sábado, 14 de dezembro de 2019

FISCALIZAÇÃO: Conselho Regional identifica Estudante exercendo Odontologia Ilegalmente em Iati


Nessa sexta-feira, dia 13, o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE), em conjunto com a Polícia Civil, articulou fiscalização em Iati a fim de apurar denúncia de exercício ilegal da Odontologia por estudante de graduação naquele Município.

De acordo com a denúncia recebida pela fiscalização, o Estudante, de identidade não registrada, realizava vários tipos de procedimentos em clínica odontológica não inscrita no CRO-PE. A ação resultou no flagrante da atuação ilegal, interdição da clínica odontológica a fim de regularização da mesma, bem como condução do denunciado à Delegacia Municipal para prestar maiores esclarecimentos. No momento do flagrante, o acusado estava realizando atendimento odontológico no local.

Segundo o Chefe da Fiscalização do CRO-PE, Vitor Souto Maior, a Clínica foi interditada pelo Conselho por, além do exercício ilegal, não apresentar inscrição no Regional nem alvará de funcionamento pela Vigilância Sanitária. A mesma recebeu termo de notificação com prazo para regularização junto ao Conselho, bem como haverá a apuração da participação de profissionais de Odontologia que, por ventura, estiverem envolvidos nas atividades que vinham sendo desenvolvidas no local, estando sujeitos a responderem no âmbito de processos éticos odontológicos. O Termo Circunstancial de Ocorrência foi assinado pelo denunciado na Delegacia e o mesmo responderá em liberdade.

De acordo com o CRO-PE, a Odontologia deve ser desenvolvida por profissionais habilitados e registrados junto ao Conselho Regional de sua jurisdição, estando cometendo crime todo e qualquer cidadão que a exerça sem essas prerrogativas legais (incluindo outros profissionais da Odontologia que ultrapassem os limites das suas profissões). (Com informações e imagens do site oficial do CRO-PE. CONFIRA)