sexta-feira, 21 de junho de 2013

NOITE - PM ACABA PROTESTO NA RUI BARBOSA E PRENDE MANIFESTANTE



A reportagem é destaque no Blog do radialista Marcos Cardoso, confira:

“A caminhada de protesto que aconteceu ontem aqui em Garanhuns foi encerrada por volta das 18 horas, depois de uma concentração em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do governo municipal.

A grande maioria dos participantes voltou para casa; um grupo se reuniu na Esplanada Guadalajara e um outro formado por cerca de 100 jovens estudantes resolveu retornar à Av. Santo Antônio para continuar com os protestos. Conduzindo cartazes, o grupo decidiu sentar no asfalto, impedindo a passagem de veículos. Não houve reação dos motoristas e a PM acompanhou tudo à distância sem interferir. Pelo menos três pontos da avenida foram fechados mas logo liberados, muito embora alguns comerciantes tenham fechado seus estabelecimentos (farmácias e padarias) com medo da ação de vândalos.

O grupo deixou a Santo Antônio e seguiu para fechar a Rua 15 de Novembro, ocasionando um grande engarrafamento que se estendeu até a Praça Souto Filho. Na Rua 15 de Novembro, o comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Maranhão, tentou convencer um dos líderes do movimento a liberar a passagem dos carros mas não foi atendido, o que levou o comandante a desviar o trânsito e evitar um confronto com o grupo.

Os manifestantes seguiram pela Rua 15 e obrigaram o fechamento de uma farmácia e tentaram forçar o fechamento do Supermercado Bonanza, mas logo desistiram. Seguiram até a Av. Rui Barbosa e mais uma vez impediram a passagem de veículos no cruzamento com a Av. Simoa Gomes, principal corredor de ligação entre os principais hospitais da cidade.

Foi aí que o clima esquentou com a chegada de policiais do GATI. Os policiais comandados pelo Capitão Gilson exigiam a liberação da avenida, pois a manifestação já havia sido encerrada. Houve desentendimento entre manifestantes e policiais resultando na prisão por desacato, desobediência e resistência, da jovem Maria Ediclécia Alves Ferreira Torres, 24 anos, casada. Ela teria chamado o capitão de idiota.

O próprio capitão Gilson efetuou a prisão da jovem que foi algemada, colocada na viatura policial e levada à Delegacia Regional. Lá foi registrado um TCO, a jovem foi levada ao Hospital Regional Dom Moura para exame de corpo de delito, tendo retornado à delegacia onde prestou depoimento e foi liberada.

Ao deixar a delegacia, por volta das 21h30mim, Maria Ediclécia disse que no trajeto entre a Avenida Rui Barbosa e a delegacia, foi agredida fisicamente e teve os cabelos puxados pelos policiais que estavam na viatura, com exceção do motorista.

O capitão Gilson informou que chegou à avenida Rui Barbosa, atendendo solicitação de cidadãos que ligaram para o 190, não tendo sido portanto, uma ordem do comando do 9º BPM.

Quando a denúncia de espancamento dentro da viatura policial foi feita, o capitão Gilson já havia deixado a delegacia, não tendo sido possível ouvi-lo”. (As informações e imagens também são do Blog do Marcos Cardoso).