Desde a
popularização dos carros com motor flex, que aceita tanto gasolina quanto
etanol, uma dúvida paira na cabeça do consumidor: com qual combustível eu vou?
O reajuste de 6% na gasolina e de 4% no diesel, anunciado pela Petrobras para
as refinarias na semana passada, provocou uma alta nos preços das bombas em
todos os postos de Garanhuns e do Agreste Meridional, trazendo de volta a
competitividade do etanol.
A escolha depende
da matemática. O etanol apresenta um rendimento médio equivalente a 70% do
desempenho da gasolina, levando-se em conta o poder calorífico do álcool. Dessa
forma, se ao dividir o preço do etanol na bomba pelo da gasolina, um valor
abaixo de 0,7 indica mais vantagem pelo combustível derivado da cana. Valores
iguais a 0,7 ou superiores, o derivado do petróleo é o mais indicado para
economizar.
Ontem, em alguns
postos de Garanhuns, o preço da gasolina girava em torno dos R$ 3,39, enquanto
o etanol ficou cerca de R$ 2,49, (razão 0,73) o que faz com que abastecer com a primeira se torne mais
vantajoso.
Essa proporção de 0,7 acontece, pois a quantidade de energia gerada pela queima de etanol é de 5,380 Kilo calorias por litro (Kcal/l), que corresponde a cerca de 70% da capacidade de queima da gasolina, que é de 8,325 Kcal/l. Essa diferença acontece pela baixa quantidade de hidrogênio na fórmula do álcool (13,13% da sua composição), versus uma grande quantidade de oxigênio (34,73%). Pelo mesmo motivo, o ponto de fulgor – temperatura que possibilita a combustão – do etanol é de 13ºC, razão pela qual o combustível não funciona bem em baixas temperaturas. (Com informações e arte do Jornal do Comercio)
Essa proporção de 0,7 acontece, pois a quantidade de energia gerada pela queima de etanol é de 5,380 Kilo calorias por litro (Kcal/l), que corresponde a cerca de 70% da capacidade de queima da gasolina, que é de 8,325 Kcal/l. Essa diferença acontece pela baixa quantidade de hidrogênio na fórmula do álcool (13,13% da sua composição), versus uma grande quantidade de oxigênio (34,73%). Pelo mesmo motivo, o ponto de fulgor – temperatura que possibilita a combustão – do etanol é de 13ºC, razão pela qual o combustível não funciona bem em baixas temperaturas. (Com informações e arte do Jornal do Comercio)