segunda-feira, 17 de junho de 2013

Audálio se fortalece e pode ser o nome de Izaías para 2014



Com destacada atuação à frente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, o vereador Audálio Filho (PSDC) chega à maturidade política e já se credencia para voos mais altos.  Filho do ex-vereador Audálio Ramos, o Parlamentar exerce o seu segundo mandato legislativo. Todavia, na opinião de alguns analistas políticos, o Economista, por formação, tem muito mais a dar a Garanhuns. 

O Doutor, como é chamado pelos mais próximos, vem inovando no Legislativo. Mostra a coragem para bancar um concurso e investe na transparência pública, sem esquecer de defender, com argumentos, o Governo do qual é aliado de primeira hora. Também não abre mão da independência da Câmara e apesar de ser aliado e dever parte da sua eleição de Presidente ao Prefeito Izaías Régis (PTB), chegou a ‘peitar’ o Governante no episódio da votação da taxa de iluminação pública.

Essa coragem, desenvoltura e bagagem política já credenciam Audálio como um dos mais fortes nomes que o Prefeito Izaías tem em seu grupo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. O próprio Izaías já referenciou o Vereador para a disputa em várias entrevistas veiculadas nas rádios e por ocasião da inauguração do SAMU. “Eu tenho que descobrir novas lideranças (...); nós temos nomes bons que poderão ser candidato, entre eles o presidente da Câmara”, registrou Régis em entrevista ao radialista Pereira Filho, da 87 FM. 

A preferência de Izaías pelo nome de Audálio na disputa pela presidência da Câmara em janeiro passado pode sinalizar que o Governante volte a apostar no Doutor para voos mais ousados. Já o fato do Petebista não colar sua imagem a do Vereador deve ser analisada como uma forma de proteger a opção e não queimar a ficha antes do tempo.

O fato é quem gradativamente, o Presidente da Câmara vai mostrando o seu Capital Político. Conta com a simpatia de praticamente todos os seus companheiros de Câmara; é elogiado por secretários municipais e agrada com sua conduta expressivos setores da sociedade local, como a CDL, por exemplo. Já esteve ao lado do deputado Federal, Fernando Ferro (PT) em algumas agendas na periferia, bem como visita áreas de futuras ações junto ao Prefeito Izaías Régis. A sua participação em temas, como preservação ambiental e desenvolvimento econômico também pavimentam o seu futuro político. “É um dos melhores quadros do nosso grupo. Discreto, leal e eficiente. Tem tudo para crescer, resta saber se Izaías vai podar as suas assas ou dar-lhe corda”, pontuou um auxiliar graduado do Prefeito, pedido em seguida reserva da sua identidade.

Entrevistado pelo Blog sobre a possibilidade de vir a ser o nome apresentado pelo Prefeito, Audálio pregou a lealdade aos projetos de Izaías. “Nossa prioridade é o exercício do mandato de Vereador e a gestão político-administrativa da Câmara. Estamos unidos ao Prefeito Izaías Régis, nosso partido o PSDC foi parceiro de primeira hora dele(..); Em 2014 conversaremos com ele e iremos apoiar o nome que ele escolher para disputar o mandato de deputado estadual”, salientou.

TRÊS CORRENTES – Especula-se que atualmente o grupo governista em Garanhuns possui três correntes distintas quando o assunto é: o deputado estadual do Prefeito.

Uma defende a indicação da filha de Régis, a jovem administradora Michelle Régis, que apesar do carisma e desenvoltura na administração da Clinical Armando Monteiro, não possui cacife político para a empreitada. O nome de Fernando da Iza é o preferido para um pequeno bloco, que apesar de estar mais próximo do petebista não demonstra força suficiente para abençoar a candidatura do leal auxiliar que atua na empresa da Família. Outra faixa gostaria de contar com um político nato capitaneando o barco, e o nome Audálio Filho cai como uma luva nesse contexto. 

Todos opinam mas a decisão final é do Prefeito, ou melhor, do Prefeito e de Armando Monteiro, que exerce um papel importante no Governo e na carreira política de Izaías, afinal, foi Monteiro que azeitou a aliança ‘por amor a Garanhuns’, que possibilitou a união de Régis e Silvino e a consequente vitória em outubro passado.