sábado, 22 de março de 2014

Hospital Infantil torna-se referência no Serviço de Saúde Regional

Fundado em outubro de 1961, o Hospital Infantil Palmira Sales vem sendo reconhecido pela prestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2013, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com a referida instituição para a realização de atendimentos de caráter ambulatorial e hospitalar. O relatório anual mostra um total de 27.421 atendimentos em mais de 10 serviços.

A nova fase do hospital trouxe um ágil atendimento com plantão 24h de obstetrícia, além do recebimento de pacientes regulados, nos ambulatórios, para diversas especialidades médicas, sendo elas: cirurgia geral, cardiologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, endocrinologia, ortopedia, geriatria, oftalmologia, pneumologia, fonoaudiologia e nutrição – totalizando mais de 20 mil atendimentos no ano passado.

Tendo como diretora-presidente a irmã Rita de Cássia, que juntamente com outras cinco irmãs cuida das demandas administrativas, e como diretor-médico, Neilson Falcão, o Hospital Palmira Sales dispõe de 66 leitos para o SUS, além de outras salas para suportes específicos. “Nossa preocupação é sempre pelo bem-estar das pessoas. Aqui, buscamos disponibilizar uma infraestrutura de qualidade aos pacientes”, pontua a irmã Rita de Cássia.

Os outros procedimentos e exames ambulatoriais somaram, de acordo com o Sistema de Informação Ambulatorial (SAI) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), em 2013, cerca de 1.100 atendimentos. Já os serviços hospitalares mostram 1.696 cirurgias eletivas, 185 internamentos clínicos e 2.097 procedimentos obstétricos (parto normal, cesárea, curetagens e atendimento a intercorrências obstétricos.

Para o secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson, o objetivo de oferecer um serviço de saúde com qualidade no Hospital Infantil, como popularmente é conhecido, foi alcançado. “Podemos dizer que nosso relatório é bastante positivo. A mudança e as adaptações são contínuas, principalmente quando falamos em saúde. Mas a nossa busca é para isso, para a satisfação das pessoas em chegarem num hospital e serem bem recebidos, com um atendimento que atenda, de verdade, a sua necessidade”, comenta.