CODEAM, órgão presidido por Sivaldo Albino, agora assessora o Prefeito, até o momento, sem cargo remunerado. Ele está presente nas principais agendas de Sivaldo, seja na Prefeitura; nos órgãos do Governo do Estado, em Recife, e nas viagens do Prefeito à Brasília-DF.

Apesar de ainda não ter tornado pública a sua pretensão, cogita-se nas rodas políticas de Garanhuns que Cayo Albino é a principal aposta de Sivaldo para às eleições de 2022, quando deverá apresentá-lo como candidato a deputado Estadual. Segundo análises políticas realizadas em Garanhuns, as experiências vivenciadas nas agendas oficiais do Prefeito devem garantir um incremento na bagagem administrativa do jovem Albino, que se forem trabalhadas paralelamente ao aspecto político, juntamente com o financeiro, devem torná-lo o principal nome de Garanhuns na disputa por uma das 49 cadeiras na ALEPE.  

EDUCAÇÃO: Ministério Público faz Recomendação à Prefeitura de Correntes

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e do Direito Humano à Educação de Correntes, recomendou ao secretário de Educação daquele Município adotar, com o apoio da Secretaria de Saúde, o protocolo setorial para o retorno seguro das atividades escolares (Portaria SEE nº 3024/2020) ou que, no exercício de suas competências legislativas, intensifique o nível de proteção estabelecido pela União e pelo Estado, mediante a edição de atos normativos que venham a tornar mais restritivas as medidas de proteção sanitária contra o Novo Coronavírus.

Na recomendação, o MPPE ressaltou que é imprescindível ao poder público a adoção de medidas sanitárias e a garantia de efetiva e contínua assepsia da comunidade escolar e dos ambientes escolares, a fim de evitar qualquer fator que contribua para a propagação do vírus da Covid-19 quando ocorrer a volta às atividades presenciais.


Também foi destacada a necessidade de estabelecer métodos para uma atuação coordenada com as autoridades de saúde pública. Dessa forma, as ações de educação devem acontecer de acordo com as orientações sanitárias, alinhando os objetivos de conscientização quanto às medidas de higiene e outros métodos de prevenção a partir de orientações à comunidade escolar. O processo ainda facilita a identificação de grupos vulneráveis e contribui para a melhoria das políticas públicas de contenção de danos. O MPPE fixou um prazo de dez dias para que seja informado sobre o acatamento da recomendação, que foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do último dia 25.


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Candidatos Aprovados em Concurso da Prefeitura da Pedra se Mobilizam por Convocações. Ministério Público Instaura Inquérito para fiscalizar Contratações Temporárias e Criação de Cargos Comissionados

Candidatos aprovados no último Concurso Público realizado pela Prefeitura da Pedra, cidade distante 71Km de Garanhuns, promoveram um movimento na última semana para alertar as autoridades municipais e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto a necessidade das convocações para que assumam as funções para as quais foram aprovados.     


De acordo com os Candidatos, o Concurso foi realizado no ano de 2019, sendo homologado no dia 30 de dezembro do mesmo ano. “Ocorre que desde então os únicos aprovados convocados foram Médicos, Agentes de Endemias,  uma Assistente Social e um Psicólogo, além de apenas cinco Professores, sendo que o Certame ofertou 125 vagas”, registrou, em reserva, uma das aprovadas no Concurso. 

Ainda segundo outro aprovado ouvido em reserva pelo Blog, desde o ano passado, tramita no Ministério Público procedimento com o objetivo de fazer com que a Prefeitura da Pedra convoque os concursados. “Enquanto isso as contratações temporárias correm soltas no Município, inclusive com a criação de cargos para funções comissionadas”, denunciou.  

No movimento realizado na última quarta-feira, dia 24, representantes dos Aprovados estiveram, juntamente com o Advogado Saulo Albuquerque, na Câmara de Vereadores; na sede da Prefeitura, na Secretaria de Educação e no Ministério Público em busca das convocações. O Certame é válido até 30 de dezembro deste ano.

MINISTÉRIO PÚBLICO – Diante das denúncias dos aprovados, o Promotor  Raul Lins Bastos Sales, instaurou um Inquérito Civil para fiscalizar as contratações temporárias de pessoas para funções e cargos cujas vagas podem ser supridas pela convocação dos aprovados no Concurso Público em vigor da Prefeitura da Pedra. O representante do MPPE também apura se o Projeto de Lei nº 03/2021, de iniciativa do Prefeito Júnior Vaz, criando novos cargos comissionados já foi colocado em pauta e/ou aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores da Pedra. O inquérito está publicado no Diário Oficial Eletrônico/MPPE, da última quinta-feira, dia 25.

PREFEITURA DA PEDRA – No último dia 19, o Prefeito Júnior Vaz (AVANTE), que venceu o ex-prefeito Osório Filho (PSD), nas eleições de 2020 por uma diferença de 12,44% dos votos válidos, deu posse a quatro Professores; uma Agente de Endemias; uma Assistente Social e um Psicólogo. O Blog do Carlos Eugênio buscou contato com a Prefeitura da Pedra através do telefone (87) 3858-1184, para que pudesse se pronunciar sobre o assunto, mas não obtivemos êxito. Seguimos a disposição do Governo daquele Município, através do e-mail: ceug2003@yahoo.com.br e pelo WhatsApp (87) 99802-3284, para publicar a sua versão sobre os fatos trazidos pelos candidatos aprovados.

PALMEIRINA: Prefeitura deve Providenciar Sistema de Ponto dos Servidores Municipais e recadastrar Quadro Funcional

 

Após receber denúncias de possível não cumprimento de jornada de trabalho, bem como de acumulações indevidas de cargos por servidores públicos de Palmeirina, e constatar que servidores lotados na Secretaria de Saúde do Município trabalham sob o regime de escala, porém, sem especificação do horário de entrada e saída; descanso intrajornada e demais apontamentos necessários, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de local, recomendou ao Prefeito Interino, José Josilécio Vieira da Silva (Lecinho Vieira), que providencie, no prazo de 60 dias, a instalação e o regular funcionamento do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) dos servidores públicos municipais. 


Na recomendação, o promotor de Justiça Carlos Henrique Tavares de Almeida ressaltou que inexistem também informes acerca do controle de jornada dos servidores lotados em outras Secretarias e especificações relativas a cada cargo, como, por exemplo, se a jornada dos professores é computada como hora-aula ou hora comum. Dessa forma, essa “precária aferição acerca da situação de cada servidor, em relação à observância do cumprimento da jornada de trabalho, impossibilita o atendimento à obrigatoriedade de desconto ou perda da remuneração em caso de atraso ou ausência injustificada, e demais hipóteses constantes nas legislações que regem o serviço público”, acrescentou o Promotor.

Assim, o MPPE recomendou ao Gestor Municipal que, também no prazo de 60 dias, providencie um Registrador Eletrônico de Ponto (REP) em cada órgão público (instalados em locais com acesso ao público) sob a administração da Prefeitura, tais como: hospitais, unidades básicas de saúde e escolas. Após 15 dias de instalação e funcionamento dos REPs, o Município deverá enviar à promotoria de Justiça Palmeirina cópias dos dados/arquivos dos equipamentos.

Ainda na recomendação, o MPPE defende a realização, num prazo de 30 dias, do recadastramento de todos os Servidores Públicos existentes no Município, para assim aferir se estes possuem outros vínculos com a Administração Pública, bem como qual a lotação específica. Esse recadastramento deverá servir como estudo para implantação dos pontos eletrônicos. A recomendação foi publicada na íntegra no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da última quinta-feira, dia 25.