sábado, 28 de novembro de 2020

“SEIS POR MEIA DÚZIA”: PCB Sinaliza que Eleição de Sivaldo não representa Mudança em Garanhuns

O PCB, Partido que apresentou a candidatura de Paulo Camelo, fez uma análise sobre o Pleito Eleitoral deste ano aqui em Garanhuns. 

Para os Comunistas de Garanhuns, a eleição de Sivaldo Albino (PSB) a Prefeito não representa mudança. “Sivaldo, Silvino, Zaqueu e Izaías eram aliados e hoje são adversários e vice-versa. Portanto, a eleição de Sivaldo significa dizer que houve uma troca de “seis por meia dúzia”, conforme dito popular”, observou o PCB, em texto enviado ao Blog por Paulo Camelo.  

Para o PCB, o fraco desempenho de Paulo Camelo nas urnas deve-se ao “terrorismo eleitoral”, criado, segundo o Partido pelo “pessoal do PSB e seus apoiadores”, que teriam criado um “falso argumento de que a candidatura de Paulo Camelo a Prefeito, poderia atrapalhar a candidatura de Sivaldo Albino, favorecendo seu irmão direitista, Silvino Duarte”, observou.

“Tivemos um bom desempenho eleitoral, com propostas, participação nas entrevistas e debates, além do Guia Eleitoral e das Inserções no Rádio e no Instagram, mas contraditoriamente o resultado  foi  muito modesto, seja pelo verniz esquerdista que o PT deu a Sivaldo Albino, seja pelo terrorismo eleitoral. Contudo, temos a consciência tranquila de termos cumprido nosso papel político ao tentar contribuir com a conscientização das classes trabalhadoras”, analisou o PCB, que esteve coligado com o PSOL na disputa Municipal, em que o candidato Paulo Camelo ficou na 5ª colocação, obtendo 853 votos. Confira a Nota assinada pelo PCB na Íntegra clicando AQUI.   



NOTA do PCB SOBRE AS ELEIÇÕES DO GARANHUNS E DA CIDADE DE RECIFE/PE 

 

    Nestas eleições municipais de 2020, o PCB fez uma aliança com o PSOL, com apoio da UP (Unidade Popular) para lançar uma chapa para a Prefeitura do Garanhuns/PE, com Paulo Camelo – Prefeito, e Cristina Oliveira - Vice-Prefeita. Essa chapa nasceu do entendimento que seria, e foi, fundamental apresentar aos nossos conterrâneos uma opção classista, uma candidatura inequivocamente compromissada com os interesses das classes trabalhadoras, haja visto que o PT capitulou, preferindo adotar sua política de conciliação de classes, dando ao candidato do PSB, Sivaldo Albinoum “verniz de esquerda” que Ele não possui.  Os três  partidos, ao formarem a Frente de Esquerda do Garanhuns/PE, entenderam que era fundamental uma proposta política que contemplasse a  afirmação de outro projeto de sociedade: Crítica ao Capitalismo, Defesa do Poder Popular e Defesa do Socialismo”. 


    Pensar o município a partir da visão de uma esquerda socialista, que entende a gestão municipal como um espaço para fortalecer a organização, mobilização e consciência política das classes trabalhadoras, ou seja, da construção do Poder Popular, e que enxerga na Prefeitura um papel de gestão política direcionada para defender os interesses daqueles que produzem as riquezas do nosso município, ou seja, os trabalhadores(as) do campo e da cidade, combatendo a agressão ambiental, defendendo o patrimônio público, restabelecendo o Hospital Municipal, implantando o Hospital de Transição para combater a COVID 19, estatizando a AESGA, dinamizando o Turismo, implantando as Cooperativas Urbanas e Rurais, dentre outros itens do nosso já consagrado Programa de Governo.  


    O pessoal do PSB e seus apoiadores criaram um “terrorismo eleitoral”   utilizando um falso argumento de que a candidatura de Paulo Camelo a Prefeito, poderia “atrapalhar” a candidatura de Sivaldo Albino, favorecendo seu “irmão” direitista, Silvino Duarte. Convém lembrar que tanto PCB, como PSOL e UP, não fazem parte da base aliada do governador “Paulo Câmara Lenta”.  Mas, o nosso slogan de campanha “NEM O PASSADO COM ERA, NEM O PRESENTE COMO ESTÁ, espelha bem o que vivenciamos, uma vez que Sivaldo, Silvino, Zaqueu e Izaías, eram aliados e hoje são adversários e vice-versa. Portanto, a eleição de Sivaldo significa dizer que houve uma troca de “seis por meia dúzia”, conforme dito popular. 


    Tivemos um bom desempenho eleitoral, com propostas, participação nas entrevistas e debates, além do Guia Eleitoral e das Inserções no Rádio e no Instagram (paulocamelo21), mas contraditoriamente o resultado  foi  muito modesto, seja pelo “verniz esquerdista” que o PT deu a Sivaldo Albino, seja pelo “terrorismo eleitoral”. Contudo, temos a consciência tranquila de termos cumprido nosso papel político ao tentar contribuir com a conscientização das classes trabalhadoras. 


    Por outro lado, aos desavisados e desinformados pode ficar parecendo que, na Cidade de Recife, há uma disputa de centro-esquerda, mas não é difícil perceber que não é isso. Já fazem muito tempo que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não é um partido sequer de centro-esquerda, que dirá socialista. Como diria o empresário Paulo Skaff, que foi candidato a governador de São Paulo pelo PSB, o S do PSB é só uma letra.  


    Em 2010 o PSB apoiou Aécio Neves na eleição presidencial. O PSB teve uma aliança muito duradora com o PSDB em São Paulo.   


    E, em 2016, o PSB nacional e Sivaldo Albino em Garanhuns/PE, apoiaram o golpe contra a Ex-presidente Dilma Roussef, com o agravante que aqui em Garanhuns o Sivaldo Albino  participou de uma passeata pela cassação de Dilma e detonando o Ex-Presidente Lula, por “corrupção”. A questão ali não era ser simplesmente oposição aquele governo. Pois o PCB faz oposição de esquerda ao PT desde 2005. A questão foi que o golpe foi dado exatamente para viabilizar a agenda ultraliberal que tem desmontado a saúde, a educação, o meio ambiente, o emprego e pavimentado o caminho para a ascensão do Bolsonarismo

 

     Essa guinada à Direita também se reflete nas gestões do PSB nos governos do Estado e das cidades de Pernambuco, em especial na Cidade de Recife. 


    Neste segundo turno, o PCB se coloca contra a candidatura do PSB não apenas por condenar a gestão municipal liderada por Geraldo Júlio, mas por entender que a Prefeitura da Cidade de Recife é uma trincheira relevante na luta eleitoral de 2022, e que eleger o PSB em Recife tende a significar dar palanque para a extrema-direita, seja Dória, Moro, Luciano Huck ou outro similar. 


    Por isso, apesar das divergências programáticas e da política equivocada de alianças ora promovidas pelo PT, convocamos a população da Cidade de Recife para votarem no segundo turno, dia 29.11.2020, na candidata da oposição, porém sem alimentar ilusões quanto aos seus limites: Votar no 13, Marília Arraes Prefeita, coligação PT com PSOL, impedindo a continuidade  da política desastrosa que comanda a Prefeitura da Cidade de Recife e dos ataques, ao estilo Bolsonarista, que os simpatizantes do PSB fazem contra Marília Arraes e o próprio PT que não reage.