quarta-feira, 19 de junho de 2013

Servidores do Estado avaliam greve de 24 horas. Garanhuns sedia atividades de Atenção



Os servidores do Estado prometem parar por 24 horas, caso o governo não reduza o prazo de negociação para 15 de julho. Essa foi uma das deliberações da assembleia que aconteceu na manhã de ontem, 18, no Centro Social da Soledade, organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (SINDSERPE).

Inicialmente, o governo havia apresentado um calendário cuja data-limite para negociação é 31 de julho. No entanto, os estatutários não aceitam o prolongamento da negociação, já que a data-base da categoria é em 1º de junho. A assembleia reuniu cerca de 500 servidores de dez secretarias, cinco fundações e cinco autarquias.

“Há alguns anos o governo não vem cumprindo a data-base. E a nossa preocupação é que essas discussões se estendam até outubro”, defende o presidente do SINDUSERPE, Renilson Oliveira. Entre as reivindicações, está o reajuste do vale-refeição, que há cinco anos está no valor de R$ 7, segundo a categoria. “Também queremos fechar os reajustes de 2013 em 11,84%, e de 2014 em 10,75%, ambos calculados com base no IPCA e no PIB de Pernambuco. Queremos adiantar as negociações do próximo ano devido às eleições. E, no caso de 2014, depois de aprovado, o governo terá até dezembro do próximo ano para aplicar. Então, adiantaremos a discussão”, coloca Renilson.

A categoria também definiu que durante o mês de julho haverá cafés-da-manhã em oito órgãos públicos, com paralisações de atividades para chamar a atenção da administração. As datas para esses movimentos serão definidas na próxima sexta-feira. O calendário de protestos inclui Recife e região metropolitana, Carpina, Ribeirão, Caruaru, Sertânia, Salgueiro, Garanhuns, Petrolina e outros municípios, além do ato unificado com paralisação de 24 horas, marcado para o dia 31 de julho.

“Também reivindicamos o pagamento da tabela salarial equiparada ao salário mínimo, já que hoje está abaixo. Desde o início de 2013, o governo está pagando um abono para que o salário chegue no patamar do mínimo”, conta o presidente do SINDUSERPE. Ele acrescenta que a categoria reivindica também reformas no Hospital dos Servidores do Estado (HSE). De acordo com informações do JC, a Secretaria de Administração divulgou que a reunião com o SINDUSERPE foi marcada para o dia 3 de julho.