domingo, 27 de abril de 2014

ARTIGO: Viva Dominguinhos de Garanhuns


Garanhuns respira a arte e a história de Dominguinhos. No centro da Cidade neste sábado; na Praça que tem o seu nome; na exposição no antigo fórum; nas atividades desmistificando a sanfona nas escolas; no livro do professor Vilela; na estátua que dá as boas vindas aos que adentram o Pátio de Eventos da Cidade ou em objetos de artesanato que estão sendo comercializados ao lado do Centro Cultural. Tudo nos remete ao filho ilustre de Garanhuns. Sem contar com belos shows que vem sendo realizados e que pela multidão que os prestigia demonstram o nível de satisfação da população com as homenagens ao discípulo mais fiel do Rei Luiz Gonzaga.

Confesso estar entusiasmado com o Festival Viva Dominguinhos, uma homenagem da Prefeitura, através do Prefeito Izaías Régis, que teve inicio quando da transferência dos restos mortais do Cantor para Garanhuns. Pode ter até alguém dizendo que toda essa festa tem fins lucrativos, que vão levar algum, afinal empresários e cantores não trabalham pelo forte gesto da homenagem. Outros podem defender: a Cidade está cheia de visitantes; os hotéis faturam e o comércio também e a população ganha mais um evento de entretenimento e cultura.

Num contexto geral todos estão certos, mas mesmo que paguemos por isso, gosto da ideia, do formato do evento, da organização e acima de tudo da homenagem. O Viva Dominguinhos é bom para Garanhuns, movimenta o comércio e nos faz despertar o orgulho de ser garanhuenses através da história de um garoto pobre que venceu na vida com o seu talento, mas principalmente, com a sua vontade de vencer. Com a sua vida, o Neném de Garanhuns nos diz que todos nós podemos vencer.

Hoje ainda tem. Zezinho de Garanhuns; Waldonys (considerado pelo próprio Dominguinhos como o seu sucessor) e o inconfundível Jorge de Altinho. Aproveite, vá a Praça, esqueça neste momento àqueles que vão lucrar com a realização, prestigie a nossa cultura, fortaleça o seu ego de garanhuense e...Viva Garanhuns...Viva Dominguinhos.