quinta-feira, 27 de junho de 2013

SÃO JOÃO – Governo amplia programas e investe em Educação



O Governo Genaldi Zumba (PSD), em São João, vem se destacando pelas ações desenvolvidas no segmento educacional. Os investimentos no setor abrangem desde a área pedagógica, até as instalações das escolas, passando por serviços essenciais, como: transporte escolar e merenda. A valorização dos profissionais da educação municipal também e uma marca da atual Gestão.

Já no inicio deste ano, a Prefeitura realizou uma seleção simplificada, completando o quadro de professores do Município. Além disso, o Governo Municipal aderiu ao Programa Mais Educação e, hoje, beneficia cerca de 1.500 alunos de sete escolas, com oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de atividades, como: recreação, capoeira, dança, teatro, xadrez, futebol e voleibol, entre outros. 

Na área de conservação dos prédios públicos, a Prefeitura contemplou a escola Municipal Euclides Bernardino da Silva, o popular CCDR, localizado no sítio Anda-só, com obras de reforma. “Também providenciamos ações de retalhamento e de pequenos reparos em diversas escolas. A meta é viabilizarmos a reforma de várias escolas, já estamos, inclusive, trabalhando para viabilizar estes serviços”, registra a secretária de Educação, Joseuda Assis. 

Serviços como o transporte escolar e o oferecimento de merenda também foram ampliados pelo Governo de São João. Atualmente, a Prefeitura utiliza 14 ônibus no transporte de estudantes, sendo 9 viabilizados já na atual Gestão. “Ao todo são 118 rotas, quando transportamos os nossos alunos do espaço rural para a sede do Município. Já com relação a merenda, nós contratamos uma nutricionista que formata o cardápio e fiscaliza a qualidade do alimento servido aos nossos alunos. A determinação do Prefeito é que tenhamos merenda em quantidade e com qualidade”, complementa a secretária de Educação de São João.    

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – A valorização dos profissionais da educação em São João também é diferenciada. No inicio deste ano, o Prefeito Genaldi Zumba (foto) autorizou, e uma revisão no Plano de Cargos e Carreira foi realizada. Com a medida, a carga-horária dos professores foi ampliada de 155 para 165 horas/aula. Capacitações e adesão a programas de qualificação profissional também foram realizadas pela secretaria de Educação. 

“Também garantimos o pagamento em parcela única dos valores retroativos ao reajuste no Piso Salarial dos Professores Efetivos referentes ao período de janeiro a maio deste ano e pagamos, rigorosamente em dia, o piso salarial da categoria. Outra conquista dos nossos servidores foi o pagamento antecipado de 50% do 13º salário, efetuado no último dia 21”, pontua o Prefeito de São João, Genaldi Zumba.