terça-feira, 18 de agosto de 2020

Funcionários dos Correios decretam Greve por Tempo Indeterminado

 

Trabalhadores dos Correios de Pernambuco, de outros estados do Brasil e do Distrito Federal aprovaram por unanimidade, na noite dessa segunda-feira, dia 17, o início de um movimento grevista permanente da Categoria.

A greve teve início às 22h e não tem data para se encerrar. Em todo o Brasil, cerca de 100 mil funcionários aderiram ao movimento. Eles protestam contra a retirada de direitos trabalhistas, a privatização da Empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados da pandemia do Novo Coronavírus.

Apresentada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a nova proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), segundo os trabalhadores, retira 70 cláusulas do atual ACT, acabando com os 30% do adicional de risco; auxílio creche/babá; 70% sobre férias; indenização por morte e auxílio para filhos com necessidades especiais; pagamento de horas extras, e entre outros direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados. O Governo Federal também propôs equiparar os direitos dos trabalhadores com os da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). (Com informações de Douglas Hacknen/JC Online. CONFIRA)