terça-feira, 17 de dezembro de 2019

NOVA PESQUISA REVELA: Sivaldo cai 4 pontos, mas segue Liderando. Associado a Izaías, Haroldo bate Pré-candidato de Paulo Câmara


O pré-candidato a Prefeito de Garanhuns pelo PSB, Sivaldo Albino, segue, numericamente, na frente, na segunda pesquisa de intenção de voto do Instituto Opinião (divulgada com exclusividade no Blog do Magno), mas em relação à sondagem anterior, de outubro, caiu quatro pontos percentuais, saindo de 22,7% para 18,4%.

Já o pré-candidato do PTB, Haroldo Vicente, cresceu um ponto, de 16,3% para 17,8%. Ambas as variações estão dentro da margem de erro. Silvino Duarte, ainda sem partido definido, por sua vez, que na anterior pontuou em 14,8%, estacionou, estando agora com 14,5%.

O pré-candidato do PP, Zaqueu Lins, que tinha 13%, subiu um ponto, estando agora com 14% das intenções de voto, enquanto Givaldo Calado, do Avante, subiu dois pontos, saindo de 2,8% para 5%. Pedro Veloso, do PT, também subiu de 2,3% para 4%. Por fim, Luizinho Roldão, do PCdoB, que detinha 4,3%, caiu para 2%. Brancos e nulos, que eram 13%, agora são 12,5%, enquanto os indecisos subiram de 10,8% para 11,8%.

CONFRONTO SIVALDO X HAROLDO - O Instituto também projetou um cenário no qual haveria o confronto de Sivaldo e Haroldo com seus respectivos apoiadores, o governador Paulo Câmara para Sivaldo e o Prefeito Izaías Régis para Haroldo. Haroldo abriria uma frente de nove pontos percentuais. Teria 39,2% dos votos contra 30,3% de Sivaldo. Brancos e nulos somariam 17,5% e indecisos seriam 13%.

ESTUDO ESPONTÂNEO - Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato da sua preferência sem o auxílio da cartela com todos os nomes pesquisados, Haroldo permanece em primeiro com 5% das citações, tendo registrado 4,5% na anterior. Em seguida aparece Sivaldo com 4,8%, ante 3% da sondagem anterior.

Em seguida são citados o prefeito Izaías Régis (PTB), com 3,5%, Silvino Duarte, com 2,5%, Zaqueu Lins, com 1,8%, Luizinho Roldão, com 1,3%, Givaldo Calado, com 0,5% e Pedro Veloso, com 0,3%. Brancos e nulos somam 11% e indecisos, que eram 73,7%, caem para 69,3%, enquanto brancos e nulos ficam em 11%, mesmo percentual da outra.

REJEIÇÃO - Quanto à rejeição dos candidatos, a ordem se inverte em relação à sondagem de outubro, na qual Haroldo aparecia em primeiro lugar, cedendo lugar a Sivaldo. Dos entrevistados, 11,5% disseram que não votariam de jeito nenhum no socialista, que na anterior aparecia em terceiro, com 9,8%. Em segundo lugar aparece Givaldo Calado, com 10,8%, praticamente mesmo percentual da anterior.

Já o candidato Haroldo, o mais rejeitado na sondagem anterior, quando se apresentava com 12,3%, teve sua rejeição reduzida para 10,5%. Silvino Duarte vem em seguida com 7,3% dos entrevistados que disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Zaqueu, com 6,8%, Luizinho Roldão com 5,5% e Pedro Veloso, o menos rejeitado, com 4,5%. Ainda entre os entrevistados, 10% disseram que rejeitam todos e 33,1% afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes apresentados.

DADOS ESTRATIFICADOS - Estratificando a pesquisa, Sivaldo aparece melhor situado entre os eleitores com grau de instrução superior (27,3%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (21,9%) e entre os eleitores com renda familiar cima de cinco salários (20,8%). Por sexo, 20,4% dos seus eleitores são homens e 16,9% são mulheres. 

Já Haroldo aparece com taxas maiores de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (22,7%), entre os eleitores na faixa etária entre 25 e 34 anos (19,5%). Por sexo, 22,7% dos seus eleitores são homens e 13,7% são mulheres.

A PESQUISA - O levantamento foi a campo nos últimos dias 14 e 15, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto o intervalo de confiança estimado é de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. (Com informações do Blog do Magno. CONFIRA)