terça-feira, 17 de novembro de 2020

Alunos das Séries Iniciais do Fundamental deve voltar ao Ensino Presencial nesta Terça

 

Após oito meses convivendo com a maioria dos amigos e professores de forma virtual, entre março e novembro, estudantes das séries iniciais do ensino fundamental podem voltar a partir desta terça-feira, dia 17, para o ensino presencial nas escolas particulares de Pernambuco. 


Entre muitas famílias há o dilema entre permitir o retorno, já que muitos alunos estão cansados das atividades remotas e com prejuízos emocionais, e o medo que a exposição aumente o risco de contaminação da COVID-19. Colégios garantem que estão preparados para cumprir o protocolo sanitário específico da educação. O desafio será conseguir que crianças com idades que variam entre 6 e 10 anos consigam ficar o tempo todo de máscara, não abracem os coleguinhas e tenham brincadeiras e circulação limitadas, entre outras regras exigidas nesse cenário de pandemia. 


"A volta às aulas precisa ser feita com segurança. Defendi que agosto teria sido o mês ideal para esse retorno porque o momento epidemiológico era de curva da transmissão em declínio e persistente. Agora em novembro, com aumento significativo de casos, embora não tenhamos o mesmo nível de maio, o cenário é outro. Não dá mais para ter uma orientação única", observa o vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge Lima. "A avaliação dos riscos e benefícios tem que ser de cada família. É uma decisão individual. A criança está aprendendo no ensino a distância? Está emocionalmente estável? Convive com avós ou outras pessoas que são dos grupos de risco? São questões que devem ser observadas antes de decidir mandá-la para a escola", complementa o Pediatra. 


De cada três alunos, somente um deve retornar ao ensino presencial, estima o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINEPE). "Estamos nos aproximando do final do ano letivo. Acreditamos que neste primeiro momento 30% dos alunos voltarão, mas esse índice deve crescer com o passar dos dias", arma o vice-presidente do Sinepe, Arnaldo Mendonça. A sugestão foi que os Colégios colocassem no máximo metade dos estudantes em cada classe. "O protocolo não determina a quantidade de alunos e sim a distância mínima de 1,5 metro entre eles. As turmas nos anos iniciais do ensino fundamental têm em média 25 alunos. Como só um terço deve voltar, serão até oito alunos por sala", diz Arnaldo. (Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)